DIA 07 DE MARÇO DE 2013
(Coliseu, Palatino, Fórum Romano, Vittorio Emanuele, Museus Capitolinos e Trastevere)
A quinta-feira foi o dia mais intenso até agora!
A chuva deu uma trégua boa e com nossas malas de volta e recursos todos disponíveis, partimos com muita disposição pra conhecer a Roma antiga.
Acordamos cedo, Pegamos o metro Barberini e partimos direto pra estação Colosseo. Chegando lá aquela fila já gigante e a gente tirando onda com Roma-Pass!
Seguindo a dica do meu amigo Rafael, alugamos um audio-guide, em português, e plugamos o fone de ouvido do iPhone. Assim pudemos dividir o guia entre nos dois.
Não preciso nem dizer que o Coliseu eh sensacional, né? A Elisa discorda de mim, mas pra mim esta foi a melhor atração de Roma até agora.. A Elisa gostou mais da Basílica de São Pedro.
Seguimos todo o percurso, ouvindo toda a história do lugar, admiramos um pouco a vista privilegiada que se tem lá de cima para toda a parte antiga da cidade, compramos nossa miniatura do Coliseu e partimos para o Palatino.
O ingresso do Coliseu dá direito a entrada no Palatino e no Fórum Romano, que pra gente ficou tudo incluído no preço do Roma-Pass.
Este foi só o inicio, mas no Palatino ficamos impressionados com a quantidade de restos históricos preservados dentro dos limites da cidade. É impressionante… Praticamente uma cidade inteira, com edificações de até 2 mil anos, preservada dentro dos limites da cidade.
Ficamos passeando pelos jardins e casas do Palatino por um bom tempo e seguimos para a região do fórum, outro show de história!
Saímos de lá com a sensação de que ainda faltam muitos séculos de vida para começarmos a entender a importância de se preservar a história e cultura de um povo…
Justiça seja feita, os romanos demoraram alguns séculos pra entender isto também. Foi revoltante saber que o Coliseu foi sistematicamente “desmontado” ao longo dos anos, sendo destruído por obras nas redondezas e tendo suas pedras e mármores retiradas para serem usadas em outras obras.
A esta altura a fome era negra e partimos desesperados em busca se um Ristorante.
No caminho, como não podia deixar de ser, fomos fotografando tudo que víamos no caminho… Esta região de Roma é muito legal de visitar, pois tudo fica muito perto e as atrações ficam uma ao lado da outra. São ruínas históricas para todo lado…
No almoço, como sempre, atendimento simpático e boa comida. Desta vez pedimos nosso primeiro gelato e primeiro licor de limoncello.
Dica: Reparamos uma coisa: na maioria dos restaurantes que fomos até agora o limoncello não aparecia no cardápio. Mas é só pedir que eles trazem… É uma bebida digestiva, que deve ser servida no final e se você for cara-de-pau e der uma choradinha, talvez leve até uma dose grátis…
De lá fomos para o Monumento a Vittorio Emanuelle, também conhecido de forma irônica como bolo de noiva.
Lá dentro, exposição gratuita sobre emigração italiana, com direito a fotos e texto sobre o Brasil e lá no alto, uma vista bem legal da cidade. Pagando um pouco mais, dá pra pegar um elevador panorâmico e ter uma vista ainda melhor, mas estávamos com pressa.

Do alto do Monumento a Vittorio Emmanuele a vista para a Roma Antiga, com destaque para o Mercado de Trajano
Uma parada para comentários sobre comportamento:
Sempre ouvi dizer q italiano era mal educado no trânsito e que dirige feito louco. É verdade, eles são ousados, mas eles respeitam os pedestres! Acho que os pedestres é que são loucos… Percebemos isto neste momento.Nas faixas que não tem sinal, como aqui no RJ, o pedestre atravessa e o motorista tem que parar. Normal.. No RJ, temos que pensar mil vezes antes de atravessar pra não ser morto. Em Roma, as pessoas não querem nem saber! Saem entrando na frente dos carros, dos ônibus e do que for, a qualquer momento. Ninguém espera o fluxo diminuir… Fiquei assustado. E os motoristas param! Na hora vc pensa que vai morrer, mas os caras respeitam.
E não eh só na faixa, normalmente eles são corteses com pedestres. Exceto se vc tentar atravessar numa faixa que tem sinal e com o sinal fechado. Neste caso vc corre risco de vida…
Pelo menos até agora esta foi minha impressão.
Na seqüência, ainda a pé, Museus Capitolinos.
Usamos o Roma-Pass de novo e entramos “de graça”. Somando coliseu e museus Capitolinos, foram €24.
Ou seja, o cartão se paga fácil, visto que ainda pegamos descontos em outras atrações e todos os bilhetes de metro e ônibus estavam incluídos…
Ficamos horas no museu, que ainda oferece uma vista irada para o fórum Romano e saímos de lá só a noite…
Depois atravessamos o Rio Tibre a pé pela ponte Cestio e Fabrizio, antes passando pelo teatro di Marcello e Piazza Bocca della Verità. Tiramos umas fotos rapidamente, mas meio tensos porque as ruas estavam escuras e vazias… Passamos meio correndo.

Detalhe da Fontana dei Tritone com o Tempio di Ercole Vincitore ao fundo – na Piazza della Boca della Verità
Fomos jantar no pitoresco bairro do Trastevere – literalmente “outro lado do Tibre” – e demos uma caminhada pelo bairro para encontrar um lugar legal. Paramos em um dos inúmeros restaurantes com cadeiras na calçada, que se chamava Pasquino Ristorante – Pizzeria.
O restaurante tinha seu charme de romano típico, mas o atendimento era meio fraco e a comida bem mais ou menos. Mas o clima era legal, então valeu a pena.
Dica:o Trastevere é legal pra tomar uma cerveja a noite, mas o acesso é muito ruim. Antes de partir, se for voltar tarde pesquise bem as opções de transporte e baldeações necessárias.
Para conhecer todos os detalhes sobre Roteiro Itália e Espanha 2013 clique aqui. Para ver todos os posts clique aqui.
Realmente, o coliseu é sensacional, a vista dele a noite tb é linda! Acho sensacional a forma como eles preservam e cultuam o passado. Os gelatos tb sao uma atracão. A Itália tem sempre a vantagem da comida, afinal na terra dos sorvetes, nutella, pizza e cafe nao tem como sofrer de fome
CurtirCurtir
Pri, uma pena você nao ter conhecido Florença! Vc ia adorar… A cidade eh muito legal!
Lembrei da gente em Praga. O clima aki est muito parecido em todos os sentidos.
Cidade que respira arte, muitas igrejas, muita gente jovem, chove o dia inteiro e ta um frio danado (8 graus)… Exatamente o q vimos juntos em Praga!
CurtirCurtir