Viagem de trem Roma/Florença e os melhores museus de arte Florentina

DIA 10 DE MARÇO DE 2013
(Viagem de trem Roma/Florença, Piazza del Duomo, Galeria dell’Accademia e Galeria Ufizzi)

Acordamos as 6h da manhã pois nosso trem pra Florença (ou Firenze, para os íntimos) partiria as 8:40 e a gente não queria surpresas e correria.

Descemos pro check-out em torno de 7h e o pessoal do Hotel Modigliani, mais uma vez mostrando uma boa vontade incrível, abriu o salão do café da manhã exclusivamente pra gente, 20min mais cedo do que o horário habitual…
A funcionaria sozinha montado a mesa, colocando talheres, pegando coisas da cozinha para colocar na parte dos “quentes” e ainda se preocupou em nos preparar 2 espressos extra-lungos (de verdade!).

Staff nota dez! Serviço impecável…

20130312-003053.jpg

Ultimo café da manhã em Roma

Partimos arrastando nossas malas para o metrô Barberini. A estação Termini fica apenas a 2 estações dali, então foi bem rápido.

Partimos direto pra plataforma dos trens de alta velocidade, com nosso bilhetes impressos diretamente da internet.

Dica: compre suas passagens com antecedência, pois você pode conseguir ótimos preços. Os bilhetes não precisam ser retirados em lugar nenhum, basta apresentar o código da reserva de internet. Levamos uma cópia do email de confirmação do site da Trenitalia.

20130312-004534.jpg

Elisa na plataforma dos trens de alta velocidade

Ao subir no trem com as malas pesadas um suposto funcionário do trem, que estava lá dentro do vagão, pegou minha mala com uma desenvoltura enorme, carregou até o bagageiro, voltou, pegou a da Elisa, guardou e depois com um sorriso amarelo (exibindo dentes de ouro) estendeu a mão e disse: “faive-íro…”.

Demorei pra perceber, mas eu tinha acabado de levar o “golpe da mala”…
Dei uma moeda de 2€ e ele continuou ali com a mão estendida, pedindo 5 e quando eu me preparava pra enxotar o indivíduo a Elisa, com medo, enfiou a mão na carteira, tirou mais 4€ e colocou na mão do cretino…
___

Dica: nas estações de trem, nunca deixe ninguém carregar sua mala. Eles só conferem os tickets no meio da viagem, então até a saída dos trens qualquer um entra ou sai dos vagões.

Assim que o trem começou a andar acessei meus emails pelo celular (offline) pra pegar as dicas que o Rafael tinha me enviado, para podermos programar nosso dia em Florença… A primeira dica que ele me dava era justamente a do famoso “golpe da mala”! E eu só li quando já era tarde. Mas tudo bem, o cara devia estar precisado mais do que a gente…

No mais a viagem foi perfeita. Trem super confortável, o caminho muito bonito de se ver e uma viagem rápida. A saída foi cronometrada, pontualmente as 8:40h.

20130312-010126.jpg

Elisa em nossa cadeira no trem de alta velocidade Frecciargento

Finalmente chegamos em Florença em torno de 10:20h. O hotel era bem pertinho da estação, então fomos andando.

Nosso hotel é o Londra Hotel e ficamos bastante satisfeitos, pois o Hotel é putão! O quarto é gigante, banheiro gigante e serviço padrão de hotel 4 estrelas.
Ele é meio impessoal, não tem o charme de uma cidade do interior da Itália, mas tem o conforto que precisamos para nossas maratonas diárias.

20130312-011009.jpg

Nosso quarto de hotel em Florença

Largamos as malas no hotel e partimos pra conhecer a cidade, pois nosso roteiro está bem apertado. Começamos pela Piazza del Duomo, que é a praça onde fica a Catedral Santa Maria del Fiore, que é uma construção gigantesca toda em mármore branco, verde e rosa… Ela é tão grande que parece que mal cabe na praça e é impossível tirar uma foto dela inteira!

20130312-233839.jpg

Catedral de Santa Maria del Fiori

Como era domingo, dia de missa, ela estava fechada para visitação. Então entramos rapidinho na missa, admiramos um pouco a igreja, agradecemos por estar ali e partimos pra Galeria dell’Accademia.

Entre um passeio e outro uma parada para apreciar uma bela Bistecca alla Fiorentina

Entre um passeio e outro uma parada para apreciar uma bela Bistecca alla Fiorentina

Na fila da galeria voltou a chover. O que nos salvou foi uma turista americana que estava na nossa frente e dividiu o guarda-chuva conosco… Em um ponto da conversa ela disse que ia conhecer o rio de janeiro na copa do mundo, porque o namorado dela era fissurado em futebol. Ela não era nem um pouco fã, mas ia acompanha-lo porque queria conhecer a Argentina (?).

Tudo bem… Ela foi gentil, então deixa pra lá. Expliquei que na verdade a Copa seria no Brasil e não tocamos mais no assunto….rs

A Galeria é muito legal, mas sem duvida o que torna o passeio imperdível é a estatua do Davi de Michelangelo. É uma estatua colossal de uns 5m de altura que possui uma riqueza de detalhes impressionante…

20130312-235423.jpg

Foto roubada da estatua do Davi de Michelangelo

Nunca pensei que um homem pelado fosse me deixar tão impressionado!

A estátua tem uma leveza tão grande que parece ter movimento. Da pra ver detalhes de veias e músculos flexionados, num verdadeiro trabalho de anatomia e porque não, engenharia. Colocar akela estatua enorme em pé, numa perna só com akela elegância…É bizarro!

Na Piazza della Signoria, local original dela, existe uma replica. Mas não se engane, o original é mil vezes melhor e vale a visita.

Depois partimos para a Galeria Ufizzi, que é o maior museu de arte da Itália. No caminho paramos para fotos na Piazza della Signoria e Palazzo Vecchio.

20130313-000445.jpg

Vista para o Palazzo Vecchio

20130313-001829.jpg

Perseu de Cellini na Loggia dei Lanzi, na mesma praça

Pegamos uma fila gigante de mais de 1h na Galeria Ufizzi e entramos quase na hora que eles fechavam para novas entradas.


Na época da viagem a gente ainda não conhecia nossos atuais parceiros do TicketBar! Teríamos evitado muita dor de cabeça e aproveitado muito mais se tivéssemos comprado ingressos “fura-filas” com eles. Então se você conseguir se planejar melhor do que a gente, clique aqui e compre seus ingressos no TicketBar.


Em termos de tamanho, a Ufizzi é muito menor do que o museu do Vaticano ou o Louvre, mas a impressão que temos é que a Ufizzi possui um acervo mais selecionado. São esculturas gregas e romanas e um acervo de pinturas impressionante. Focado principalmente na arte de artistas Fiorentinos… Muito legal!
Era proibido fotografar as obras por lá também, então só deu pra mostrar um dos corredores e a vista que temos lá de cima.

20130313-001443.jpg

Um dos corredores da Galeria Ufizzi

20130313-001616.jpg

Vista para a Ponte Vecchia de dentro da Galeria Ufizzi

Como entramos muito tarde, o museu encerrou as atividades antes de vermos tudo que queríamos! Estávamos em frente a Sala Caravaggio quando o sinal tocou, avisando que todo mundo tinha que se mandar, e não pudemos vê-la. Uma pena…

Depois, embaixo de uma chuva fria, voltamos pro hotel com nossas capas de chuva, parando antes para jantar nas redondezas.

Pro primeiro dia, até que conseguimos ver bastante coisa, mas com tanto pra se conhecer na Toscana, voltamos com a sensação de que Florença merecia mais tempo…

Aguardem os próximos posts… Até lá!

___

Para conhecer todos os detalhes sobre Roteiro Itália e Espanha 2013 clique aqui. Para ver todos os posts clique aqui.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Viagem de trem Roma/Florença e os melhores museus de arte Florentina

  1. Alessandro,
    Estou acompanhando todos posts e curtindo a viagem de vocês. Você está escrevendo muito bem e dá para ter uma clareza dos acontecimentos com uma riqueza de detalhes. Está ficando muito legal.
    Aproveitem e boa viagem. Vou continuar acompanhando.
    Abs

    Curtir

    • Valeu Pablito! Obrigado pela visita no nosso blog.
      Comecei devagar e agora viciei em escrever esse treco… Kkk.
      Depois quero ver seus comentários quando chegarmos em Madrid!
      Mande um beijo pras suas meninas..
      Até a volta!

      Curtir

  2. Muito legal. Ler este blog faz a gente viajar junto com vocês. Não deixem de provar o Gelatto em Florença. É o melhor que já comi. Difícil é um escolher um sabor dentre tantas opções…

    Curtir

    • Ih! Nos comemos ontem…
      Tava um frio de 8 graus e nós sentamos do lado de fora de um restaurante, numa daquelas lareiras moveis e ficamos comendo. Foi congelante, mas delicioso!
      …rs
      Abraço e valeu pela visita no blog, meu irmão!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s