DIA 11 DE MARÇO DE 2013
(Basílica Santa Maria del Fiore, Piazza della Repubblica, Loggia del Mercato nuovo, Ponte Vecchio, Vinícola e Degustação de vinhos em Chianti)
Enquanto escrevo este post estamos dentro do trem, com destino a Veneza. Estamos um pouco desatualizados, pois tem sido difícil trabalhar no blog até tarde e acordar as 6h para pegar os trens. Mas vamos lá!
Acordamos cedo e fomos direto para a recepção do hotel reservar nosso passeio para uma vinícola na região de Chianti. Escolhemos um recomendado pelo hotel, que tinha inicio só as 14h, então partimos para conhecer as outras atracões de Florença que não conseguimos ver no dia anterior (mais uma dica copiada do Rafael Valentim!).
Vai a Florença? Que tal comprar ingressos online para as principais atrações da cidade, pagar com desconto e ainda furar fila? Clique aqui e compre seus ingressos no TicketBar.
O clima estava um pouco melhor do que no dia anterior, mas com uma chuvinha fina o dia inteiro, que ia e voltava…

Detalhe do “duomo” da Catedral de Santa Maria del Fiore
Começamos pela Basílica de Santa Maria del Fiore, que abre as 10:00h.
Fomos ver melhor a catedral por dentro, que tem um interior muito mais simples do que a Basílica de São Pedro, mas é igualmente grandiosa…
Dentre todas as obras de arte da catedral, o grande destaque é o domo, que é incrível!
Depois subimos os 2mil degraus (não sei quantos eram, mas pareciam milhares) e pudemos apreciar uma linda vista da cidade:
De lá fomos para a Piazza della Reppublica.
A atmosfera do local é bem legal, principalmente a noite, com as luzes, os restaurantes e o carrossel… Alias, tudo na Itália parece de brinquedo:
Depois paramos em uma feirinha na Loggia del Mercato Nuovo, compramos umas coisinhas e tiramos umas fotos com o javali:
Dizem que se você alisar o focinho dele e colocar uma moeda em sua boca, seu retorno a Firenze esta garantido. Já ouvi este papo em algum lugar… Acho que já sei de onde vem a receita do turismo na Itália.
Tinha uma fila de japoneses se divertindo com ele e a gente se divertindo mais ainda observando…
De lá partimos para a Ponte Vecchio, que é a única ponte da cidade que sobreviveu aos bombardeios da segunda guerra.
A ponte é bastante pitoresca, com lojas penduradas e escoradas na lateral da construção… Ela foi bastante modificada desde sua construção e hoje ela basicamente abriga joalheiras.
Depois circulamos um pouco pela Piazza della Signoria, tirando fotos nas estatuas e fontes e entrado nas lojas, abundantes por ali (infelizmente…rs).
Depois comemos uma pizza, que foi a mais gostosa de toda a viagem até agora! E muito barato… Pizza, água e vinho: tudo €23. Bizarro!
Ristorante “Da i 5 amici”.
Largamos algumas bolsas de compras no hotel e partimos literalmente correndo para o ponto de encontro, pois estávamos atrasados!
Fizemos uma viagem de ônibus com uma guia local, falando sobre a história da cidade e curiosidades sobre a região de Chianti.
Primeira parada era em uma vinícola, onde visitamos a adega que fica no antigo calabouço do castelinho onde hoje é a sede da vinícola e ouvimos explicações sobre processo de fabricação, armazenamento e outras curiosidades sobre o Chianti Clássico.
Depois o grupo sentou todo junto e fizemos uma degustação de três vinhos tintos, um digestivo e o azeite de oliva extra virgem de Chianti. Tudo com frios, torradas e doces típicos da região.
O grupo era jovem (na nossa mesa) e simpático e ficamos um bom tempo conversando, com o humor elevado por conta do vinho…
De lá partimos pra uma cidadezinha minúscula (e meio sem graça), chamada Greve in Chianti. A grande atração do lugar é um açougue (?) que alega ser o mais antigo do mundo.
Antes de partir fomos a uma loja de artigos de couro com produtos de alta qualidade e preços excelentes (um achado). A dona da loja era uma senhorinha muito simpática que nos mostrou seus produtos em liquidação de inverno.
Ela nos pareceu aquela típica matriarca de família italianas. Falava o basicão do inglês e conversamos numa mistura de línguas…
Ela disse que estava torcendo para o papa eleito ser o brasileiro, que segundo ela, fala lindamente; quase chorou falando de seu filho que acaba de voltar do Japão para tratar de um câncer no estômago; e deu dicas de segurança para a Elisa, ensinando como ela deveria proteger a carteira ao passear por aquela “selva” que eh a cidade “grande” de Florença…
Pagamos nossa conta, desejamos melhoras pro filho dela e paramos para tomar um espresso antes de partir.
Obs: o espresso da cidadezinha foi o melhor de todos e custou €1!
Chegando em Florença, exaustos, jantamos e dormimos cedo para nos preparamos para o dia seguinte, que seria intenso!
___
Para conhecer todos os detalhes sobre Roteiro Itália e Espanha 2013 clique aqui. Para ver todos os posts clique aqui.
Estarei indo para a itália agora em novembro e gostaria de saber por qual empresa você fechou seus passeios na toscana! Quero visitar Siena e San Gimignano mas nao sei onde fecho! Pode me ajudar?!
Ps: estou encantada com seus posts!! 😍
CurtirCurtir
Olá Deniara,
Muito obrigado pelo comentário. Fico muito feliz que tenha gostado do nosso artigo!
Infelizmente eu não vou conseguir te ajudar… Meus posts da Itália são os mais antigos, criados na primeira semana de vida do blog. Nessa época eu tava começando a escrever, da forma mais despretensiosa possível e não tinha o costume de documentar algumas informações importantes.
Afinal, eu não tinha leitores… hehehe
Eu não guardei o nome da empresa que fez o passeio. E você não é a primeira pessoa que pergunta! Uma pena mesmo…
Só me lembro que não planejei nadinha e contratei o serviço no balcão do Hotel. Peguei um daqueles folhetos de divulgação e pedi pro recepcionista ligar pra mim… Foi bem tranquilo e acho que você também consegue um bom serviço pegando indicação no seu Hotel também.
Minha visita a Siena foi meio frustrada por causa da chuva, então não aproveitamos muito. Mas a visita a San Gimignano foi sensacional!
Adoramos… Não deixe de ir!
Grande abraço!
Alessandro
CurtirCurtir