Florença: Tour guiado a Siena e San Gimignano

DIA 13 DE MARÇO DE 2013

Enquanto escrevo este post, estamos no avião, deixando Veneza com destino a Barcelona… A Itália vai deixar saudades, mas isto será tema de outro post.

No nosso último dia inteiro na Toscana, decidimos que faríamos nossa visita a Siena (também obrigatória) conjugada com um passeio a San Gimignano. Fizemos através da mesma empresa do passeio da vinícola, por sugestão da guia daquele passeio e esta foi uma decisão muito acertada…

O dia amanheceu muito frio, o mais frio até então, e com a mesma chuvinha fina de sempre. As 9h o ônibus partiria do local combinado, rumo a Siena.

O caminho em si já foi uma atração, pois pudemos observar a paisagens da Toscana e avistar de longe outros vilarejos…

Chegando em Siena partimos em manada, com um grupo de coroas, bem turistão…

20130314-233746.jpg

Caminhando pelas ruas medievais de Siena

Viajar assim traz vantagens e desvantagens, obviamente…

A principal desvantagem é termos que estar sempre com o grupo e ter todas as atividades cronometradas. Por outro lado, como estava um frio da p#r¥ e um vento gelado na cara, foi bom termos alguém pra nos guiar por todos os lados e nos dizer exatamente onde estavam os principais pontos e interesse da cidade. Naquelas condições seria muito difícil ficar abrindo e fechando mapas e procurando o que fazer.

A guia local era muito divertida e além de contar a história e curiosidades de cada local, ela ainda contou várias histórias sobre a rivalidade entre Florença e Siena, que existe há séculos. Tudo com um humor irônico, q deixou o passeio muito interessante.

Siena é mais uma cidade murada da Toscana, que conservou além de seus muros, muitas tradições e costumes antigos. Conhecemos por exemplo a história das Contradas, que são famílias ou clãs de cada região de Siena, que competem entre si todo ano há séculos durante o famoso Palio di Siena, que é uma espécie de corrida de cavalos, em que o cavaleiro monta sem sela e o cavalo é o verdadeiro herói. Quando um cavaleiro cai do cavalo, o que é normal, o grande vencedor do torneio pode ser o cavalo, sozinho…

Na cidade existem várias referências ao Palio e monumentos reverenciando os cavalos… Bem legal!

Cada Contrada tem o nome de um animal e um brasão. As regiões de cada uma ficam demarcadas pelos brasões afixados nas paredes…

Depois de circulamos pelas ruas e ladeiras da cidade, subimos até a catedral de Siena, que foi construída para ser a maior e mais importante da região, rivalizando com a da Florença, claro.

20130314-233919.jpg

A bela catedral de Siena

Eles foram tão ambiciosos na construção que não conseguiram termina-lá e as partes da ampliação inacabada estão lá visíveis até hoje. Com a peste negra e a crise que abateu a cidade na época, o dinheiro acabou e eles decidiram se concentrar na finalização da parte principal da igreja, que acabou ficando 3m menor do que a de Florença. Fato que o Cidadãos de Siena questionam até hoje.

20130314-233858.jpg

Vista geral externa da catedral de Siena

Interior da Catedral de Siena

Interior da Catedral de Siena

Pagamos para entrar na catedral junto com o grupo e ficamos circulando por tempo admirando suas obras de arte, quando então, sem aviso, os membros de um coral se reuniram em frente ao altar principal e começaram uma apresentação… Foi inesperado e foi muito legal. Nem preciso dizer que neta hora a Elisa começou a chorar, né?

Depois visitamos o museu da catedral, que basicamente tem a exposição das estátuas da fachada da catedral que foram removidas (no local estão replicas) e uma pintura gigante do altar principal, feita em homenagem a Nossa senhora (a quem se dedica a catedral).

20130314-233939.jpg

Almoço em Siena

Depois embaixo de um frio intenso e uma chuva mais forte, o grupo se reuniu na praça principal, onde acontece o Palio, e seguimos no nosso “tempo livre” para o almoço.

20130314-234733.jpg

Foto do Palazzo Pubblico, com destaque para a Torre del Mangia

20130314-234817.jpg

Elisa na Piazza del Campo, onde ocorre o famoso Palio di Siena

De lá, pegamos novamente o ônibus e partimos para a cidade de San Gimignano, que é mais uma cidade murada, conhecida por suas 13 torres.

Chegando lá, a primeira parada foi uma corrida desesperada em direção ao banheiro publico da cidade, que ficava no alto de uma ladeira.

20130314-235008.jpg

Entrada da cidadezinha de San Gimignano

Dica: na Europa tenha sempre moedas trocadas, pois isto pode ser a diferença entre a vida e a morte, visto que muitos desses banheiros públicos não aceitam cédulas, nem possuem troco.

Depois do pit-stop, conseguimos parar para admirar esta que foi uma das cidades mais bonitas e pitorescas que visitamos. A cidade parece ter parado no tempo e a sensação e de estarmos dentro dos muros de uma aldeia medieval. Como nosso tempo era limitado (em torno de 2h), fomos direto para a “Torre Grossa”, que é a maior de todas as Torres e a única aberta a visitação.

Depois de uma subida relativamente tranqüila, somos agraciados que a vista mais espetacular da Toscana…

20130318-013919.jpg

Vista do alto da Torre Grossa, adornada por um belo arco-íris

Quando chegamos na torre a chuva parou e o sol começou a aparecer. E fomos agraciados com este belo arco-íris… Ficamos sozinhos lá em coma curtindo a paisagem, encantados.

20130314-235232.jpg

Mais uma vista do alto da Torre Grossa, mostrando parte dos muros da cidade e uma de suas inúmeras Torres

20130314-235328.jpg

Difícil escolher a vista mais bonita em San Gimignano

Na descida paramos para admirar os famosos gelatos da região. Eu nunca tinha ouvido falar disso, mas o gelato deles já foi diversas vezes campeão do campeonato mundial de sorvetes!

20130314-235402.jpg

Gelateria campeã do mundo – Prêmio merecido

Compramos também os deliciosos biscoitos Ricciarelli, típicos de Siena. Bom demais!!

Chegando em Florença fomos fazer nossas malas porque no dia seguinte iríamos para Veneza e para economizar tempo jantamos no restaurante do hotel.


Vai a Florença? Que tal comprar ingressos online para as principais atrações da cidade, pagar com desconto e ainda furar fila? Clique aqui e compre seus ingressos no TicketBar.


Durante o jantar, em transmissão ao vivo no telão, todo mundo do hotel estava assistindo ao anuncio oficial do novo papa Francisco Primeiro. O conclave acabava junto com nossa visita a Toscana…
Bem vindo Papa Francisco I, até a próxima, Toscana!

___

Para conhecer todos os detalhes sobre Roteiro Itália e Espanha 2013 clique aqui. Para ver todos os posts clique aqui.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Florença: Tour guiado a Siena e San Gimignano

    • Olá Náthali!
      Eu reservei o passeio direto no balcão do meu hotel, que era o Hotel Londra Florence. Peguei um daqueles folhetos que ficam na recepção e reservei com uma das empresas indicadas por eles…
      Estou tentando encontrar o nome da empresa, mas ainda não consegui. Vou verificar se por acaso ficou algum folheto, flyer, cartão ou algo parecido no meio dos meus documentos, mas 1 ano depois eu acho meio difícil, porque não sou muito apegado a papeladas e tickets de viagem (tem gente que coleciona, né?)

      Se eu conseguir achar, escrevo aqui.

      Curtir

  1. Oi Alessandro. Muito bom seu relato do passeio em Siena e San Gimigniano. Parabéns!..
    Estou indo para Florenca em novembro, e gostaria que me indicasse a empresa de turismo que vcs fizeram esse bate e volta. Grande abraco : Vitor Cesar – Rio de Janeiro

    Curtir

    • Olá Vitor, muito obrigado pelo comentário.
      Infelizmente vou ficar te devendo essa…

      Eu fiz a reserva do passeio direto no balcão do hotel e acabei não guardando os dados da empresa que nos levou.

      De qualquer forma, como você vai em novembro, acredito que vc também não terá problemas de disponibilidade para reservas. Da pra escolher na hora.

      Se eu puder ajudar em qualquer outra coisa, fique a vontade pra perguntar.

      Abraço e boa viagem!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s