Passeio de Gôndola e um dia vagando pelas vielas e rios de Veneza

DIA 15 DE MARÇO DE 2013

O dia 15 era o dia programado para fazermos um bate-volta a Verona e conhecer a cidade que foi palco da famosa história de Romeu e Julieta.
Acordamos bem cedo e consultei a previsão do tempo pra Verona:

mínima de -2*C e máxima de 4*C. Possibilidade de geada

Não obrigado…

Diante desta perspectiva, preferimos ficar com a média de 4 graus prevista para Veneza. Como o dia amanheceu bonito, sem nuvens e com o sol brilhando, resolvemos começar dia fazendo um passeio de gôndola.

“Estacionamento” de gôndolas (e o dedão da Elisa no canto da foto

Em vez de pegar as gôndolas que ficam na praça São Marcos, procuramos um serviço de gôndolas em canais secundários e achamos um em frente ao Hard Rock Cafe, que em vez de cobrar 100€ estava cobrando 80€, por aproximadamente 45min.

É caro, muito caro… Mas ir até Veneza e não fazer este passeio seria como ir a Roma e não ver o Papa…
Como fomos a Roma e nem Papa a gente tinha pra ver, não podíamos perder mais esta oportunidade.

Então partimos para nosso passeio, deslizando calmamente pelos canais de Veneza…

Deslizando pelos canais de Veneza dentro de uma Gôndola

Optamos pelo passeio simples, mas no caminho cruzamos com outros turistas (sempre japoneses) com gondoleiros cantores, violonistas e outras cafonices típicas de Veneza… O passeio fica muuuuito mais caro, mas a gente pode ir “filando” a música deles no caminho.

A Ponte Rialto vista de dentro da gôndola

A profissão de gondoleiro é curiosa… Parece que é uma coisa que passa de pai pra filho, é exercida apenas por homens e é bastante controlada na cidade. Todos eles parecem se conhecer e só turista usa esse serviço.

Dizem que pegar o gondoleiro certo é uma questão de sorte. Alguns falam bem o inglês, são simpáticos, divertidos e tem boas historias pra contar. Tiram foto pra você e te mostram os lugares mais interessantes do percurso, explicando curiosidades sobre os mesmos. O nosso gondoleiro não tinha nada disso… Nem a fantasia listrada ele tinha.

O máximo que o cara fez foi em 2 momentos do passeio dizer: “aqui tem 2 metros de profundidade” e “este é o palácio se justiça”. Tudo em italiano mesmo…

Passeio de gôndola pelo Grande Canal

Mas tudo bem… Apesar de tudo, o passeio de gôndola é sim muito romântico e aproveitamos o momento para relaxar e curtir o momento a dois.

Sentir a gôndola deslizando silenciosa e observar a Sereníssima através de ângulos que só podemos ver de lá de dentro, são experiências únicas. E não há como não se emocionar…

Depois de sair da gôndola ficamos circulando pela cidade entre as lojinhas, descobrindo seus becos e vielas sem compromisso. Ficamos praticamente assim o dia inteiro, descobrindo coisas ao acaso.

Ferrari de F1 em exposição na loja Ferrari store

Museu de instrumentos musicais dedicado a Vivaldi

Vista de cima de uma das pontes sobre o Grande Canal

No final do dia, voltamos pro hotel pra tomar um banho e descansar um pouco das andanças do dia e optamos por jantar em um restaurante que ficava ao lado do hotel, evitando assim termos que montar todo aquele equipamento anti-frio.

Ultimo jantar em Veneza

Acabamos em um restaurante chiquezinho que servia porções mínimas com preços máximos… O serviço era mais baseado em bajulação do que em bom atendimento propriamente dito.

Veneza tem dessas coisas. É tudo muito bonito e romântico, mas se vc quer comer bem vai se decepcionar. Tudo é mais caro, a comida não é tão boa quanto em Florença e eles não tem a espontaneidade dos romanos…

Depois preparamos nossas malas para voar, pois no dia seguinte deixaríamos a Itália, rumo a Barcelona!

___

Para conhecer todos os detalhes sobre Roteiro Itália e Espanha 2013 clique aqui. Para ver todos os posts clique aqui.