Barcelona: Museu de Picasso, Parc de la Ciutadella e Plaça de Catalunya

DIA 19 DE MARÇO DE 2013

A programação para nosso último dia em Barcelona estava bem cheia: começaríamos pelo Museu de Picasso, depois faríamos uma visita rápida ao Parc de la Ciutadella e em seguida faríamos um passeio pela orla, conhecendo a Barceloneta. De lá, a idéia era pegar o teleférico e subir para o Montjuic, onde conheceríamos o castelo e ficaríamos até o final do dia…


Vai a Barcelona? Que tal comprar ingressos online para as principais atrações da cidade, pagar com desconto e ainda furar fila? Clique aqui e compre seus ingressos no TicketBar.


Não deu pra fazer nem metade disso… não sei exatamente o que foi. Não sei se foi a paella do almoço, a misturada das tapas do jantar, a garrafa de vinho ou tudo junto. O fato é que amanheci mais pra lá do que pra cá, com as tripas se revirando e um piriri daqueles… tive até uma pontinha de febre, mas depois do café-da-manhã eu estava me sentindo melhor, então saímos assim mesmo, mas o negócio tava feio pro meu lado…

De volta às ruas do Bairro Gótico

De volta às ruas do Bairro Gótico

Retornamos para o Bairro Gótico, desta vez diretamente para o Museu de Picasso. O museu é bem legal e a exposição é organizada mostrando de forma cronológica a evolução da arte de Pablo Picasso. Desde seus primeiro quadros, mais clássicos, com pinturas realistas, até seus últimos trabalhos, já no estilo cubista que o consagrou. Dá pra ver a transformação de sua arte, que muda pouco a pouco conforme ele vai experimentando e buscando seu próprio estilo. O acervo é bem interessante, mas muitas obras importantes não estão ali. A Elisa, por exemplo, odiou o museu, pois ficou procurando o famoso “Guernica” e ficou decepcionada ao descobrir que este não estava lá (ele está exposto no museu Reina Sofia, em Madrid).

Nada de temas religiosos e arte sacra, pra variar um pouco… Não era permitido fotografar no local, então tiramos umas fotos do lado de fora da exposição.

Corredor externo do Museu de Picasso

Corredor externo do Museu de Picasso

Na saída do museu, o segundo susto do dia!

Ao voltar do banheiro a Elisa se deu conta de que estava sem aliança… ela quase entrou em pânico sem saber se tinha perdido ali ou se tinha deixado no quarto do hotel. Na hora ela entrou numa fissura de voltar pro hotel pra procurar a aliança, com medo de alguém levar… Eu a convenci de que a esta altura, nosso quarto já tinha sido arrumado, então só nos restou contar com a honestidade das camareiras e aguardar pra ver se a aliança estaria lá quando voltássemos. Ela desencanou e então partimos para o Parc de la Ciutadella.

O dia estava lindo, com muito sol e céu azul. Um dia ideal para um passeio no parque… A febre da noite anterior ainda me deixava com um pouco de dores no corpo, além do mal estar provocado pela má digestão, mas o dia estava tão convidativo que esqueci tudo isto e fomos aproveitar o parque.

Foto próximo a entrada lateral do Parc de la Ciutadella

Elisa em foto próximo a entrada lateral do Parc de la Ciutadella

O parque estava cheio de jovens sentados na grama conversando, famílias fazendo piquenique, crianças andando de bicicleta… neste parque é possível visitar também o zoológico de Barcelona, os museus de zoologia e geologia, além de um lago e a Font de la Cascada, que possui um lago cheio de patos e um monumento, com belas esculturas douradas.

Font de la Cascada

Vista para a Font de la Cascada

 

Elisa posando com a Fonte ao fundo

Elisa posando com a Fonte ao fundo

Elisa e o mamute

Elisa e o mamute

Uma parada para relaxar a beira do lago...

Uma parada para relaxar a beira do lago…

Depois de descansarmos um pouco das andanças a beira do lago, tiramos mais algumas fotos no parque e partimos em direção ao Arco do Trinfo (ou Arc del Triomf).

Últimas fotos no Parque, com detalhe para a fonte

Vista geral do Parque do alto do monumento da Font de la Cascada

O Arco do trinfo fica após a entrada principal do parque e foi projetado para ser a entrada principal da Exposição Universal de Barcelona em 1888.

Vista para o Arco do Triunfo

Vista para o Arco do Triunfo e Passeig Lluís Companys

Caminhando até o Arc del Triomf

Caminhando até o Arc del Triomf

Nesta hora deu vontade de alugar uma bicicleta e partir para conhecer a cidade. Seguindo nosso roteiro inicial, o próximo destino seria a orla e a praia de Barceloneta… mas pra quem se recuperava de um piriri brabo, andar de bicicleta não seria uma boa ideia.

Tiramos algumas fotos por ali e decidimos partir a pé para a Plaça de Catalunya, procurar algum lugar para almoçar…

Na Plaça de Catalunya

Na Plaça de Catalunya – Vista para o Banco Espanhol de Crédito

Plaça de Catalunya

Plaça de Catalunya – Vista para as fontes

Escolhemos um restaurante por ali e fizemos nossa última parada do dia… o almoço foi bem difícil, pois eu ainda estava com um mal-estar e não consegui comer muito bem. O pessoal do restaurante foi bastante atencioso, o que me surpreendeu. Eles viram que eu não conseguia comer a entrada servida por eles e vieram me perguntar se eu estava bem. Vendo que eu tinha restrições pra comer, eles fizeram uma salada verde e prepararam meu peixe sem molho, apenas grelhado, de um jeito personalizado.

No final, eles não cobraram a entrada, nem a salada e pelo que lembro nem a água… E ainda ficaram me paparicando o almoço inteiro. Atendimento, nota dez, mas infelizmente não deu pra aproveitar…

Nosso dia acabou mais cedo e retornamos pro hotel pra descansar e me recuperar. Na realidade, este já era o décimo quinto dia de viagem e o cansaço estava pegando a gente de jeito… Este mal-estar acabou sendo a saída que meu corpo encontrou pra me forçar a dar uma parada e descansar. Acabou sendo bom, mas infelizmente encurtamos nosso último dia em Barcelona, com tanta coisa ainda por ver!

Ah! Eu já ia esquecendo… Ao voltarmos pro hotel, encontramos a aliança da Elisa bonitinha,  guardada na mesa de cabeceira. A julgar pela nossa experiência, podemos dizer que Barcelona é cidade de gente honesta e hospitaleira, além de ser uma cidade linda e original.

É… vou ter que voltar nesta cidade um dia…

___

Para conhecer todos os detalhes sobre Roteiro Itália e Espanha 2013 clique aqui. Para ver todos os posts clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s