Voando de Barcelona para Madrid, Puerta del Sol e Museu Reina Sofia

DIA 20 DE MARÇO DE 2013

Finalmente chegou o dia de partirmos para nosso último destino. A esta altura faltavam apenas 5 dias para encerrarmos nossa viagem e Madrid foi escolhida para ser nossa parada final.

Depois de voltarmos pro hotel mais cedo encerrando nosso passeio por Barcelona antes do previsto, a parada para recuperação se mostrou essencial e eu já me sentia melhor para começar tudo outra vez e partir para desbravar a cidade de Madrid.

Como eu ainda estava meio “baleado”, decidimos ir de táxi para o aeroporto de Barcelona. A corrida de táxi custa em torno de 30€ e na nossa situação, em que estávamos num clima de fim de festa, já de saco de cheio de arrastar mala por aí fazendo baldeação, a opção ideal foi o táxi mesmo. O taxista ainda era super gente fina e a corrida foi agradável…

Pegamos nosso avião e desembarcamos em Madrid depois de um vôo tranquilo. Pra chegar no hotel, melhor não poderia ser… a estação de metrô fica literalmente “dentro”  do aeroporto! Não precisa fazer conexão com trem, muito menos ônibus. Fazemos apenas umas 2 transferências de linha, sem stress. Show de bola…

Dica: Em Madrid, assim como em Barcelona, compre direto um bilhete para 10 viagens de metrô. Sai pela metade do preço e você pode ir compartilhando com outra pessoa sem problemas.

Na hora de comprar o bilhete (sempre no atendimento eletrônico) eu fiz a simulação: um bilhete com 1 viagem dava em torno de 5€, pois temos que comprar o tal do complemento especial para acesso ao aeroporto. Para comprar um bilhete com 10 viagens, o valor ficava em 9,80€. Cada passagem sai por menos de 1€…

Descemos na estação Sevilla, que saía de cara para o nosso hotel. Ficamos no Hotel Regina, que tinha o mesmo nível de conforto do hotel de Barcelona, mas era um pouco mais movimentado…

Quarto do Hotel Regina em Madrid

Como a gente estava hospedado bem pertinho da Puerta del Sol, partimos direto pra lá pra conhecer uma das praças mais movimentadas da cidade, que mais tarde se revelou nosso ponto de partida para todos os lugares de Madrid.

Famosa estátua

Famosa estátua “el Oso y el Madroño”, um dos símbolos da cidade na Puerta del Sol

Vista para a fonte da Puerta del Sol com Estação de trem/metro ao fundo

Nesta praça vimos de tudo: manifestações, “apitaço”, caminhão de campanha de doação de sangue, estátuas humanas de todos os tipos, concentração “pré-night”, pedintes, mágicos, músicos, mickey mouse, bart simpson, bob esponja, lula molusco e mais uma dezena de personagens… todos os dias!

Uma parada para tapear em no Lateral

Tapeando no Lateral

Já eram 17h e ficamos tensos, pois não tínhamos almoçado ainda e ouvimos boatos sobre os restaurantes fecharem cedo…

Pegamos uma rua secundária e fomos andando meio sem rumo, passando por pelo menos duas pequenas praças e acabamos parando em um restaurante da franquia “Lateral”, especializado em tapas, claro…

Depois do almoço tardio, ainda conseguimos dar uma corrida até o metrô para visitar o Museu Reina Sofia, que fica perto da estação Atocha e tem um grande acervo de arte moderna e contemporânea.

Entrada para o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia

Na hora eu não entendi bem porque, mas nosso ingresso foi totalmente gratuito! Isto é o tipo de coisa que gente não questiona…

Acho que foi em função do horário de chegada, pois o museu fecharia em pouco mais de uma ou duas horas e certamente não conseguiríamos ver nem metade do museu.

Tendo isto em mente, partimos direto em busca do quadro “Guernica” de Picasso, para matar a frustração que a Elisa sentiu em não vê-lo no museu de Barcelona.

Subindo o elevador panorâmico do Museu Reina Sofia

Infelizmente não era permitido fotografar dentro do Museu, então não temos muitos registros pra mostrar… fora uma roubadinha ou outra:

Obra de Picasso - uma foto roubada, de leve...

Obra de Picasso – uma foto roubada, de leve…

A Guernica era impossível de fotografar… eu fiquei observando as pessoas, que olhavam para um lado, depois para outro, disfarçavam e quando parecia que não tinha ninguém olhando levantavam o braço pra fotografar, e… “no pictures!”. Não sei nem de onde saía o grito, então não me arrisquei.

Ficamos no museu até a hora de fechar, quando tentamos entrar em um dos pavilhões e fomos devidamente barrados…

Eu, dentro do museu Reina Sofia

Saímos do museu já de noite e subimos de volta para a região do hotel caminhando, conhecendo as ruas da cidade. O tempo estava ótimo, mas de noite a temperatura caía rapidamente… nada demais, se comparado aos dias frios que passamos na Itália. Tudo indicava que teríamos dias muito mais amenos em Madrid…

Demos uma parada para fazer um lanche, comer uns churros e voltamos para o hotel relativamente cedo, poupando um pouco as energias.

Uma parada para um lanche no Maestro Churero

Uma parada para um lanche no Maestro Churrero

Como a previsão do tempo estava favorável, decidimos que iríamos já no dia seguinte para a cidade de Toledo!

Vai a Madrid? Que tal comprar ingressos online para as principais atrações da cidade, pagar com desconto e ainda furar fila? Clique aqui e compre seus ingressos no TicketBar.

A ideia era seguir as dicas que encontrei no Viaje na viagem (5 bate-voltas para fazer desde Madri) e fazer de Madrid a base principal para algumas viagens do tipo “bate-volta”, conhecendo pelo menos duas ou três das cidades mais interessantes do centro da Espanha.

Então aguardem novidades nos próximos posts!

___

Para conhecer todos os detalhes sobre Roteiro Itália e Espanha 2013 clique aqui. Para ver todos os posts clique aqui.