Bonito, MS: Flutuação no Rio Sucuri

DIA 02 DE ABRIL DE 2011 (tarde e noite)

Depois de voltar do passeio da manhã, nas Grutas Lago Azul e São Miguel, almoçamos na cidade e em seguida partirmos para a flutuação no Rio Sucuri. Como estávamos na baixa temporada conseguimos uma vaga em cima da hora em um horário adequado, sem problemas…

Chegando lá encontramos um receptivo bem organizado, onde na hora marcada fizemos um briefing e em seguida vesti o equipamento necessário: bota de borracha, roupa de neoprene (flutuante), snorkel e óculos de mergulho. Tudo guardado em vestiários e armários com chaves, bem organizado.

O Receptivo da Flutuação no Rio Sucuri

O Receptivo da Flutuação no Rio Sucuri

A flutuação é feita a partir da nascente do Rio e o grupo vai acompanhando um barco de apoio. Quem quiser pode fazer o passeio sobre o barco, vendo tudo de cima (o que não deve ter a menor graça) e eu tentei convencer a Elisa a me acompanhar de qualquer jeito, mas não consegui… Nem no barco ela quis ir!

Como disse antes, ela tem um inexplicável pavor de peixinhos coloridos ornamentais e não quis tentar o passeio nem de cima do barco. Neste dia ela provavelmente ficou no receptivo lendo um livro ou coisa parecida. Uma pena…

Na realidade, além da flutuação eles oferecem uma série de outras opções, como: cavalgada, passeio de bike, quadriciclo. Clique aqui para maiores informações.

Depois das instruções, o grupo partiu em jipe aberto por uma estradinha de terra até a nascente do Rio Sucuri. No caminho a chuva já caia forte.

Caminho em jipe aberto pela estradinha de terra para o Rio Sucuri

Caminho em jipe aberto pela estradinha de terra para o Rio Sucuri

Antes de entrar no Rio, fazemos uma pequena trilha de 30 minutos na mata ciliar, sempre com o Rio ao nosso lado. Depois fizemos uma parada sobre um deck de madeira (o mirante) que fica sobre o Rio, bem na região onde fica a nascente. Debaixo de muita chuva, pudemos observar a vegetação local e admirar do alto o fenômeno da ressurgência…

Vista para a nascente do Rio Sucuri

Vista para a nascente do Rio Sucuri

Dali de cima a gente podia ver vários pontos onde o Rio fica borbulhando, como se fossem várias pequenas erupções. Nesta região a água ganhava belíssimos tons de azul e verde, que com a ajuda da chuva parecia ficar ainda mais bonito, com cores e movimentos variados…

Nos pontos de ressurgência, surgem belíssimos tons de azul

Nos pontos de ressurgência, surgem belíssimos tons de azul

Me preparando para descer na nascente do Rio

Me preparando para descer na nascente do Rio

Depois de um pequeno treinamento com o uso do snorkel e algumas instruções rápidas sobre como se comportar no Rio, partimos para nossa aventura nas águas do Rio Sucuri.

Observação importante: o uso de repelente e protetor solar é proibido.

Ali eu estava praticamente estreando minha câmera sub-aquática e eu fiquei louco com o que eu podia ver, fotografar e filmar. Na realidade a chuva deixou a visibilidade um pouco limitada, porque a água estava meio turva, mas como vocês podem ver, a transparência da água ainda é impressionante, mesmo nestas condições.

Cardumes de peixe na flutuação no Rio Sucuri

Cardumes de peixe na flutuação no Rio Sucuri

Dizem que em condições normais a visibilidade é de dezenas de metros…

No Rio Sucuri a vegetação do leito do Rio é muito rica

No Rio Sucuri a vegetação do leito do Rio é muito rica

E assim fomos descendo o Rio Sucuri, deslizando tranquilamente por suas águas Num percurso de quase 2km, sob uma leve correnteza. Os peixes nadam pertinho da gente e flutuamos sobre uma verdadeira floresta submersa…

No Rio Sucuri os peixes nadam tranquilos, quase esbarrando nos turistas

No Rio Sucuri os peixes nadam tranquilos, quase esbarrando nos turistas

Mas as atrações não ficam limitadas ao fundo do Rio. Às suas margens somos acompanhados por pássaros de todos os tipos, micos (ou seriam macacos?) e até antas!

Alias, este foi o ponto alto do passeio… Infelizmente não deu tempo de fotografar, mas no meio do percurso cruzamos o caminho de duas antas, que assustadas, nadavam pelo rio, cruzando bem a nossa frente, fugindo com pressa para a margem oposta.

Eram dois bichos esquisitos (horrivelmente lindos, pra ser sincero)! Uma anta adulta, enorme, com uma cicatriz grande na lateral do corpo e outra bem pequena, filhote, nadava se pendurando na mãe…

Flutuação no Rio Sucuri

Flutuação no Rio Sucuri

Flutuação no Rio Sucuri

Flutuação no Rio Sucuri

Nadando em meio aos peixes na Flutuação no Rio Sucuri

Nadando em meio aos peixes na Flutuação no Rio Sucuri

Depois de aproximadamente 50 minutos, chegamos ao final da flutuação. Uma corda marca o local do fim do passeio, onde nos agarramos para subir na plataforma de saída.

Naquele ponto a correnteza já é bem mais forte e os peixes se acumulam embaixo da plataforma, se aglomerando em volta da estrutura de madeira. Mesmo do alto da plataforma, a água cristalina permite vermos o cardume.

Os cardumes se acumulam no ponto final da flutuação e parecem não querer que a gente vá embora

Os cardumes se acumulam no ponto final da flutuação e parecem não querer que a gente vá embora

Ultima foto no Rio Sucuri

Ultima foto no Rio Sucuri

Cansados, molhados, extasiados e maravilhados, retornamos para o jipe e seguimos viagem de volta…

Flutuação no Rio Sucuri - Caminho de volta em jipe aberto

Flutuação no Rio Sucuri – Caminho de volta em jipe aberto

Eu saí muito empolgado e eu mal sabia que aquele seria um dos passeios mais “fracos” que a gente faria… se você tiver pouco tempo na cidade e tiver que escolher apenas uma flutuação, fique com o Rio da Prata. Mas se você puder, faça flutuações em todos os Rios da cidade! Vale muito a pena… É uma experiência sensacional que merece ser repetida.

A noite, jantamos em um restaurantezinho bem legal que ficava perto da praça principal, em uma rua atrás do Banco do Brasil… O nome do restaurante é Casa do João.

Após um dia de aventuras, um jantar tranquilo em Bonito

Após um dia de aventuras, um jantar tranquilo na Casa do João

O ambiente era muito agradável, com uma decoração legal e o atendimento era bem profissional.
Eles tinham até um toque de modernidade, com botões na mesa para chamar o garçom, outro botão para pedir a conta, etc…e o mais importante: a comida é excelente.

A traíra sem espinha é o carro chefe da Casa do João, mas eles tem pratos para todos os gostos.

Sobremesas Bonitenses

Sobremesas Bonitenses

E assim terminou nosso primeiro dia completo em Bonito (MS). Aguardem mais aventuras em breve!

PROGRAME-SE:
Flutuação no Rio Sucuri
Local: Barra do Sucuri – Bonito, MS
Distância: 17km
Preço: R$79 (BT) / R$95 (AT)
Duração: Meio dia

____

Para conhecer todos os detalhes sobre o Roteiro de 7 dias em Bonito (MS) 2011, clique aquiPara ver todos os posts deste roteiro clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s