DIA 02 DE ABRIL DE 2011 (tarde e noite)
Depois de voltar do passeio da manhã, nas Grutas Lago Azul e São Miguel, almoçamos na cidade e em seguida partirmos para a flutuação no Rio Sucuri. Como estávamos na baixa temporada conseguimos uma vaga em cima da hora em um horário adequado, sem problemas…
Chegando lá encontramos um receptivo bem organizado, onde na hora marcada fizemos um briefing e em seguida vesti o equipamento necessário: bota de borracha, roupa de neoprene (flutuante), snorkel e óculos de mergulho. Tudo guardado em vestiários e armários com chaves, bem organizado.
A flutuação é feita a partir da nascente do Rio e o grupo vai acompanhando um barco de apoio. Quem quiser pode fazer o passeio sobre o barco, vendo tudo de cima (o que não deve ter a menor graça) e eu tentei convencer a Elisa a me acompanhar de qualquer jeito, mas não consegui… Nem no barco ela quis ir!
Como disse antes, ela tem um inexplicável pavor de peixinhos coloridos ornamentais e não quis tentar o passeio nem de cima do barco. Neste dia ela provavelmente ficou no receptivo lendo um livro ou coisa parecida. Uma pena…
Na realidade, além da flutuação eles oferecem uma série de outras opções, como: cavalgada, passeio de bike, quadriciclo. Clique aqui para maiores informações.
Depois das instruções, o grupo partiu em jipe aberto por uma estradinha de terra até a nascente do Rio Sucuri. No caminho a chuva já caia forte.
Antes de entrar no Rio, fazemos uma pequena trilha de 30 minutos na mata ciliar, sempre com o Rio ao nosso lado. Depois fizemos uma parada sobre um deck de madeira (o mirante) que fica sobre o Rio, bem na região onde fica a nascente. Debaixo de muita chuva, pudemos observar a vegetação local e admirar do alto o fenômeno da ressurgência…
Dali de cima a gente podia ver vários pontos onde o Rio fica borbulhando, como se fossem várias pequenas erupções. Nesta região a água ganhava belíssimos tons de azul e verde, que com a ajuda da chuva parecia ficar ainda mais bonito, com cores e movimentos variados…
Depois de um pequeno treinamento com o uso do snorkel e algumas instruções rápidas sobre como se comportar no Rio, partimos para nossa aventura nas águas do Rio Sucuri.
Observação importante: o uso de repelente e protetor solar é proibido.
Ali eu estava praticamente estreando minha câmera sub-aquática e eu fiquei louco com o que eu podia ver, fotografar e filmar. Na realidade a chuva deixou a visibilidade um pouco limitada, porque a água estava meio turva, mas como vocês podem ver, a transparência da água ainda é impressionante, mesmo nestas condições.
Dizem que em condições normais a visibilidade é de dezenas de metros…
E assim fomos descendo o Rio Sucuri, deslizando tranquilamente por suas águas Num percurso de quase 2km, sob uma leve correnteza. Os peixes nadam pertinho da gente e flutuamos sobre uma verdadeira floresta submersa…
Mas as atrações não ficam limitadas ao fundo do Rio. Às suas margens somos acompanhados por pássaros de todos os tipos, micos (ou seriam macacos?) e até antas!
Alias, este foi o ponto alto do passeio… Infelizmente não deu tempo de fotografar, mas no meio do percurso cruzamos o caminho de duas antas, que assustadas, nadavam pelo rio, cruzando bem a nossa frente, fugindo com pressa para a margem oposta.
Eram dois bichos esquisitos (horrivelmente lindos, pra ser sincero)! Uma anta adulta, enorme, com uma cicatriz grande na lateral do corpo e outra bem pequena, filhote, nadava se pendurando na mãe…
Depois de aproximadamente 50 minutos, chegamos ao final da flutuação. Uma corda marca o local do fim do passeio, onde nos agarramos para subir na plataforma de saída.
Naquele ponto a correnteza já é bem mais forte e os peixes se acumulam embaixo da plataforma, se aglomerando em volta da estrutura de madeira. Mesmo do alto da plataforma, a água cristalina permite vermos o cardume.
Cansados, molhados, extasiados e maravilhados, retornamos para o jipe e seguimos viagem de volta…
Eu saí muito empolgado e eu mal sabia que aquele seria um dos passeios mais “fracos” que a gente faria… se você tiver pouco tempo na cidade e tiver que escolher apenas uma flutuação, fique com o Rio da Prata. Mas se você puder, faça flutuações em todos os Rios da cidade! Vale muito a pena… É uma experiência sensacional que merece ser repetida.
A noite, jantamos em um restaurantezinho bem legal que ficava perto da praça principal, em uma rua atrás do Banco do Brasil… O nome do restaurante é Casa do João.
O ambiente era muito agradável, com uma decoração legal e o atendimento era bem profissional.
Eles tinham até um toque de modernidade, com botões na mesa para chamar o garçom, outro botão para pedir a conta, etc…e o mais importante: a comida é excelente.
A traíra sem espinha é o carro chefe da Casa do João, mas eles tem pratos para todos os gostos.
E assim terminou nosso primeiro dia completo em Bonito (MS). Aguardem mais aventuras em breve!
PROGRAME-SE:
Flutuação no Rio Sucuri
Local: Barra do Sucuri – Bonito, MS
Distância: 17km
Preço: R$79 (BT) / R$95 (AT)
Duração: Meio dia
____
Para conhecer todos os detalhes sobre o Roteiro de 7 dias em Bonito (MS) 2011, clique aqui. Para ver todos os posts deste roteiro clique aqui.