Bonito, MS: Cachoeiras do Rio do Peixe

DIA 3 DE ABRIL DE 2011

Bonito MS 497 (2)

As Cachoeiras do Rio do Peixe ficam na Fazenda Água Viva, cujo acesso é feito por uma estrada de terra a aproximadamente 35 km de Bonito. Recebemos recomendações para tomar cuidados especiais, pois o risco de atolar o carro na lama em caso de chuva forte é muito grande…

Felizmente o dia amanheceu com tempo relativamente bom e partimos para nossa aventura sem grandes problemas.

O receptivo da fazenda foi o melhor de toda a viagem, com uma área muito bonita, uma estrutura bem montada para receber os turistas e uma equipe competente e simpática.

Logo na chegada fomos recebidos por um grupo de araras azuis que ficavam sobrevoando o local e sob comandos do dono da fazenda, elas posavam para fotos de bom grado…

Entrada da Fazenda Água Viva

Entrada da Fazenda Água Viva

Vimos e interagimos com araras canindé, araras azuis, vermelhas, coloridas… De todos os tipos.
O dono da Fazenda, o simpático senhor Moacir, chamava as araras que se empoleiravam em sua cabeça, braços, ombros e ele ficava todo coberto de araras… Meio bizarro, meio engraçado… Mas com certeza é impressionante ver a forma como as araras foram domesticadas e treinadas. Depois de um tempo, sob a alegação de que elas ficariam cansadas, ele simplesmente dispensou as araras que saíram voando pra longe e ele disse com a certeza de quem faz isso todo dia, que na hora do almoço elas voltariam…

Cachoeiras do Rio do Peixe - As araras azuis adoram fotografar

Cachoeiras do Rio do Peixe – As araras azuis adoram fotografar

Depois todo o grupo foi reunido em uma grande roda e fizemos uma espécie de briefing sobre como se portar durante o passeio. Então partimos para nossa trilha ao longo do Rio do Peixe, para conhecer incríveis cachoeiras, que como diz o nome, são lotadas de peixes.

Em uma das primeiras Cachoeiras do percurso

Em uma das primeiras Cachoeiras do percurso

Tomando banho nas Cachoeiras do Rio do Peixe

Tomando banho nas Cachoeiras do Rio do Peixe

Para a caminhada na trilha é recomendado o uso de tênis, então o processo de tirar e colocar os tênis em todas as paradas para banho pode ser meio chato. Eventualmente as pessoas acabam desistindo de recolocar o tênis, mas é preciso ter cuidado no caminho.

As águas das cachoeiras são bem quentinhas e cheias de peixes. Mas como choveu bastante no dia anterior as águas estavam um pouco turvas e em alguns pontos não era possível enxergar os peixes de cima…

Assim eu consegui convencer a Elisa a entrar na água comigo, obviamente mentindo e dizendo que ali não haviam peixes.
Nessa época ela ainda não tinha feito a cirurgia nos olhos e seus muitos graus de miopia impediam que ela visse os peixes de cima. Mas quando ela começou a senti-los nas pernas ela fugiu correndo…

ATENÇÃO: as águas são altamente alcalinas e não podem ser bebidas. Beber água nas cachoeiras de Bonito poderá causar diarréia e vômito.

Quem está acostumado com as cachoeiras da região de Mata Atlântica, no Rio e em Minas por exemplo, vai ter uma experiência totalmente diferente. Aqui no Rio de Janeiro as águas são super geladas e límpidas.
Em Bonito elas são bem mornas e tem consistência meio gordurosa, por causa de suas propriedades alcalinas, além da quantidade enorme de peixes, que não vemos em cachoeiras por aqui.

Percurso em ponte suspensa sobre as cachoeiras do Rio do Peixe

Percurso em ponte suspensa sobre as cachoeiras do Rio do Peixe

A trilha é feita sempre as margens do Rio do Peixe com diversas paradas ao longo do caminho, seja para banho em piscinas naturais e cachoeiras, como para observação de alguma coisa interessante sobre a flora e fauna local. O guia, como sempre, era uma figuraça e foi fazendo brincadeiras e contando histórias divertidas ao longo do caminho.

Quedas d'água no Rio do Peixe

Quedas d’água e piscina natural no Rio do Peixe

No final do trajeto fizemos uma parada mais longa em um local com umas estruturas de madeira, escadas e pontes suspensas. Para os mais ousados, recebemos um convite para um salto em uma espécie de “poção”…

Então ficamos um bom tempo ali saltando, nadando, brincando com os peixes ou simplesmente relaxando.

Encontro de cachoeiras no Rio do Peixe

Encontro de cachoeiras no Rio do Peixe

As piscinas naturais são infestadas de peixes, que convivem naturalmente com os turistas

As piscinas naturais são infestadas de peixes, que convivem naturalmente com os turistas

O local é uma espécie de grande piscina natural que se forma no encontro de várias quedas d’água e o visual é belíssimo.

Mais um das muitas quedas d'água nas Cachoeiras do Rio do Peixe

Mais um das muitas quedas d’água nas Cachoeiras do Rio do Peixe

Em seguida pegamos o caminho de volta, fizemos uma última parada em uma grande piscina natural com trampolim e partimos para o almoço.

O almoço é sensacional! Já incluso no preço do passeio, no retorno ao receptivo fomos recebidos com um almoço típico de fazenda, muito bem preparado, com comida e sobremesa liberados em um buffet delicioso.

Depois do almoço, um pequeno show foi preparado… Todos receberam pedaços grandes de banana com casca e os micos foram aparecendo. Eram dezenas deles e eles se engalfinhavam para pegar os pedaços de banana. Foi muito engraçado…

Depois do almoço, a brincadeira com os miquinhos

Depois do almoço, a brincadeira com os miquinhos

Eles são realmente muito inteligentes. Era muito interessante ver a forma como os miquinhos ficavam de pé e descascavam as bananas com as mãos antes de comer, parecendo gente…

O momento mais engraçado foi quando uma menina esticou o braço oferecendo um pedacinho de banana em uma mão, enquanto guardava vários outros na outra mão. O safado não conversou… Foi na outra mão e arrancou uns três ou quatro pedaços de uma vez e saiu correndo, levando um monte de bananas que ele mal conseguia carregar…

Na Fazenda Água Viva, os miquinhos comem na nossa mão

Na Fazenda Água Viva, os miquinhos comem na nossa mão

Depois de muitas risadas e fotos com os micos, fomos encaminhados para um conjunto de redes de dormir, que tiveram efeito instantâneo…

De tarde, uma merecida parada para a sesta

De tarde, uma merecida parada para a sesta

Depois de toda a caminhada, cachoeiras, natação e toda aquela comilança, a oferta foi irresistível e tiramos uma merecida sesta.

Depois do descanso e de um tempo livre na região do receptivo da fazenda, seguimos uma nova trilha para uma grande piscina natural com uma cachoeira e uma outra piscina natural com uma tirolesa…

No turno da tarde, mais uma parada para banho nas Cachoeiras do Rio do Peixe

No turno da tarde, mais uma parada para banho nas Cachoeiras do Rio do Peixe

Tirolesa nas Cachoeiras do Rio do Peixe

Tirolesa nas Cachoeiras do Rio do Peixe

Ficamos o resto do dia ali, nadando e saltando na tirolesa e finalmente fomos chamados de volta ao receptivo para a preparação para a volta. Para evitar problemas de atolamento na volta, não tardamos a sair, pois a intenção era pegar a estrada ainda com céu claro e sem chuva…

Última foto com uma das dezenas de araras da Fazenda Água Viva

Última foto com uma das dezenas de araras da Fazenda Água Viva

No caminho de volta, como de costume, fizemos uma parada para registrar flagrantes da fauna local: desta vez uma jacaré foi avistado na beira de um açude se preparando para o banho…

No caminho de volta, avistamos um jacaré tomando banho num açude na beira da estrada

No caminho de volta, avistamos um jacaré tomando banho num açude na beira da estrada

Depois que ele pulou na água e começou a nadar na nossa direção, entramos rapidinho no carro e seguimos viagem, de volta para o centro de Bonito.
A noite, fui providenciar o aluguel da roupa de neoprene completa para a flutuação no lago do Abismo Anhumas e fiz meu treinamento de Rapel para a grande aventura do dia seguinte… Mas isto será assunto para meu próximo post!

PROGRAME-SE:
Cachoeiras do Rio do Peixe
Local: Fazenda Água Viva – Bonito, MS
Distância: 35km
Preço: R$150 (BT) / R$160 (AT)
Duração: Dia inteiro
____

Para conhecer todos os detalhes sobre o Roteiro de 7 dias em Bonito (MS) 2011, clique aquiPara ver todos os posts deste roteiro clique aqui.

Anúncios

Um pensamento sobre “Bonito, MS: Cachoeiras do Rio do Peixe

  1. Pingback: Bonito, MS: Abismo Anhumas – a 72 metros de profundidade fica o lugar mais impressionante de Bonito | Batalhas pelo mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s