DIA 5 DE ABRIL DE 2011, manhã e tarde

Estrada de terra no longo caminho de Bonito a Jardim

Para fazer a flutuação no Rio da Prata é preciso um pouco mais de preparação, porque na realidade esta atração de Bonito não fica em Bonito… O Recanto Ecológico Rio da Prata fica em Jardim, que é um município vizinho.

A distância total é de 51km e sendo boa parte do trajeto em estrada de terra. Mas o caminho é bem tranquilo e vale muito a pena vencer esta distância, porque no Rio da Prata podemos fazer a melhor flutuação de Bonito (e arredores), onde as águas são surpreendentemente cristalinas, a variedade e quantidade de peixes é incrível e toda a estrutura do passeio é muito bem organizada.

E ainda é possível fazer uma visita ao Buraco das Araras, que fica ali pertinho no caminho de volta e também é passeio obrigatório para quem visita Bonito (em breve falarei mais sobre o Buraco das Araras em post específico).

Chegando na Fazenda Cabeceira do Prata

O receptivo tem uma estrutura muito legal, com vestiário, sala de espera com TV, e várias outras opções de lazer para quem não vai fazer a flutuação. A Elisa, por exemplo, optou por fazer uma cavalgada enquanto me aguardava. Porque como eu expliquei antes, peixinhos coloridos dão pesadelos a ela e ela não quis arriscar entrar na água e ter um treco…

Vista para o receptivo do passeio ao Rio da Prata

Partindo em jipe aberto para a flutuação

Assim nos separamos pela ultima vez em Bonito e eu fui curtir um dos passeios mais incríveis da viagem.

Partimos em jipe aberto até o ponto inicial da trilha, com uma caminhada leve que durou em torno de 1h com observação da vegetação local, córregos e animais silvestres, até chegarmos na nascente do Rio Olho d’Água.

A visão é espetacular!

Preparação para a Flutuação na nascente do Rio Olho d'água

Preparação para a Flutuação na nascente do Rio Olho d’água

Paramos em um deck de madeira e fizemos os ajustes finais no equipamento de mergulho e ali de cima já era possível ver todo o leito do rio e uma infinidade de peixes coloridos através da água mega cristalina da nascente.

A flutuação começa na nascente do rio olho d’água, que mais abaixo desagua no Rio da Prata. Em vários pontos podemos observar, e até tocar, o local onde a água do rio brota criando bolhas e proporcionando o espetáculo conhecido como o fenômeno da ressurgência…

Cardume de pequenos peixes na nascente do rio

Cardume de pequenos peixes na nascente do Rio Olho d’água

Flutuação no Rio Olho d'água

Flutuação no Rio Olho d’água

O ecossistema na região é extremamente sensível, então não é permitido pisar no leito do rio ou bater as pernas para nadar durante a flutuação. Ao longo de todo o passeio precisamos nos locomover flutuando e movendo apenas os braços, sem tocar o fundo, que em alguns pontos é muito raso. E assim vamos deslizando calmamente, contemplando aquela natureza incrível…

Flutuando rio abaixo em direção ao Rio da Prata

Flutuação na nascente do Rio Olho d'água

Flutuação na nascente do Rio Olho d’água

ATENÇÃO: Durante a flutuação os protetores solares e repelentes são proibidos.

Conforme nos afastamos da nascente, o rio vai ganhando profundidade e força. Uma pequena correnteza começa a aparecer e a vegetação vai mudando.

Enfrentando uma pequena correnteza na descida do Rio

Enfrentando uma pequena correnteza na descida do rio

O fenômeno da ressurgência se manifestando em um grande turbilhão
Mergulhando em direção ao turbilhão

Em um local do rio um fenômeno muito interessante pode ser observado…

A tal da ressurgência ganha a forma de um verdadeiro vulcão submerso, com um turbilhão de água no fundo do rio.

O desafio era tentar tocar no turbilhão, descendo em apnéia até o fundo. Depois de alguma tentativas eu finalmente consegui e o feito rendeu algumas boas fotos.

O fenômeno da ressurgência no leito do Rio Olho d'água

O fenômeno da ressurgência no leito do Rio Olho d’água

Depois seguimos “viagem” deslizando rio abaixo em direção ao Rio da Prata…

O contato com enormes e belos cardumes de peixes é impressionante, pois os animais parecem estar tão habituados com a presença humana que temos impressão de que qualquer distração significaria um atropelamento por um cardume de peixes apressado…

Mergulhando com os peixes

Um cardume enorme se aproxima calmamente durante a flutuação no Rio da Prata

Depois de algumas horas flutuando, desembocamos no Rio da Prata e logo em seguida nosso passeio precisou ser interrompido, porque o Rio da Prata é muito mais profundo e denso e como a chuva tinha sido forte nos dias anteriores, a água estava muito turva a partir daquele ponto. Prosseguir deslizando rio abaixo sem visibilidade poderia ser perigoso e o passeio foi, portanto, interrompido…

Então saímos do rio em direção ao jipe, que nos levou de volta para o receptivo, onde chegamos completamente extasiados!

Ao retornar, tivemos direito a um almoço tipo buffet, já incluído no preço do passeio. No receptivo podemos comprar lembranças do passeio, fotos tiradas ao longo do percurso e souvenirs de Bonito e Jardim.

Então pegamos novamente a estrada de volta a Bonito, mas antes fizemos uma parada para conhecer o Buraco das Araras… E como eu disse antes, este é um pit-stop obrigatório, porque o Buraco das Araras certamente merece sua visita e estes passeio será tema do próximo post.

PROGRAME-SE:
Recanto Ecológico Rio da Prata – Flutuação
Local: Fazenda Cabeceira do Prata – Jardim, MS
Distância: 51km
Preço: R$122 (BT) / R$152 (AT)
Duração: Dia inteiro

____

Para conhecer todos os detalhes sobre o Roteiro de 7 dias em Bonito (MS) 2011, clique aquiPara ver todos os posts deste roteiro clique aqui.

7 pensamentos sobre “Recanto Ecológico Rio da Prata: a melhor flutuação de Bonito fica em Jardim (MS)

1. Pingback: Jardim, MS: O Buraco das Araras – Espetáculo com hora marcada | Batalhas pelo mundo

2. ola, estou indo a Bonito na proxima semana, e tenho algumas duvidas sobre esse passeio….quem não sabe nadar pode fazer esse passeio? e são permitidas cameras fotograficas (já que vc escreveu que podemos comprar as fotos do passeio)? Obrigada

3. Oi Lívia, acho que respondi sua mensagem tarde demais, né? Me desculpe, mas eu estive fora nas últimas semanas (viajando, oba!) e não consegui responder as mensagens…

De qualquer forma, posso dizer que o passeio vale a pena mesmo para quem não sabe nadar, porque a roupa de neoprene flutua e na verdade você não precisa nadar, precisa se adaptar ao uso do snorkel. Antes do passeio eles fazem um treinamento rápido na região mais rasa, na nascente do Rio Olho d’água para adaptação ao equipamento. Achei tranquilo.

Tem um trecho do passeio que a correnteza fica mais forte e pessoas que não tem intimidade com a água podem optar por descer num ponto intermediário, antes de entrar no Rio da Prata mesmo…

E fotografias são permitidas! As minhas foram feitas com minha máquina de mão Sony DSC-TX5. Você deve levar um câmera a prova d´água ou alugar uma caixa estanque na cidade…

Enfim, espero que você tenha curtido muito seu passeio.

Grande abraço!

• Olá Patrícia,
      Transcrevo aqui embaixo o texto sobre este assunto contido no site oficial do Rio da Prata:
      “Idade mínima para visita a nascente: 04 anos*, desde que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis.
      Idade mínima para descida do rio: 08 anos*, crianças até 12 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

*Esta idade mínima é flexível de acordo com porte físico e aptidão da criança. A decisão se a criança terá condições ou não de fazer o passeio será realizada pelo guia e gerente do atrativo. Contudo, ressaltamos que os pais são responsáveis pelas orientações e segurança das crianças;

Não oferecemos serviço de babá. Em Bonito, as agências de turismo possuem um cadastro de babás.”
      ————————————————–
      Mais informações aqui —> http://riodaprata.com.br/duvidas-frequentes

Eu falei um pouquinho sobre passeios com crianças em Bonito neste fórum aqui também:

Espero ter ajudado.

Abraço e boa viagem!

• Oi Júlia, muito obrigado!
      Levei câmera a prova d,água sim e recomendo fortemente!

Na cidade eles vendem akeles caixas estanques, mas acho que não vale a pena, porque as fotos ficam meio embaçadas e tem câmera que tem que ficar ligada 100% do tempo, pq não dá pra acionar todos os comandos pela caixa… Lembre-se que durante todo o passeio não saímos da água nenhum momento… Eu vi gente ficando sem bateria!

Vale a pena comprar uma que tenha comando de vídeo e câmera em botões dedicados, pra não perder nenhum lance…