Jardim, MS: O Buraco das Araras – Espetáculo com hora marcada

DIA 5 DE ABRIL DE 2011, fim de tarde

Pra variar, mais uma vez disputamos espaço na estrada com os donos do pedaço... o gado.

Pra variar, mais uma vez disputamos espaço na estrada com os donos do pedaço… o gado.

Saímos da Fazenda Cabeceira do Prata no final da tarde, em torno de 14:30h, depois da Flutuação no Rio da Prata e do almoço. Ali pertinho, no caminho de volta para Bonito fica o Buraco das Araras.

O Buraco das Araras fica no município de Jardim, a 53km da cidade de Bonito e pode ser melhor aproveitado quando a visita a feita logo após o retorno da Flutuação no Rio da Prata. Mais detalhes sobre este passeio ou sobre o acesso a Jardim aqui neste link.

O horário da visita ao Buraco das Araras é de fundamental importância, pois se você chegar no horário “errado”, corre o risco de não ver muita coisa…

Quando chegamos precisamos ficar aguardando um grupo retornar, pois a quantidade de pessoas ao mesmo tempo é muito bem controlada… A princípio ficamos um pouco chateados por termos que esperar tanto e fomos encaminhados para uma espécie de coreto com uma cobertura de palha, uns branquinhos de madeira e uma TV passando Flash Dance… Ou teria sido Dirty Dancing? Sei lá… Só sei que a mulherada ficou entretida, demos algumas boas risadas com as bizarrices produzidas pelos anos 80 e não vimos o tempo passar… Serviu para quebrar o gelo e aproximar o grupo.

Entrada do receptivo da Fazenda do Buraco das Araras

Entrada do receptivo da Fazenda do Buraco das Araras (Obs: esse preço está beeeem ultrapassado)

Quando o grupo que estava lá antes da gente retornou, eles pareceram um pouco decepcionados, dizendo que não tinham visto muita coisa. Por alguns instantes ficamos apreensivos, mas aqueles 30 minutos de espera se mostraram essenciais e no nosso caso a situação foi bem diferente…

DICA: A visita ao Buraco das Araras deve ser feita no final da tarde, em torno de 17h. Pouco antes do anoitecer as araras retornam para seus ninhos trazendo alimento e buscando proteção para a noite que está por vir. Neste momento começa o espetáculo e podemos observar o voo de dezenas de araras circulando de um lado para o outro, além do seu canto que ecoa por toda a Dolina…

Placa com instruções do percurso

Placa com instruções do percurso

Pegamos uma pequena trilha e paramos no primeiro mirante, que a princípio não nos ofereceu visão de muitos animais além da vista da própria Dolina, que é bem interessante. Até aquele momento eu nunca tinha ouvido falar neste termo, mas Dolina é o contrário de Colina…

Na verdade trata-se de um grande buraco circular, possivelmente formado pelo desmoronamento do teto de uma caverna. Por toda a superfície das paredes deste Buraco podemos ver fendas e aberturas, que são justamente os ninhos das araras… No fundo do buraco, uma lagoa de água esverdeada habitada por jacarés.

Diz a lenda que no passado o buraco era um local perfeito para desova e os fazendeiros da região usavam o Buraco para dar um fim a seus desafetos…

Vista para a Lagoa esverdeada no fundo do Buraco das Araras

Vista para a Lagoa esverdeada no fundo do Buraco das Araras

Registro do exato momento em que a primeira arara chegou voando em nossa direção

Registro do exato momento em que a primeira arara chegou voando em nossa direção

O visual é muito legal, mas até aquele momento, não tínhamos visto nenhum sinal de araras. Avistamos um tucano ao longe, que só pôde ser identificado pela silhueta bicuda e algumas araras voando de um ninho a outro, mas também a uma distância razoável.

De repente, a primeira arara pousa bem no guarda corpo do mirante e começa a interagir conosco… Esta arara, que tinha um olho defeituoso, era velha conhecida do guia e parecia estar sempre por ali.

Diferente das araras que vemos na cidade, essa não era tão dócil e apesar de curiosa, não permitia que a gente chegasse muito perto, então para tirar umas boas fotos fomos ameaçados com bicadas algumas vezes.

Nossa primeira visitante no Buraco das Araras

Nossa primeira visitante no Buraco das Araras

Posando junto de nossa amiga caolha, mas mantendo uma distância regulamentar

Posando junto de nossa amiga caolha, mas mantendo uma distância regulamentar

Depois de um tempo contemplando a paisagem ali, ainda antes do sol cair, partimos por uma trilha para o outro lado da Dolina e então o espetáculo começou…

Vista geral do Buraco das Araras

Vista geral do Buraco das Araras

No caminho já começamos a ouvir os cantos das araras, que pareciam tentar se comunicar umas com as outras, uma de cada lado do grande buraco. O eco era uma coisa impressionante…
Então quando chegamos no outro mirante, elas já estavam desfilando e voando em bandos de uma lado para o outro, num balé belíssimo…

Araras voam em grupos no final do dia no Buraco das Araras

Araras voam em grupos no final do dia no Buraco das Araras

Nossa amiga caolha veio voando do mirante do lado aposto até o ponto onde estávamos e ficou ali nos vigiando o tempo todo e logo outras araras vieram se juntar a ela, nos rodando pelas copas das árvores no entorno.

Mais uma foto com nossa visitante caolha...

Mais uma foto com nossa visitante caolha…

Grupos enormes de araras, na sua maioria com penas vermelhas e azuis, voavam de um lado a outro e iam se posicionando nas fendas da parede da Dolina e a gente ia observando cada família voltando para um ninho, como se fossem trabalhadores que retornam pra casa depois de um dia exaustivo de trabalho…

No final da tarde as araras voam de volta pro ninho...

No final da tarde as araras voam de volta pro ninho…

Então ficamos ali admirando o espetáculo durante o por do sol e em seguida retornamos para a base do passeio, onde chegamos já com uma certa escuridão da noite…

Então ainda sob a excitação do espetáculo que vivenciamos, compramos algumas lembrancinhas feitas com artesanato local e seguimos viagem de volta a Bonito…

A noite o caminho de volta é um pouco tenso, porque a escuridão é total na estrada e durante a maior parte do tempo não há nenhum sinal de vida, nem civilização. A estrada é de terra e temos mato de um lado e do outro. No fundo trata-se de uma grande reta e não existe possibilidade de errarmos o caminho, mas a sensação de estar e entrando fundo em um lugar ermo e desconhecido estava sempre presente, porque não vimos placas por muito tempo.

A noite pegamos a estrada de volta de Jardim para Bonito

A noite pegamos a estrada de volta de Jardim para Bonito

Chegando em Bonito sãos e salvos, o mais impressionante era a quantidade de mosquitos mortos grudados no para-brisa do carro… Isso é que é contato com a natureza!!!

PROGRAME-SE:
Buraco das Araras
Local: Jardim, MS
Distância: 53 Km (ideal visitar depois da flutuação no Rio da Prata)
Preço: R$45
Duração: 1h

____

Para conhecer todos os detalhes sobre o Roteiro de 7 dias em Bonito (MS) 2011, clique aquiPara ver todos os posts deste roteiro clique aqui.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Jardim, MS: O Buraco das Araras – Espetáculo com hora marcada

  1. Muito legal o seu blog! tou usando como referencia. Tenho uma duvida, todos os passeios eu posso agendar sozinha ou preciso fazer atraves de uma agencia? se for agencia, vc pode me indicar uma? estou indo no proximo janeiro.
    super obrigada, jade

    Curtir

    • Olá Jade, que bom que você gostou!
      Em Bonito todos os passeios são controlados, então você tem que fazer através de uma agencia, que vai te encaixar em horários e grupos específicos, obedecendo às regras e planos de manejo de cada atração. É tudo muito organizado e sustentável, mas tem esse inconveniente… não dá pra fazer nada por contra própria.
      Os preços são tabelados, então eu acho que não há muita diferença entre as agencias.
      Eu fiz direto no balcão da minha pousada e fui muito bem atendido. Tente obter informações direto com eles:
      http://www.pousadaolhodagua.com.br/

      Abraço e boa viagem!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s