Planejando um novo destino: 12 dias no Uruguai e Argentina 2014

Depois que meu post sobre o planejamento da viagem de réveillon em Santiago do Chile se tornou o post mais popular do Blog, decidi que postar um planejamento prévio de minhas viagens deve ser um hábito…

O post de Santiago está bombando! Tenho recebido dicas sensacionais, que vão ajudar muito no planejamento da minha viagem. Algumas dicas foram essenciais para decidirmos partes importantes do roteiro. E percebo que a discussão que criamos tem servido de referência para muita gente. Muito obrigado a todos que estão participando!

Agora estou dividindo com vocês o meu planejamento de férias para 2014… Eu e minha esposa ficaremos 12 dias no Uruguai e Argentina, entre os dias 3 e 14 de fevereiro.

[ATUALIZAÇÃO]

Para ver todos os posts do roteiro Uruguai e Argentina 2014, clique aqui. Para ver o post com o roteiro completo da viagem, clique no link a seguir:
Roteiro de 12 dias no Uruguai e Argentina: dicas, índice de posts e um resumão da viagem

[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

A ideia da viagem conjugada entre Uruguai e Argentina surgiu enquanto eu vasculhava o site Viaje na Viagem, que possui a uma das referências mais completas que encontrei para roteiros nesses dois destinos. O post abaixo é excelente e contém dicas muito boas para a preparação de um roteiro como o meu:

5 roteiros para combinar Argentina e Uruguai na mesma viagem

A partir deste post, o Ricardo Freire vai chamando outros posts específicos detalhando cada etapa do roteiro, com dicas e roteiros completos sobre cada etapa da viagem e cada local visitado.

Outra referência sensacional com roteiros muitos completos é o site que já indiquei antes em outros posts e volto a indicar aqui:
http://www.meusroteirosdeviagem.com/america-do-sul/uruguai
http://www.meusroteirosdeviagem.com/america-do-sul/argentina

Assim como no Viaje na Viagem, o blog Meus Roteiros de Viagem, do Diego Minotto, também detalha todos os aspectos de uma visita a cada cidade, com dicas excelentes sobre estadia, transporte, passeios, câmbio, restaurantes, enfim… Quase tudo que preciso saber sobre Uruguai e Argentina está lá!

O roteiro básico de nossa viagem ficou assim:

  • Dia 03 de fevereiro de 2014, seg: Vôo Rio-Montevidéu (Chegada as 13:10h) / Estrada para Punta del Este 120km (1:30h) / Check-in em Punta del Este
  • Dia 04/02, ter: Punta del Este
  • Dia 05/02, qua: Estrada pra Montevidéu / Parada em Punta Ballena – Casa Pueblo / Check-in em Montevidéu
  • Dias 06 e 07/02, quinta e sexta: Montevidéu
  • Dia 08/02, sáb: Estrada para Colonia del Sacramento 180km (2:30h) / Check-in em Colonia
  • Dia 09/02, dom: Barca pra Buenos Aires (1h) / Check-in em Buenos Aires
  • De 10 a 13/02, segunda a quinta: Buenos Aires
  • Dia 14/02, sex: Vôo de volta para o Rio de Janeiro as 15:50h

Hotéis e passagens aéreas já estão todos reservados e vamos ficar nos seguintes lugares:

Continuando minha coletânea de referências, indico aqui outros 2 blogs que ainda estou conhecendo aos poucos, mas que já me surpreenderam com ótimas dicas: é o Idas e Vindas da Carla e o Nós no Mundo, da Anna Bárbara. Nestes eu encontrei dicas legais sobre o Uruguai, cujos posts coloco aqui:
http://www.nosnomundo.com.br/2011/06/roteiro-de-4-dias-em-montevideu/
http://www.nosnomundo.com.br/2011/07/montevideu-a-punta-del-este-de-carro/
http://www.idasevindas.com.br/2007/05/30/uruguai-balanco-geral-alimentacao/

Claro que nestes blogs temos muito mais coisas interessantes, mas estes posts são apenas uma amostra.

No Idas e Vindas eu encontrei até um post com formato muito parecido com este, onde a blogueira fala do planejamento da viagem e coleta dicas dos leitores… O engraçado é que além do formato ser muito parecido, o roteiro também é sobre 12 dias entre Uruguai e Argentina:
http://www.idasevindas.com.br/2007/02/11/cenas-dos-proximos-capitulos/

Juro que o meu não foi plágio!!! Hahahaha

Para os roteiros de Buenos Aires, eu tenho consultado alguns amigos que já estiveram por lá e já recebi roteiros de todos os tipos. Ainda estou tentando me encontrar no meio de tantas referências e mais tarde eu posto detalhes sobre o que vamos fazer por lá…

Enfim…

Até fevereiro pretendo detalhar um pouco mais o planejamento da viagem e o que eu julgar interessante dividir com o mundo, eu vou atualizando por aqui. Se alguém puder contribuir de alguma forma, fico muito agradecido!!!

Relatos de viagem, dicas, dúvidas e contribuições de qualquer tipo serão muito bem-vindas… Aguardamos seus comentários!!!

Um grande a abraço a todos!

Anúncios

17 pensamentos sobre “Planejando um novo destino: 12 dias no Uruguai e Argentina 2014

  1. Que legal! Vou pra Buenos Aires no Carnaval. Então vou ter dicas fresquinhas.
    A Carla do Idas e Vindas é uma especialista em Buenos Aires, já foi trocentas vezes e de incontáveis maneiras. Eu já fui duas vezes e posso dizer que amo a cidade. Mas como a última vez foi em novembro de 2009, sei que a cidade mudou bastante. Na época, fiquei num apart no bairro Retiro, perto da Plaza San Martin, e foi ótimo, mas uma pessoa que foi recentemente, e que fez reserva no mesmo hotel, disse que o entorno está meio esquisito. Vou ficar na Recoleta que é mais garantido e ainda é central.
    Também já estou nas pesquisas. Encontrei este blog de uma brasileira que mora lá e dá ótimas dicas culturais e de restaurantes: http://myvillacrespo.com/

    Curtir

    • Opa! Boa notícia Alexandre!
      Sabendo que você vai estar por lá em breve, vamos poder trocar algumas dicas…
      Vou dar uma olhada no blog que vc indicou e qualquer coisa a gente vai conversando!

      Ainda estou mais focado em Santiago, mas já estou recolhendo algumas dicas de forma mais “moderada”, digamos assim… De repente a gente combina um jeito melhor de trocar informações por email… Depois na volta eu digo oq funcionou e o q não funcionou. O que acha?

      Grande abraço!

      Curtir

      • Ótimo! Também estou vendo mais Santiago. Conhecidos que foram recentemente pra BsAs gostaram muito da cidade, tem até uma que vai de novo no Ano Novo.
        Acho que o mais legal de lá é andar e andar. A arquitetura é incrível, e a comida também. Quem foi ao Uruguai também voltou só com elogios.

        Um abraço!

        Curtir

  2. Que engraçado, também estarei fazendo essa viagem com o meu esposo agora do dia 13 a 21 de fevereiro, a diferença que acrescentei um dia em Carmelo para conhecer os vinhedos, li maravilhas de lá. Estou fazendo a reserva de carro através do Puntacar, onde encontrei as menores tarifas, $36 a diária. Pretendo ficar com o carro até colonia, não que seja necessário, mas com certeza facilitara muito, uma vez que decidimos levar nosso filho de 2 anos.

    Curtir

    • Olá Paloma,
      Vou estar me preparando pra partir no dia em que você estará chegando… Quem sabe não consigo ainda passar algumas dicas fresquinhas?

      Estou um pouco apreensivo porque a previsão do tempo para esta semana esta péssima! Mas vou tentar abstrair…

      Acabei fechando meu aluguel de carro na Hertz. Pra categoria de carro que eu peguei e pelo tempo curto (2 dias) o melhor preço foi o deles… Clientes itau tambem tem 25% de desconto!

      Preferi ficar com carro só pra ir e voltar de Punta. Mas no seu caso, com criança, imagino que um carro seja mais confortavel do taxi…

      Vou dar uma pesquisada sobre Carmelo neste final de semana. Se estiver chovendo em Punta, quem sabe não vale a pena ir pra outros lugares? Até que você me deu uma boa ideia!

      Grande abraco e boa viagem!

      A. Batalha

      Curtir

      • Oi, Alessandro, estou vendo nas previsões só chuva e trovoada. Mas me diga vc que ta aí, está mesmo assim? Ta ruim para fazer os passeios? Caso resolva ir a Carmelo, procure o vinhedo Narbona. Vai mandando notícias, se puder. Estou sempre acompanhando.

        Curtir

        • Olá Paloma,
          Hoje é meu ultimo dia em Montevideu e amanhã pela manhã partimos pra Colonia.

          Em Punta pegamos tempo bom, apesar do céu encoberto, e achei a cidade sensacional… Nas redondezas, não deixe de visitar a Casa Pueblo e a península de Punta Ballena. Em Punta, reserve um tempo para circular pelos bairros fora do centrinho, conhecendo as areas residenciais que estão repletas de mansões e propriedades muito bonitas. Não tive tempo, mas deu vontade de andar de bicleta pela cidade, curtindo a atmosfera do local. Tomara que não chova, porque com chuva a cidade deve ficar morta… Ah! Fuja do Mirador do edifício “La Vista”! É furada… Caro, o andar giratório não está funcionando e ele não oferece nada demais…

          Já em MVD o tempo está exatamente como voce falou! Chuvas e trovoadas fortíssimas nos últimos dois dias.

          No dia da chegada conseguimos pegar tempo firme e curtimos o fim de tarde num passeio pelas Ramblas de Punta Carretas até o Farol de Punta Brava. Mas a noite começou a chuvarada!

          O pior é que os Uruguaios estão dizendo que estas chuvas não são comuns e que há muito tempo não se via um verão tão chuvoso…

          Então tentamos privilegiar os passeios “indoor”, mas tudo fica muito mais dificil. Na cidade velha passamos mais tempo do que o esperado dentro de museus, aproveitando pausas na chuva para caminhar de um lado a outro. Neste processo muita coisa ficou de fora.

          Ou seja, separe sua capa de chuva e enfrente o aguaceiro!

          Hoje passamos um perrengue na rua porque os taxis desapareceram depois da tempestade. Então se eu puder dar uma dica, em caso de tempo chuvoso, alugue um carro…

          Fizemos a visita guiada ao Teatro Solis e depois esperamos 1h por um taxi para ir a visita guiada no Palácio Legislativo. Não conseguimos pegar nenhum, então tomamos um ônibus. Chegando lá, a visita estava suspensa por causa da chuva… Voltamos ao hotel ensopados e derrotados…

          Durante todo o dia tivemos muita dificuldade em achar taxis. Depois das 17h a chuva deu uma trégua e conseguimos conhecer o parque Rodó e a Playa Ramirez. Depois fomos pro shopping pra fugir da chuva que ameaçava cair de novo.

          Enfim… O tempo está quente, mas com a chuva e o vento, sempre fica um friozinho a noite. Venha preparada para chuva, mas sempre que a chuva der uma trégua, aproveite para fazer os passeios ao ar livre..

          Depois vou colocando aki outras dicas. Quando chegar ao Brasil eu atualizo os posts com fotos!

          Grande abraço e boa viagem!
          Alessandro Batalha

          Curtir

          • Nossa, passei sufoco só de ler, imagino pegar essa chuva toda com o nosso filho de 2 anos, simplesmente a viagem acaba. Mas aluguei o carro até Colônia e Deus é pai, já estou vendo nas previsões que a partir do dia que vou (quinta) não aparece mais o raiozinho!! rsrsrs Não penso em fazer visitas, é tão pouco tempo que quero mesmo passear pelas Ramblas, Parque Rodó, comer no mercado e conhecer outros restaurantes. Vou ficar aqui aguardando suas impressões de Colônia del Sacramento. Obrigada pela atenção!

            Curtir

  3. Pessoal,
    Aproveito pra deixar aqui algumas dicas e impressões sobre o Uruguai e principalmente, Montevidéu:
    – Os Uruguaios são muito simpáticos e os serviços são muito bons. Todos são “muy amables” de verdade… Em restaurantes, taxis, lojas, hoteis, etc. Até os transeuntes…
    – Nos restaurantes o serviço é rápido, mas a comida é bem mais ou menos. Se você gosta de experimentar novos sabores e mergulhar na cultura local através da gastronomia, experimente a Parrillada. Caso contrário, vá com calma, porque o treco é bem esquisito. Eu detestei…
    – Comer é muito caro no Uruguai. Tão caro quanto comer num restaurante em Ipanema. Pelo menos em Punta del Este e Montevidéu. Pelo que pude ver, comprar também não vale a pena.
    – Usar cartão de crédito no Uruguai é a forma mais vantajosa de se pagar qualquer coisa, exceto sua estadia de hotel. Para todas as outras coisa recebemos direto na fatura a devolução do IVA (em torno de 18.5%) que compensa o IOF;
    – Por falar em IVA, alguns restaurantes espertinhos apresentam os preços no cardápio sem IVA. No final da conta vem a surpresinha desagradável: um acréscimo de 22% sobre o valor total. E vc que estava achando que ia economizar 18,5%, acaba descobrindo que vai pagar mais caro… A gorjeta é sempre opcional.
    – Real e Dolar são aceitos como moeda corrente. Alguns estabelecimentos usam até cotação melhor que a casa de câmbio para fugir das taxas do cartão de crédito e receber em cash. Verifique antes o câmbio praticado e use seus reais sem medo. Troque um valor mínimo de pesos, use cartão de crédito e quando for necessário pagar em cash, use seus reais brasileiros. Até o pedágio da Interbalneária e taxis eu paguei com reais. Mas eu perdi a visita guiada ao Teatro Solis no primeiro dia porque eu não tinha Pesos. Mas este foi o único lugar que não aceitou…
    – Por falar em Teatro Solis… A visita guiada é bem legal e o Teatro é lindo. Mas na verdade a visita é curta e não mostra nada que você não veria se fosse a um espetáculo. Então se você gosta de teatro, veja um espetáculo em vez da visita! Os preços são muito baratos se comparados aos nossos. Eles tem entrada a partir de R$15 dependendo do espetáculo.

    Enfim… Acho que por enquantl é só! Se lembrar de mais alguma coisa posto aqui e mais tarde nos “posts” específicos.
    Fiquem a vontade para perguntar e dar suas contribuições.

    Um grande abraço,
    A. Batalha

    Curtir

  4. Neste momento estamos terminando nossa segunda noite em Buenos Aires, mas vou contar um pouco de nossa despedida do Uruguai.

    Depois do relato acima, saimos de Montevidéu e chegamos em Colonia del Sacramento. Depois de tantas chuvas e trovoadas fomos abençoados com céu azul e um sol de rachar.
    Segundo o rapaz que nos atendeu na pousada Le Vrero (diga-se de passagem, era uma figuraça e falava pelos cotovelos) estava chovendo há 4 dias na cidade e aquele céu azul deveria ser aproveitado ao máximo, antes que chovesse de novo.

    E foi exatamente o que aconteceu… Curtimos o dia todo e no momento que colocamos os pés de volta na pousada, a noite, a chuva caiu de novo.

    Na verdade saimos preparados para chuva e esquecemos de levar protecao para o sol e calor… Quase tive uma ensolação.

    Colonia é uma cidade muito pitoresca, tem um clima muito particular, mas na verdade ela é muito maior do que imaginei. No entanto o centro hostórico é minusculo e quase todos os pontos de interesse se concentram na Plaza de Mayo. Então uma visita a Colonia deve começar pelo Porton de Campo e seguir sem destino definido… Fomos caminhando em direção àquilo que nos chamava atenção no momento e em poucas horas já tinhamos conhecido tudo.

    Em Colonia dedicamos o dia a contemplação e relaxamento. Almoçamos no La Bohemia (primeiro lugar com ar-condicionado que encontramos) e jantamos no La Bodeguita. O primeiro tinha atendimento bom e comida fraca e o segundo, na minha opinião, é altamente superestimado. A pizza não era lá essas coisas, o local estava muito cheio e confuso e o serviço foi o único no Uruguai inteiro que foi lento e carrancudo. Não gostei.

    O melhor de Colonia foi o chá da tarde. As 17h fomos ao Lentas Maravillas… Local agradável com uma sala aconchegante ou jardim com vista, sobremesas deliciosas e atendimento personalíssimo. A dona da casa nos deu atenção total e até abriu todos os saquinhos de chá para sentirmos o aroma de cada um explicou tudo tintim por tintim.
    Depois de satisfeito, descemos até o jardim e passamos o resto da tarde ali apenas curtindo a paisagem…

    Realmente ficamos muito impressionados com o nivel do atendimento e dos servicos prestados no Uruguai. Eu não esperava encontrar pessoas tão simpáticas e servicos tão eficientes. Infelizmente os preços são altíssimos e a comida em raras vezes agradou…

    O mais engraçado foi ver a reação dos Uruguaios cada vez que falavamos que estavamos indo a Buenos Aires. Ninguém parece gostar dos “hermanos” do outro lado do rio. E realmente o choque cultural foi grande ao desembarcar em Buenos Aires… Depois de toda a simpatia Uruguaia, desembarcamos em Buenos Aires, fomos extorquidos por um taxista, sentamos num restaurante e fomos destratados por um garçom mau-humorado e tivemos que brigar por causa de uma conta adulterada no fechamento do almoço… Mas apesar desse tipo de figuras, Buenos Aires é uma cidade sensacional, que está em um patamar infinitas vezes superior a Montevidéu.

    Mas isso é assunto para outro dia…

    Curtir

  5. Oi, Alessandro. Que pena que você teve esses episódios em dois dias de Buenos Aires. Sempre fico assustado com estes relatos porque nunca fui destratado ou coisa parecida pelos argentinos, pelo contrário até. Mas que bom que você colocou estas experiências ruins de lado e está aproveitando a cidade. Aguardo seus posts!

    Curtir

    • Olá Alexandre,
      Acho que o que senti no início foi a diferença entre o tratamento no Uruguai e o tratamento ma Argentina… Aqui em Buenos Aires eles tem aquela cortesia bem treinada, mas nada natural. Como no primeiro dia eu fui no primeiro restaurante que encontrei, sem indicações, acabei indo num lugar ruim e fui muito mal atendido… Depois disso nunca mais passamos por algo parecido.

      Na minha opinião estamos sujeitos a topar com gente desonesta ou incompetente em qualquer lugar… Dei azar.

      Mas agora estamos curtindo bastante, sem maiores perrengues. Vou preparar os posts com fotos quando voltar de viagem. Se precisar de algo antes, mande uma mensagem aki.

      Conhecer os bons restaurantes de Buenos Aires é tão importante quanto qualquer atração turistica ou monumento…

      Abraco!

      Curtir

      • Eu ia dizer pra aproveitar bem os últimos dias de viagem, mas acho que vocês já devem ter voltado. Hahaha. Vou esperar pelos posts! Eu só estava curioso sobre Colonia, mas já estou quase certo de que não irei, pois é um bete-volta de dia inteiro e acho que seria melhor aproveitado em Buenos Aires mesmo. Abraço!

        Curtir

        • Ja estamos de volta!
          Vou tentar escrever os posts a partir desta semana,mmas como ainda vai demorar um tempinho pra escrever sobre em Buenos Aires, fique a vontade para fazer consultas.

          Sobre Colonia: da perfeitamente pra ir e voltar no mesmo dia. Em 4h da pra conhecer tudo e fazer o roteiro turistão… Mas Colonia não é uma cidade para conhecer na correria… A cidade em si não tem nada de espetacular, entao não vale a pena ir até lá só pra ver. Se não for pra entrar no clima e desacelerar, melhor não ir porque você pode se decepcionar.

          Eé importante ressaltar que apesar da viagem de barca durar 1h e pouco, existe todo o processo de checkin e de imigracao na ida e na volta, oque é chato e demorado sempre.

          Curtir

  6. Pra quem tá acompanhando este post, eu gostaria de avisar que já comecei a publicar as primeiras postagens sobre o Roteiro Uruguai-Argentina. Vejam lá:
    Dia 03/02
    https://batalhaspelomundo.wordpress.com/2014/02/18/desembarcando-no-uruguai-e-a-estrada-para-punta-del-este/

    Dia 04/02
    https://batalhaspelomundo.wordpress.com/2014/02/19/punta-del-este-e-punta-ballena-desbravando-o-balneario-mais-charmoso-do-uruguai/

    Comentem, curtam, compartilhem!

    Grande abraço!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s