Santiago: Primeira vista da Cordilheira dos Andes, Igreja de São Francisco e Cerro Santa Lucia

SÁBADO, 28 DE DEZEMBRO DE 2013:

A cordilheira dos Andes, Igreja de São Francisco e Cerro Santa Lucia

Sobrevoando a Cordilheira dos Andes - Vista para os lagos azuis nos vales

Sobrevoando a Cordilheira dos Andes – Vista para os lagos azuis

Depois de algumas baixas importantes, nosso grupo que em julho começou com 8 pessoas, se reduziu a 4 pessoas no início da viagem. Então partimos Eu, Elisa, Xará e Jackie para a nossa tão esperada viagem de reveillon em Santiago…

Viajamos para Santiago na manhã de sábado num vôo que partiu do Rio de Janeiro em torno de 7:45 da manha, com escala em Montevidéu. Nosso voo atrasou um pouco pra sair do Uruguai e acabamos almoçando por lá mesmo no aeroporto.

Pode-se dizer que a primeira atração do Chile para quem chega de avião em Santiago é o vôo sobre a Cordilheira dos Andes… Com o céu quase sempre limpo, a cidade oferece uma visão espetacular das Cordilheiras, brindando os visitantes com uma bela visão panorâmica de toda sua cadeia de montanhas.

Sobrevoando a Cordilheira dos Andes

Sobrevoando a Cordilheira dos Andes

Esta visão inicial nos deu um certo ânimo e apesar do cansaço da viagem, decidimos que o primeiro dia não seria desperdiçado. Largariamos as malas no hotel e já tentariamos conhecer algumas das atrações mais próximas. Então o Xará pegou um pedaço de papel (de um formulário da imigração) e começamos a rabiscar ali um roteiro improvisado…

O avião pousou em torno de 15h e em pouco mais de uma hora estavamos no hotel. O transfer até o hotel já estava reservado e custou 25.000 CLP para as quatro pessoas.

Vista para nosso quarto no Ibis Providencia

Vista para nosso quarto no Ibis Providencia

Na van cabem várias pessoas, então para um grupo grande o preço vale muito a pena. No nosso caso seriam 6, mas como o grupo reduziu pra 4, o valor acabou ficando quase o mesmo de 2 taxis (muitos não aceitam levar 4 pessoas com malas em um único carro).

Antes de partir, fizemos um saque no caixa elêtronico bem na saída do desembarque. Saquei o dinheiro “pê-da-vida”, sabendo que exatamente naquele dia iniciava o aumento do IOF para saques internacionais recém-anunciado pelo governo…

Ficamos hospedados no Hotel Ibis Santiago Providencia, localizado no bairro de mesmo nome e o motorista da van, muito solícito, foi nos conduzindo por um caminho alternativo, fazendo uma espécie de City-Tour preliminar, apontando os locais de interesse e tirando nossas primeiras dúvidas.

Chegando no hotel, fizemos um pit-stop bem rápido e percebi que eu tinha sofrido a primeira “derrota” da viagem… Uma das notas tinha saído do caixa elêtronico desse jeito e eu só tinha percebido ao chegar no hotel:

Santiago 2013_Alessandro 159

Cédula de 5.000 CLP recebida no caixa eletrônico do aeroporto

Então, sem mais chororô, partimos direto para o metrô, rumo a estação Santa Lucia…

Vista para a Biblioteca Nacional do Chile, próximo a estação do metrô Santa Lucia

Vista para a Biblioteca Nacional do Chile, próximo a estação do metrô Santa Lucia

Nossa primeira impressão de Santiago foi de que o verão na cidade é realmente muito quente e seco… Li em um blog antes de partir que seria importante levar agasalhos para Santiago, mesmo no verão, porque provavelmente faria frio a noite… Estou esperando este frio até agora!
Com exceção da noite do dia 31, que teve uma temperatura agradável, o clima durante todo o tempo foi de calor muito forte com um sol queimando o quengo o dia inteiro, sem uma nuvem no céu. E como o sol nesta época do ano se põe em torno de 21h, este calor se estendeu por quase todo o tempo em que estavamos na rua…

Ali pertinho do metrô, na Av. Libertador Bernardo O´Higgins, fica a Igreja de São Francisco, onde fizemos nossa primeira parada.

Vista para o altar da Igreja de São Rancisco

Vista para o altar da Igreja de São Rancisco

Interior da Igreja de São Francisco - ao fundo o órgão

Interior da Igreja de São Francisco

A igreja de São Francisco é a construção mais antiga do Chile e tem um aspecto bem interessante, com seus detalhes austeros e acabamentos em pedra. Ela também abriga a imagem da Virgen del Socorro, padroeira de Santiago, trazida do Peru para o Chile no início do século XVI pelo explorador Pedro de Valdivia, integrante da primeira expedição espanhola à região.

Sua construção foi concluída em 1618 e ela já passou por inúmeros reparos devido a danos causados por terremotos.

Okay, eu confesso… Descobri isso tudo agora procurando no google (fonte wikkipedia).

Fizemos uma visita rápida e partimos para o Museu Colonial, que fica no antigo Convento de São Francisco, anexo a igreja. Infelizmente o museu estava fechado, pois já passava das 18h. Voltariamos lá no dia 31/12.

Neste momento já estavamos todos derretendo, então paramos para comprar um sorvete e em seguida subimos o Cerro Santa Lucia.

Pessoas relaxando sob as sombras no gramado da praça ao lado do Cerro Santa Lucia

Pessoas relaxando sob as sombras no gramado da praça ao lado do Cerro Santa Lucia

O interessante é que em todos os lugares arborizados como este, encontramos uma concentração grande de chilenos e turistas deitados na grama, à sombra, dormindo, namorando ou simplesmente relaxando… Ao redor, uma quantidade enorme de cães de todos os tipos, tamanhos e raças.

Vista para a Terraza Neptuno, no Cerro Santa Lucia

Vista para a Terraza Neptuno, no Cerro Santa Lucia

Estátuas de madeira no alto do Cerro Santa Lucia

Estátuas de madeira no alto do Cerro Santa Lucia

Cerro Santa Lucia

Cerro Santa Lucia

O local é muito bonito e oferece vistas panorâmicas da cidade, de onde podemos observar seus prédios históricos contrastando com construções super modernas e ao fundo, meio embaçada pelo ar poluído da cidade, a Cordilheira dos Andes, sempre onipresente em Santiago.

Vista panorâmica de Santiago do alto do Cerro Santa Lucia - ao fundo, as Cordilheiras dos Andes

Vista panorâmica de Santiago do alto do Cerro Santa Lucia – ao fundo, as Cordilheiras dos Andes

Os belos arranha-céus de Santiago - Detalhe para o efeito do reflexo duplicado na fachada espelhada

Os belos arranha-céus de Santiago – Detalhe para o efeito do reflexo duplicado na fachada espelhada

De olho nas inúmeras dicas que recebemos de Santiaguinos sobre segurança, procuramos descer do Cerro Santa Lucia antes do anoitecer, apesar de não termos visto nada que justificasse qualquer sensação de insegurança…

Praça Pedro de Valdívia, no Morro Santa Lucia

Praça Pedro de Valdívia, no Morro Santa Lucia

Ainda no Cerro Santa Lucia, o Castillo Hidalgo - Aqui passamos nossa noite de ano novo mais tarde

Ainda no Cerro Santa Lucia, o Castillo Hidalgo – Aqui passamos nossa noite de ano novo mais tarde

De lá, partimos direto para o Bar-Restaurante Liguria, que ficava bem pertinho do Hotel.

Detalhe da decoração interior do Bar Liguria

Detalhe da decoração interior do Bar Liguria

Recebemos boas recomendações sobre o bar e realmente este foi nosso jantar mais legal na cidade. O restaurante tinha uma decoração retrô com um clima de Pub. O cardápio estava cheio de pratos diferentes e interessantes, com nomes dificílimos que até mesmo a Jackie que morou no México e é fluente em espanhol teve dificuldades para entender… Mas isso não foi problema, porque o garçom, muito simpático e solícito, fez questão de vir a nossa mesa várias vezes para explicar com detalhes não apenas os ingredientes do prato, mas também o processo de preparo, com direito a gestos e dramatização sobre a arte de cozinhar…

Jantamos, com direito a um bom vinho chileno, e algumas doses de drinks a base de pisco… Exaustos, fizemos nosso primeiro brinde a Santiago! Depois do dia cansativo, a mínima dose de álcool deixou todo mundo alegrinho e o dia seguinte traria uma boa ressaca, mas valeu a pena!
___
Para mais detalhes sobre o roteiro de 4 dias em Santiago, clique aqui. Para ver uma lista com todos os posts sobre este roteiro, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s