Reveillon em Santiago 2013-2014: Roteiro de 4 dias na capital chilena

DE 28 DE DEZEMBRO A 01 DE JANEIRO DE 2014

Neste post vou apresentar um resumo geral do nosso roteiro, compilando as principais dicas e impressões para que sirva de referência para aqueles que planejam uma visita a Santiago, seja no Reveillon ou qualquer outra data.

A seguir, uma lista com o link e um resumo de todos os posts do roteiro, dia por dia:

Neste post falamos um pouco sobre o planejamento geral da viagem e criamos uma lista de discussão. Tivemos uma participação bem legal dos leitores com dicas de todos os tipos para roteiros em Santiago e arredores e principalmente, opções para a noite da virada.

Cerro Santa Lucia

Cerro Santa Lucia

Dia da nossa chegada. Depois do vôo longo e de todo o processo de checkin, restaram poucas horas no primeiro dia, mas como a noite demora a cair em Santiago nesta época do ano, ainda deu para aproveitar um pouco. Por ser no centro, o Cerro Santa Lucia é uma ótima opção para começar o passeio e ter uma visão geral da cidade.

O Cerro San Cristóbal é uma espécie de Morro do Corcovado de Santiago, se me permitem a comparação…

Vinícola Concha y Toro

Vinícola Concha y Toro

Com um pouco mais de tempo dá pra passar um dia inteiro nas redondezas do Morro. Além de um mirante incrível, a estátua da virgem e a bela igreja Santuário de La Inmaculada Concepción, aos pés do morro há um zoológico e pertinho dali fica o museu La Chascona (uma das casas de Pablo Neruda). Na hora do almoço uma boa pedida é almoçar no Pátio BellaVista.
Em nosso roteiro resolvemos encaixar uma visita a vinícola Concha y Toro, que também é programa essencial pra quem vai a Santiago. Apesar de ser um tour bem turistão o passeio básico é bem legal, mas pra quem gosta de vinho, uma boa opção é pagar um pouquinho mais e participar de uma degustaçao com sommelier (tour Marques Casa Concha). Chegar lá de metrô é super fácil.

O bate-volta a estas duas cidades vizinhas pode ser feito de várias formas: ônibus urbano, carro ou agência de viagens. Optamos por contratar um motorista-guia particular pagando 110.000 CLP por uma van com vários lugares. Em um dia inteiro dá pra ter uma visão geral das duas cidades… Fica sempre um gostinho de “quero-mais”, mas para quem tem pouco tempo em Santiago, um dia em Viña del Mar e Valparaíso é suficiente. Se você vai ficar mais de uma semana ou visita Santiago pela segunda vez, uma noite em Viña pode ser uma boa pedida.

Viña del Mar

Viña del Mar

Em um dia bem corrido conhecemos as principais atrações do Centro Histórico, sem entrar em quase nenhuma delas (exceto o Convento de São Francisco e a Catedral). Em uma manhã dá pra ter uma visão geral do Palácio La Moneda, Paseo Ahumada, Plaza de Armas e arredores. Em um roteiro normal que não seja uma véspera de ano novo, recomendo esticar um pouco mais e conhecer alguns dos museus mais importantes por dentro.
Fizemos um almoço bem tardio no Pueblito Los Dominicos que é um passeio legal para encerrar a viagem, onde podemos relaxar e fazer compras nas lojinhas de artesanato. Pra quem gosta de souvenires e badulaques em geral, é um prato cheio.

Neste dia voltamos relativamente cedo pro Hotel para descansar e cochilar um pouco antes da maratona da noite de ano novo.

A noite fizemos um lanche no hotel (jante bem cedo se quiser encontrar algo aberto) e partimos para a queima de fogos da Torre Entel por volta das 23h. Recomendo que você compre os bilhetes do metrô com certa antecedência, pois a bilheteria fecha no horário normal. A queima de fogos pode ser vista de vários pontos da cidade, então se você quiser participar da festa, basta descer em uma estação de metrô na Av. Bernardo O’Higgins. Quanto mais perto da estação La Moneda, mais perto do palco e da muvuca.

Depois da queima de fogos partimos caminhando para o Cerro Santa Lucia onde rolou a festa de ano novo do Castillo Hidalgo. A venda de ingressos foi feita com uma certa antecedência no site da Ticketek do Chile.

TRANSPORTE E TRANSLADOS EM GERAL
O melhor meio de transporte em Santiago é sem dúvidas o metrô. Rápido, eficiente e te leva para praticamente qualquer lugar na cidade.
Como metrô não funciona o dia inteiro, eventualmente você precisará de um taxi, que em geral me pareceu barato e confiável. A partir do bairro da Providencia, a corrida mais cara deu em torno de 3.000 CLP, que dá um pouco menos de R$15.
Apesar de inúmeros relatos e dicas sobre como evitar golpes de taxistas desonestos, felizmente tivemos uma boa experiência. Mas não custa previnir… Tenha sempre dinheiro trocado e pague o exato valor da corrida. Fique de olho no taxímetro e confirme o uso do mesmo antes da corrida. Para corridas curtas ou tarde da noite, alguns motoristas tentaram cobrar preço fechado. Se não concordar, procure outro na esquina.

Nossa viagem de van para Valparaíso e Viña del Mar

Nossa viagem de van para Valparaíso e Viña del Mar

Nosso translado do aeroporto pro hotel foi feito com a Transvip e pagamos 25.000 CLP até Providencia em uma van exclusiva, com vários lugares. Para um grupo grande pode valer a pena, mas para grupos pequenos um carro menor pode sair mais em conta.
Na volta usamos um transfer agenciado pelo nosso hotel (Ibis Providencia) que acabou saindo bem mais barato. Então, antes de reservar qualquer coisa, consulte os preços com o parceiro do seu Hotel, pois eles podem ter um esquema bom.

O transporte até Valparaíso e Viña del Mar saiu por 110.000 CLP para todo o grupo e foi contratado com o Sr.Humberto, cujos contatos eu peguei neste link: Opção Confiável de Transporte em Santiago.

CLIMA
Ficamos sonhando com os picos nevados sobre a Cordilheira dos Andes, mas o que encontramos nesta época do ano foi um clima muito quente e seco. Mesmo a noite, quando a temperatura costuma cair em lugares de clima seco, era muito quente.

Então, se você for a Santiago em dezembro, tenha a mão um agasalho leve por precaução, mas se prepare para usar chapéu e muito protetor solar. Beba bastante água e se você tiver alergias respiratórias, leve seu coquetel de remédios e anti-alérgicos. Usei calças jeans um único dia e quase morri de calor…

O sol se põe por volta das 21h, o que é ótimo para as andanças turísticas, fazendo o dia render muito bem.

Tarde de muito sol e praia lotada em Reñaca

Tarde de muito sol e praia lotada em Reñaca

GASTRONOMIA E SERVIÇOS

O jantar no bar-restaurante Liguria é uma ótima opção

O jantar no bar-restaurante Liguria é uma ótima opção

Confirmando a impressão da maioria dos viajantes, o povo chileno pareceu muito simpático e solícito sempre. Em locais turísticos todo mundo se esforça pra falar o bom e velho “portunhol” e os serviços são muito bons em geral.

Nos restaurantes, o atendimento foi sempre simpático, mas nem sempre rápido. Fomos atendidos com cortesia e presteza, mas a velocidade não é mesmo o forte deles. Aliás, a gastronomia não é o forte da cidade de Santiago, embora a cidade já conte com ótimas opções.

Ainda estou tentando entender qual é o prato típico chileno e me parece que são as “empanadas”. Todo lugar tinha a tal da empanada (uma espécie de pastel de forno), mas fora isso, não vimos muita coisa de especial.
Para beber, o tal do “Mote con Huesillos” que está em todos os lugares, além é claro, do melhor vinho do mundo, a preços muito convidativos…

ONDE FICAR
O bairro mais recomendado por viajantes e especialistas é o bairro da Providencia, que foi onde ficamos. Escolhemos o Hotel Ibis Santiago Providencia, que realmente fica muito bem localizado. Para quem quer ficar a uma distância a pé das principais atrações turísticas, talvez o centro seja uma opção melhor, mas o bairro da Providencia é mais residencial, tem uma ótima oferta de restaurantes, bares e vida noturna e fica no meio do caminho entre as atrações do Centro e o moderno e sofisticado bairro de Las Condes.

MAPA DO CENTRO DE SANTIAGO
O mapa a seguir ilustra as principais atrações que visitamos no Centro de Santiago, mostrando as distâncias com links para os posts onde cada lugar foi mencionado, facilitando o entendimento do roteiro:

__
Para ver todos os posts relacionados a este roteiro, clique aqui.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Reveillon em Santiago 2013-2014: Roteiro de 4 dias na capital chilena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s