Buenos Aires: Enfim, o show de Tango no “El Querandí”

NOITE DO DIA 13 DE FEVEREIRO DE 2014
Aqui eu conto pra vocês como foi nossa primeira experiência em uma casa de Tango de Buenos Aires, no restaurante e casa de show “El Querandí”.

Para ver todos os posts do roteiro Uruguai e Argentina 2014, clique aqui. Para ver o post com o roteiro completo da viagem, clique no link a seguir:
Roteiro de 12 dias no Uruguai e Argentina: dicas, índice de posts e um resumão da viagem

Depois de alguma pesquisa, escolhemos o “El Querandí” para assistirmos nosso primeiro show de tango. O lugar me foi indicado por diversas fontes diferentes como sendo o mais “meio-termo” da cidade, além de possuir um espetáculo bonito e refinado. A casa fica na Calle Peru, esquina com Moreno (tel.: 5199-1770) e funciona numa antiga confeitaria art-déco num show com 7 músicos e 6 bailarinos.

Outras opções, além do Querandí seriam:

  • “El Viejo Almacén” (Independencia esquina Balcarce, San Telmo, tel.: 4307-6689), que segundo o guia do meu amigo Carlos possui o espetáculo mais Broadwayano/Folies-Bergeresco da cidade (seja lá o que isto significa). São 13 bailarinos acompanhados por um sexteto.
  • O show mais intimista é o do “Bar Sur” (Balcarce esquina Estados Unidos, San Telmo, tel.: 4362-6086). Dois casais de bailarinos, dois músicos e duas cantoras da velha guarda se revezam das 8 da noite às 3 da manhã.

Como era nossa primeira vez, optamos por um show de pretensões intermediárias, por assim dizer…

Recomendo fazer a reserva com antecedência pelo site http://www.querandi.com.ar. Após a reserva, teoricamente, você receberá um email de confirmação. Mas se não receber, corra atrás de um, porque o sistema deles não é dos mais confiáveis.

Não faça como eu, que pedi para o recepcionista do meu Hotel ligar e confirmar… Veja o relato de como perderam minha reserva no link abaixo:

Buenos Aires: El Caminito, San Telmo, livraria El Ateneo e como levamos um “cano” do “El Querandí”

Recapitulando, são quatro opções:

  • Apenas show: USD 60
  • Show com jantar executivo + 1 bebida + 1 entrada ou sobremesa: USD 90
  • Show com jantar completo a la carte: USD 130
  • Ou show com jantar VIP: USD 250 (pelo preço deve dar direito a jantar na casa dos músicos após o show).

Reservas pela internet dão 10% de desconto.

Jantar em Buenos Aires é muito barato, então a quantia paga para termos direito ao jantar é exorbitante se compararmos com a oferta que existe na cidade. Eu optei pelo show apenas, mas acho que este foi o motivo do sumiço da minha reserva… Pela comodidade, talvez valha a pena pagar o jantar-show completo, dependendo do seu orçamento.

Para todas as opções eles mandam uma van nos buscar em qualquer hotel nos bairros do Centro, San Telmo, Recoleta ou Palermo.

O transporte oferecido pela casa de show

O transporte oferecido pela casa de show

No dia em que levamos o “cano”, conversei pessoalmente com um funcionário que me prometeu o melhor lugar da casa, para compensar os transtornos causados. Com uma nova reserva feita, no dia do show a Gerente da casa me telefonou assim que voltamos do cafe da manhã e confirmou a nossa reserva, sob pedidos de desculpas, prometendo não nos deixar na mão desta vez…

Depois de nosso passeio pelos Bosques de Palermo, nos preparamos para o show e na hora marcada a van apareceu para nos buscar. Fomos os primeiros a entrar na van, que chegou as 21h e foi catando outros clientes pelo caminho, da Recoleta até San Telmo.

Chegando lá, o restaurante já estava bem cheio (com os clientes que chegaram antes para o jantar) e fomos encaminhados à nossa mesa, que obviamente não era a melhor da casa como prometido e sim uma mesa lateral, mas com uma visão boa.

Elisa, crente que as entradas seriam de graça... Sabe de nada, inocente!

Elisa, crente que as entradas seriam de graça… Sabe de nada, inocente!

Quando foi tirar nosso pedido, o garçom nos informou que teríamos direito a uma taça de vinho e uma entrada ou sobremesa por pessoa, já incluído na reserva… Achei estranha a oferta, porque eu não lembrava de ter lido sobre isto no site, mas quem sabe esta não seria a compensação pelos transtornos da noite anterior?

Antes do show, ainda tivemos um tempinho para umas entradas e taças de vinho, pra entrar no clima

Antes do show, ainda tivemos um tempinho para umas entradas e taças de vinho, pra entrar no clima

Eu tinha um forte pressentimento de que isto era mais uma “pegadinha”, mas na hora decidimos pagar pra ver (literalmente).

Finalmente o show começou…

O espetáculo é muito bonito e se propõe a contar a História do Tango, desde sua criação até os dias de hoje. Eles tem um telão onde passam imagens com legendas em espanhol, inglês e português. Conforme a história é contada, as performances e figurinos dos bailarinos e músicos no palco vão apresentando o estilo das épocas narradas.

Casal dança sozinho no palco, sob o olhar de outro homem...

Casal dança sozinho no palco, sob o olhar de outro homem…

O espetáculo é teatral sem exageros, sexy sem ser vulgar e as performances são muito bem dosadas com músicas tradicionais e músicas mais conhecidas do grande público… É legal e agrada inclusive aos iniciantes com eu, que não conhecem nadinha de tango.

Na história do tango, o drama das imigrantes que, sem perspectivas, recorriam a prostituição...

Na história do tango, o drama das imigrantes que, sem perspectivas, recorriam a prostituição…

Fiquei feliz em ouvir o que pra mim era a música da cena de tango dos filmes “True Lies” e “Perfume de Mulher”. E vocês podem ter certeza de que a performance foi infinitas vezes melhor do que a do Arnold Schwarzeneger… Outras 2 ou 3 músicas mais “farofa” também tocaram, com números de dança ou apenas cantadas…

Dançarinos fazem performance conjunta no palco...

Dançarinos fazem performance conjunta no palco…

O show intercala momentos de dança, performances puramente instrumentais e cantoria. Tem de tudo: romance, traição, brigas e muito drama! Um verdadeiro teatro encenado com muita dança e performances lindíssimas… Achei bem interessante e pra quem nunca foi é emocionante!

Não falta glamour e sofisticação nas apresentações do Querandí...

Não falta glamour e sofisticação nas apresentações do Querandí…

E é nesse momento de emoção que eles aproveitaram pra apresentar a “pegadinha” da noite…
Os garçons chegam na mesa no meio do breu, portando uma lanterninha e sussurrando (para não atrapalhar o show) eles nos entregam a conta. Para nossa surpresa (ou não) todos os itens são cobrados integralmente!

Chamei o garçom e disse que tinha algo estranho, porque ao chegar na casa fui informado que minha reserva dava direito a uma taça de vinho e uma entrada grátis, por pessoa… Com aquela cara-de-pau típica, ele disse que para ter direito eu teria que pagar outro tipo de reserva, que sairia mais caro. Não valeria a pena, por isso ele estava me apresentando a conta…

Eu já imaginava que isso fosse acontecer, mas na hora me deu uma raiva danada… Eu poderia ter comprado briga ali, dizendo que não foi isso que o cara me disse na chegada, mas a estratégia deles era muito boa: esta conta foi apresentada antes do fim do show e esta negociação que foi feita aos sussurros nos constrangeu a resolver tudo rápido, sem muitas manifestações, afinal, não podíamos atrapalhar o show e nem perder nada!

Deixei bem claro que não estava satisfeito com a “pegadinha”, mas mesmo assim eles tiveram a cara-de-pau de pedir 10% e insistir… Como única forma de protestar, me recusei a dar gorjeta, mas duvido que isto tenha surtido algum efeito.

Depois disso, o show perdeu um pouco do encanto, mas eu tentei abstrair… Afinal, eu não tinha ficado mais pobre e a conta não tinha sido uma fortuna incalculável. Sabendo que o “Querandí” na verdade é um Restaurante e não uma casa de show, dá pra entender qual é a “atividade fim” da casa. Na verdade eles não ganham dinheiro com a entrada para o show, que deve pagar apenas os artistas e olhe lá… A receita deles vem mesmo da venda destes jantares inflacionados e tudo mais que eles possam arrancar do turista durante as apresentações.

Mesmo com este final meio desagradável, a noite valeu pelo show! Ainda assim recomendo a casa para quem quiser assistir a um bom show de tango. O resto, se não for surpresa, não vai chegar a ser um problema.

E assim terminamos nossa última noite em Buenos Aires, que como em um bom tango, teve briga, choro e muito drama, mas terminou com uma paixão arrebatadora e deixou saudades…

E você, conheceu alguma casa de tango legal? Quer dividir sua experiência conosco? Deixe seu comentário e participe!
___
Clique no link a seguir para ver o post com o roteiro completo da viagem de 12 dias no Uruguai e Argentina. Para ver todos os posts deste roteiro que passou por Punta del Este, Montevidéu, Colónia del Sacramento e Buenos Aires, clique aqui.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Buenos Aires: Enfim, o show de Tango no “El Querandí”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s