Londres: Palácio de Buckingham, troca da guarda e Cruzeiro pelo Rio Tâmisa

DIA 12 DE ABRIL DE 2012
Aqui eu conto um pouco do que rolou no segundo dia de viagem, quando pela manhã assistimos à cerimônia de troca da guarda do Palácio de Buckingham e passeamos um pouco pelo Green Park, nos arredores. Tiramos a tarde para compras na Oxford Street, com almoço no Soho e terminamos o dia fazendo um Cruzeiro pelo Rio Tâmisa, com descida na belíssima Tower Bridge no final do percurso.

Para ver todos os posts desta viagem, clique aqui. Para conhecer o roteiro completo, índice de posts, dicas sobre as cidades e resumo da viagem, clique no link abaixo:
Londres, Praga e Istambul: viajando por 3 mundos em 15 dias

A cerimônia de troca da guarda começa as 11:30h da manhã e acontece todos os dias entre os meses de maio e julho e em dias alternados no resto do ano, com exceção dos domingos. O calendário varia bastante, mas é possível conferir as datas no site do Palácio de Buckingham.

O ideal é chegar em torno de uma hora antes, mas chegamos em torno de 11h e foi difícil garantir um bom lugar no meio da multidão, porque parece que alguns milhões de pessoas resolveram chegar beeem cedo. Encontramos um lugarzinho no lado esquerdo e ficamos ali na concentração…

Multidão começa a se aglomerar no Palácio de Buckingham para a cerimônia de Troca da Guarda

Multidão começa a se aglomerar no Palácio de Buckingham para a cerimônia de Troca da Guarda

Se você pretende assistir este “espetáculo”, prepare-se! A espera é longa e a quantidade de gente é enooooorme. Já ouvi dizer que o melhor lugar pra se ver o desfile é no Monumento a Rainha Victoria, que fica bem no meio e em frente ao Palácio, de preferência sobre uma superfície mais alta… Mas de lá onde a gente estava já dava pra ver alguma coisa, meio de ladinho.

Eu disse “desfile” ali em cima porque na verdade no início vemos apenas o desfile dos soldados cabeçudinhos em direção aos portões do Palácio, porque a troca da guarda mesmo acontece lá dentro… então não adianta! Você vai precisar escolher: pegar um lugar legal pra ver o desfile (soldados entrando e saindo) ou um lugar legal pra ver a troca da guarda, colado no portão.

No início parece que nunca vai acontecer nada, então ouvimos cornetas e tambores anunciando que algo estava por acontecer… naquele momento avistamos um soldado a cavalo que passou trotando empertigado pela grande avenida em frente ao Palácio, a rota cerimonial, e em seguida os novos guardas chegam ao som de uma bateria militar.

E começa a troca da guarda no Palácio de Buckingham

E começa a troca da guarda no Palácio de Buckingham

Depois de alguns momentos de desfile (desculpe, marcha) o novo grupo de guardas é recebido do lado de dentro do Palácio, onde efetivamente acontece a tal troca. Os guardas antigos entregam as chaves do Palácio para os novos guardas e nesse momento, a multidão de pessoas sai da rota cerimonial e se dirige para as grades da entrada do Palácio para tentar ver alguma coisa do que acontece lá dentro…

Em algum lugar acima destas cabeças acontece a troca da guarda

Em algum lugar acima destas cabeças acontece a troca da guarda

Guardinha organiza a bagunça em frente ao Palácio

Guardinha organiza a bagunça em frente ao Palácio

Do lado de fora, esticamos os pescoços, vencemos empurrões e cotoveladas, levamos esporro do guardinha por parar em local de movimentação de pessoas e com sorte conseguimos uma visão meio torta da parte interna. Do lado de dentro, para nossa surpresa, ouvimos a Banda Real executar “Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band”, para delírio da turistada que aplaudiu e cantou junto!
A banda oficial do Palácio tocando "Sgt Peppers..."

A banda oficial do Palácio tocando “Sgt Peppers…”

Depois da troca o desfile segue caminho oposto, com o grupo antigo deixando o Palácio e seguindo (não sei pra onde) pela rota cerimonial, encerrando a cerimônia…


Vai a Londres? Que tal comprar ingressos online para as principais atrações da cidade, pagar com desconto e ainda furar fila? Clique aqui e compre seus ingressos no TicketBar.


As poucos a multidão foi se dispersando e resolvemos ficar um tempinho por ali, conhecendo os parques no arredores do Palácio. Entramos então no Green Park e atravessamos devagarinho até o outro lado do parque, apreciando a paisagem e curtindo um pouco o local até chegarmos na Piccadilly, no lado oposto.

Green Park e o "Canada Memorial"

Green Park e o “Canada Memorial”

Green Park

Green Park

Saindo do parque, seguimos para o bairro do Soho, onde paramos em um “Pub” para um tradicional Fish and Chips, regado a cerveja Guinness, pra variar…

Londres com cara de Alemanha em uma esquina do Soho

Vista para a famosa Regent Street, no bairro do Soho

Tradicional Fish & Chips regado a Guiness

Tradicional Fish & Chips regado a Guiness

Depois do almoço partimos para uma tarde de compras pela Oxford Street, que é a Rua onde se concentra maior parte do comércio da cidade.

No meu caso estas compras não significavam diversão e sim uma questão de sobrevivência, simplesmente porque o frio e chuva do meio de abril ainda eram intensos e até o momento eu estava usando gorro e cachecol emprestados da minha irmã e queria um casaco mais eficiente… Tudo isso porque eu ouvi conselhos de amigos aqui do Brasil que me recomendaram que eu deixasse pra comprar meus agasalhos por lá, porque segundo eles, eu encontraria produtos de melhor qualidade a preços melhores do que no Brasil… Erro grave!

Comprar agasalhos se mostrou uma ingrata missão por 2 motivos simples: os preços são todos em Libras e no meio de abril, o comércio parecia achar que não existia mais frio e foi muito dificil encontrar acessórios legais disponíveis.

Depois de muito rodar e encontrar preços exorbitantes, achei bons preços na Primark, mas a qualidade era péssima e as roupas todas reviradas, já esgotadas… Meio bizarro. Acabei comprando na H&M, onde encontrei preços mais justos.

Depois de devidamente equipados, já tinhamos perdido quase a tarde inteira. Então seguimos direto para a estação de metrô que fica em frente ao Big Ben e ali perto compramos nosso bilhete para o Cruzeiro sobre o Rio Tâmisa. Esperamos um pouquinho por ali até a hora da saída do barco seguinte, enquanto tirávamos fotos e mais fotos!

London Eye vista do Tâmisa

London Eye vista do Tâmisa

Então já no fim da tarde embarcamos no barco e seguimos no andar de cima, descoberto, observando a cidade de outro angulo e sentindo o vento gelado no rosto…

Big Ben visto de dentro do Cruzeiro no Tâmisa

Big Ben visto de dentro do Cruzeiro no Tâmisa

Cruzeiro no Rio Tâmisa - Ao fundo Saint Paul Cathedral e o prédio conhecido como "The Gherkin"

Cruzeiro no Rio Tâmisa – Ao fundo Saint Paul Cathedral e o prédio conhecido como “The Gherkin”

Cruzeiro no Rio Tâmisa

Cruzeiro no Rio Tâmisa

Durante nossa viagem o famoso arranha-céu londrino conhecido como “The Shard” estava em sua fase final de construção e pudemos quase testemunhar o seu “nascimento”. Hoje em dia ele é um dos pontos de observação mais legais da cidade, mas na época era apenas mais uma obra interessante.

Vista para o famoso  arranha-céu "The Shard", na época ainda em construção

Vista para o famoso arranha-céu “The Shard”, na época ainda em construção

O Cruzeiro Rio Tâmisa se aproxima da Tower Bridge

O Cruzeiro Rio Tâmisa se aproxima da Tower Bridge

O final do passeio fica bem em frente a Tower Bridge e ao Castelo Tower of London. Quem pega o Cruzeiro pode optar por fazer todo o caminho de volta com o barco ou pode descer por ali mesmo… Pra quem faz o cruzeiro mais cedo, uma opção interessante seria conjugar o passeio com a visita ao Tower of London.

Priscila e a Tower Bridge ao fundo

Priscila e a Tower Bridge ao fundo

No meio da cidade, o Castelo Tower of London impressiona

No meio da cidade, o Castelo Tower of London impressiona

Como estava bem tarde, resolvemos tirar umas fotos por ali, sem entrar no castelo por enquanto…

O imponente Tower of London

O imponente Tower of London

Mais uma do Tower of London

Mais uma do Tower of London

Passamos pelo Tower of London e seguimos direto em direção a Tower Bridge, desta vez para vermos a ponte por outra perspectiva: de dentro!

De cima da Tower Bridge

De cima da Tower Bridge

Londres vista da Tower Bridge

Londres vista da Tower Bridge

A ponte é mesmo muito bonita e ficamos um bom tempo ali admirando sua estrutura e arquitetura… Depois seguimos em direção ao outro lado da ponte, andamos meio sem rumo por um longo caminho e não encontramos nada de interessante. Então depois de uma longa peregrinação, decidimos fazer praticamente todo o caminho de volta no sentido contrário, evitando que ficássemos perdidos…

No jantar, uma Guinness pra relaxar...

No jantar,  mais uma Guinness pra relaxar…

E assim terminamos nosso dia, com um jantarzinho nos arredores do nosso hotel em um dos muitos pubs das redondezas.

O dia seguinte seria longo, com a visita ao Museu de cera Madame Tussauds, um passeio na London Eye, mais uma volta pela Piccadilly Circus e o espetáculo Musical “We will rock you” no Dominion Theatre. Aguarde o novo post!

___
Clique no link a seguir para ler sobre o Roteiro completo da viagem de 15 por Londres, Praga e Istambul.
Ou clique nos links abaixo para: Todos os posts da viagem, posts de Londres, de Praga ou Istambul.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Londres: Palácio de Buckingham, troca da guarda e Cruzeiro pelo Rio Tâmisa

  1. Pingback: Praga: Cruzeiro noturno pelo Rio Moldava, com direito a jantar e as vistas mais bonitas da cidade | Batalhas pelo mundo

  2. Pingback: Istambul: Cruzeiro pelo Rio Bósforo e visita ao Palácio de Beylerbeyi, no lado asiático da cidade | Batalhas pelo mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s