Torre de Londres: História, lendas e fantasmas, neste programa para toda a família

DIA 14 DE ABRIL DE 2012
Visitar o castelo Tower of London foi um dos programas mais legais que fizemos em Londres. Neste post vou contar como foi nossa visita a este imponente Castelo cheio de História, mistérios e lendas, que se mostrou um ótimo programa para todas as idades e é de muito fácil acesso, bem no coração da cidade de Londres.

Para ver todos os posts desta viagem, clique aqui. Para conhecer o roteiro completo, índice de posts, dicas sobre as cidades e resumo da viagem, clique no link abaixo:
Londres, Praga e Istambul: viajando por 3 mundos em 15 dias

A bilheteria fica em frente a Torre de Londres e é bem tranquila

A bilheteria fica em frente a Torre de Londres e é bem tranquila

A Torre de Londres é uma verdadeira fortaleza medieval que fica no meio da cidade de Londres, ali pertinho da Tower Bridge, na beira do Tâmisa. Nós já tínhamos passado por lá outras vezes e ficamos bem impressionados com a vista…

Então reservamos uma manhã para fazermos a visita guiada ao interior do castelo, que vale muito a pena e posso dizer que foi um dos meus passeios preferidos em Londres nesta primeira viagem.

Chegamos cedo ao castelo, descendo na estação Tower Hill do metrô e compramos nossos tickets ali mesmo, numa bilheteria que fica em frente. A compra foi bem tranquila, sem estresse e sem filas…


Vai a Londres? Que tal comprar ingressos online para as principais atrações da cidade, pagar com desconto e ainda furar fila? Clique aqui e compre seus ingressos no TicketBar.


Mapa do complexo Tower of London

Mapa do complexo Tower of London

Guardas da coroa, os Beefeaters

Guardas da coroa, os Beefeaters

Começamos nosso passeio com o tour guiado, cada grupo conduzido por um guarda Yeoman Warder, popularmente conhecidos como Beefeaters.

Apesar da roupa engraçada e do jeito bonachão de todos os guias, o papel de um Beefeater é de grande honra e eles são escolhidos dentre soldados aposentados com honras e méritos e sua função principal é guardar as jóias da coroa e vigiar os prisioneiros da Torre de Londres. Atualmente, eles são mais uma atração turística do que outra coisa, mas estão a disposição para tirar qualquer dúvida e qualquer foto…

O passeio dura aproximadamente 1h e sai a cada 30 minutos, com preço incluído no valor total do ingresso de entrada no castelo. Os comedoresdebife levam a gente por uma viagem na história da Torre de Londres, contando tudo sobre seu passado que envolve prisões, torturas, conquistas e derrotas. Enfim, as principais curiosidades e lendas envolvendo este lugar, que já foi palco de acontecimentos macabros e misteriosos…

Pri, passeando nas ruas medievais...

Pri, passeando nas ruas medievais…

Um dos Beefeaters contando tudo sobre a torre para a turistada

Um dos Beefeaters contando tudo sobre a torre para a turistada

Já do lado de dentro das muralhas, pudemos observar os jardins do castelo e ter uma vista panorâmica de todo o complexo da “Torre de Londres”, que apesar do nome, não se trata de 1 torre apenas… Na verdade ela é uma fortaleza que já serviu como palácio real, prisão, depósito de armas e até zoológico. Dentro de suas muralhas, a Torre de Londres abriga uma área de quase 5 hectares com calabouços, casas, palácios, museus, capelas, salas de tortura, etc.

Uma multidão de turistas segue na visita guiada

Uma multidão de turistas segue na visita guiada

Parte interna do complexo Tower of London

Vista para Queen’s House

Vista para o Rio Tâmisa de dentro da Torre de Londres

Vista para o Rio Tâmisa de dentro da Torre de Londres

Depois da visita guiada, partimos por conta própria para conhecer o resto do lugar…

Espada gigantesca de Henry V

Espada gigantesca de Henry V

Vimos as jóias da coroa britânica (sem direito a fotos) e visitamos “The Fusilier Museum” (algo como o museu dos fusileiros) que conta a história de um regimento militar britânico instituído na Torre de Londres em 1685 pelo Rei James II, com uma exposição de armas de guerra, uniformes, fotos e relatos, desde a época da criação do regimento até os dias atuais.

Em seguida subimos na famosa “White Tower”, que é a construção mais antiga da Torre de Londres, construída para impor respeito e submissão ao povo de Londres e inimigos do Rei. Dentro dos quatro andares da torre visitamos uma grande exposição de armaduras reais e armas de guerra, diversão pra nerd nenhum botar defeito!

No museu encontramos armas cerimoniais, como esta espada de tamanho colossal da foto ao lado, armas de guerra do exército britânico de várias épocas e armas que foram recebidas como presente de reinos exóticos.

Algumas das armas ficam expostas e podem ser tocadas pelos visitantes para termos uma noção do que era empunhar, por exemplo, um machado de guerra gigantesco ou qual era o esforço necessário para um arqueiro conseguir disparar uma flecha em um dos famosos e temidos arcos longos do exército inglês. Orgasmos nerds garantidos…

Esculturas de cavalos em tamanho real

Esculturas de cavalos em tamanho real

Exposição de armaduras de todos os tamanhos e formas...

Exposição de armaduras de todos os tamanhos e formas…

Escultura de dragão feita com partes de armas antigas

Escultura de dragão feita com partes de armas antigas

Nos porões da Torre Branca, estão as masmorras e salas de tortura, que são fonte de diversas lendas de fantasmas e espíritos… Mas antes de seguir pra lá, paramos para ver uma pequena encenação ao ar livre com atores vestidos com roupas de época, simulando um duelo. A criançada participava ativamente da encenação e ia a loucura a cada movimento dos atores!

A criançada acompanha empolgada um duelo, numa dramatização ao ar livre

A criançada acompanha empolgada um duelo, numa dramatização ao ar livre

Na ala mais macabra do lugar, podemos ver as famigeradas máquinas de tortura conhecidas como “The manacles”, “The rack” e “The scavenger’s daughter”. Infográficos e desenhos esquemáticos mostram em detalhes o funcionamento desta máquinas.

Máquinas de tortura nos porões da Torre de Londres

Máquinas de tortura nos porões da Torre de Londres

Uma visita completa a Torre dura em torno de 3 horas, mas os pontos principais podem ser visitados em 1h, se você não fizer a visita completa e quiser apenas um apanhado geral (seria uma pena, mas pode ser feito).

O site Historic Royal Palaces – Tower of London, possui uma sugestão de itinerário bem legal, com explicações detalhadas de tudo que você pode ver por lá, que eu copio e traduzo aqui descaradamente para apresentar um resumão do que vimos por lá:

  • Participar do tour com os “Yeoman Warders”, também conhecidos como Beefeaters (60min)
  • Ver as jóias da coroa, sem fotos (20 min)
  • Visitar a White Tower, que hoje abriga a coleção de armaduras reais (20 min)
  • Assistir uma encenação ao ar livre, com atores caracterizados (tempo varia em torno de 15 min)
  • Ver os famosos corvos que moram na White Tower (10 min)
  • Conhecer a história de como a Torre já foi atacada e defendida, nos painéis interativos da fortaleza (10 min)
  • Conhecer as luxuosas acomodações e mobiliários do Palácio Medieval (20 min)
  • Conhecer o mistério da morte dos jovens príncipes Edward e Richard na Bloody Tower e votar em um dos suspeitos de seu assassinato (15 min)
  • Ver instrumentos de tortura na Lower Wakefield Tower (10 min)
  • Descobrir os grafites realizados por prisioneiros reais da Torre Beauchamp (10 min)
Vista para a Tower Bridge de dentro da Torre de Londres

Vista para a Tower Bridge de dentro da Torre de Londres

Com este itinerário é possível vermos os pontos altos do passeio, mas na verdade a Torre de Londres deve ser curtida tanto nos detalhes de sua História, quanto nos detalhes de sua arquitetura e muralhas de pedra. Por isto que achei o tour guiado tão legal.

Pra quem gosta de História, o passeio será uma verdadeira viagem pelo tempo. Lá já foram aprisionados, torturados e executados (não necessariamente nesta ordem), personagens famosos da história britânica como o Rei Henrique VI, Guy Fawkes (que ficou mais famoso aqui depois dos protestos deste ano, por causa da máscara) e Ana Bolena. Dizem que o fantasma desta última continua vagando pelos corredores da Torre Branca com sua cabeça embaixo do braço, junto com outros fantasmas como os dos jovens Príncipes Edward e Richard.

PROGRAME-SE:

O horário de funcionamento da Torre de Londres é de 9h às 17:30h de terça a sábado e de 10h às 17:30 aos domingos e segundas. Última entrada as 17h. Durante o inverno, de 1 novembro a 28 de fevereiro, o fechamento acontece 1h mais cedo. Todos o edifícios internos fecham 30 minutos antes do último horário de entrada e o último “Yeoman Warder Tour” começa as 14:30 no inverno e 15:30 no verão.

O preço dos ingressos para adultos é £22 e já inclui todas as atividades mencionadas acima, exceto “audio-guides” que custam £4 adicionais. É possível comprar ingressos online no site, clicando aqui.

Para maiores detalhes (em português) sobre tarifas, horários e atrações, clique aqui.

___
Clique no link a seguir para ler sobre o Roteiro completo da viagem de 15 por Londres, Praga e Istambul.
Ou clique nos links abaixo para:
Todos os posts da viagem, posts de Londres, Praga ou Istambul.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Torre de Londres: História, lendas e fantasmas, neste programa para toda a família

  1. Pingback: Castelo de Praga: Dicas e histórias e informações úteis para sua visita ao maior castelo do mundo | Batalhas pelo mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s