Londres: Seguindo os passos dos Beatles na Abbey Road

FIM DE TARDE, DIA 14 DE ABRIL DE 2012
Para um Beatlemaníaco, ir a Londres e não visitar a famosa faixa de pedestres da Abbey Road, da foto de capa do disco homônimo, é mais ou menos como ir a Londres e não conhecer o Big Ben. Leia este post e saiba como chegar na Abbey Road e outras curiosidades sobre o lugar.

Para ver todos os posts desta viagem, clique aqui. Para conhecer o roteiro completo, índice de posts, dicas sobre as cidades e resumo da viagem, clique no link abaixo:
Londres, Praga e Istambul: viajando por 3 mundos em 15 dias

Na realidade, não há nada demais no bairro e o potencial turístico da região me parece totalmente sub-utilizado, mas só quem é fã dos Beatles sabe a emoção de estar neste lugar…

Abbey Road

A visita pode ser meio frustrante em alguns aspectos, porque o icônico Abbey Road Studios não é aberto para visitação e na região não existe uma loja temática decente dos Beatles pra saciar a vontade de comprar da turistada. Há apenas uma loja de estação de metrô, bem humilde, sem grandes pretensões.

A faixa de pedestres também não é mais a mesma e até o formato já é diferente daquele que aparece na famosa foto na capa do disco. Mas tudo bem, mesmo assim o lugar conserva sua magia…

Então a visita a Abbey Road pode ser bem rápida e pra quem curte mesmo os Beatles, vale a pena um pulinho por lá…

Encontrei um post do blog Londres para Principiantes que conta tudo que precisamos saber para chegar até a Abbey Road, sem sustos: ABBEY ROAD – COMO CHEGAR

DICA: Pegando carona com o “Londres para Principiantes”, aproveito para alertar aqui que a estação de metrô que vai te deixar na Abbey Road, ironicamente, não é a estação Abbey Road. Esta estação fica a mais ou menos 15km de distância da faixa de pedestres, então se você quiser chegar lá, a estação correta é a Estação St. John’s Wood, que fica na Jubilee line.

Para os desavisados que chegaram na estação Abbey Road por engano, o pessoal do metrô colocou uma placa bem legal, com trocadilhos e citações de canções dos Beatles, dando instruções para levar o turista para o lugar certo. Não resisti e também resolvi copiar o texto aqui:

Day tripper looking for the Beatles pedestrian crossing?
Unfortunately you are at the wrong Abbey Road. However, we can work it out and help you get back to the correct location.
Take the DLR one stop to West Ham and change to a Jubilee line train to St John’s Wood station.
Passengers need a ticket to ride.

Sensacional!

Então para chegar de forma correta, você deve descer na estação St John’s Wood, atravessar a Wellington Road e caminhar por uns 400 metros pela Grove End Road até chegar a um trevo com um monumento branco, adornado por uma estátua de uma mulher nua, que é uma homenagem ao poeta Edward Onslow Ford, morto em 1901 e morador da região. A direita estará a famosa faixa de pedestres, conforme mapa a seguir:

Mapa Abbey Road

Nós tivemos um pouco de azar, porque a faixa de pedestres estava obstruída por grades para manutenção da via e isso prejudicou um pouquinho nossas fotos…

A situação chega a ser engraçada e até ridícula, porque a rua fica cheia de turistas tentando atravessar pela faixa fazendo pose, mas o fato é que a Abbey Road é uma rua como outra qualquer, em um bairro residencial com alta circulação de veículos e a faixa de pedestres não tem sinal. Ou seja, quando alguém atravessa a rua, teoricamente os carros tem que parar.

Transito intenso na Abbey Road

Transito intenso na Abbey Road

Enquanto as pessoas atravessam e param no meio da rua, muitos motoristas perdem a paciência e atravessam a faixa de qualquer jeito, alguns em alta velocidade. Fico imaginando o que pensam os moradores do local, que precisam passar por ali todos os dias… Deve ser no mínimo irritante, porque as vezes se formava uma fila de carros atrás de um turista com uma cara meio constrangida, fazendo uma pose meio ridícula, com medo de ser meio atropelado.

E alguns não tem pena… uma Ferrari por exemplo, passou voando baixo, com o motor roncando e quase levantou todo mundo.

Ferrari passa voando baixo e assusta os pedestres

Ferrari passa voando baixo e assusta os pedestres

Ali pertinho fica o lendário Abbey Road Studios, que como eu disse lá em cima, não permite visitas. Mas mesmo assim é bem legal estar ali e conhecer este local que tem uma importância tão grande para o mundo da música, sobretudo o mundo do Rock and Roll.

Muros do Abbey Road Studios

Abbey Road Studios

Muro de recados no Abbey Road Studios

Muro de recados no Abbey Road Studios

Não sei bem porque, mas com o tempo criou-se a tradição de deixar recados no muro branco da gravadora que é pintado periodicamente, quando a quantidade  de rabiscos fica tão grande que se torna impossível deixar mais recados…

É legal, porque permite que os visitantes deixem suas homenagens ao fab four e a manutenção dos recados é uma forma de homenagear os fãs que chegam todos os dias ao bairro com tantas manifestações de carinho.

Eu deixei um recado pra Elisa, minha esposa, fiz uma média com a patroa (que tinha ficado em casa por causa do trabalho) e fiz também uma homenagem à música do Beatles de uma só vez: To my “Real Love”, Elisa.

Pra quem não sabe, lá existe também uma câmera que registra o que acontece por ali em tempo real, todos os dias, 24 horas por dia com registro disponível no site do Abbey Road Studios. Acesse o link abaixo e veja:
http://www.abbeyroad.com/crossing

Dá pra ter uma ideia do que acontece por lá… pode ser bem divertido e vale uma espiada.


Vai a Londres? Que tal comprar ingressos online para as principais atrações da cidade, pagar com desconto e ainda furar fila? Clique aqui e compre seus ingressos no TicketBar.


Ficamos um pouco por ali, observando as pessoas e as situações engraçadas que surgiam e eventualmente conhecemos um casal de brasileiros, que nos ajudou a tirar uma foto um pouquinho melhor antes de partirmos.

Seguindo os passos dos Beatles na Abbey Road

Seguindo os passos dos Beatles na Abbey Road

Então caminhamos um pouquinho pelo bairro e depois voltamos para o nosso Hotel, porque este era nosso último dia em Londres antes de partirmos para Praga e este noite era noite de arrumação de malas e preparação para mais uma viagem.

Igreja Batista da Abbey Road

Igreja Batista da Abbey Road

Nas redondezas da Abbey Road

Nas redondezas da Abbey Road, Na Grove End Road


Clique no link a seguir para ler sobre o Roteiro completo da viagem de 15 por Londres, Praga e Istambul.
Ou clique nos links abaixo para:
Todos os posts da viagem, posts de Londres, Praga ou Istambul.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Londres: Seguindo os passos dos Beatles na Abbey Road

  1. Rsrsrsrs! Imagina os motoristas p*$#S da vida com a turistada tirando fotos na faixa! Quando eu for lá, irritarei até conseguir a foto ficar perfeita, rsrsrs! E seu blog tá cada dia mais bacana, xará! Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s