Praga: City tour, Praça da Cidade Velha e nossas primeiras impressões da cidade

DIA 15 DE ABRIL DE 2012
Aqui conto como foram nossas primeiras impressões sobre a Cidade de Praga. Começamos o passeio com mais um city-tour no ônibus hop-on hop-off, circulamos na região do Castelo de Praga e ficamos curtindo o clima descontraído da Praça da Cidade Velha, mesmo embaixo de uma chuva fria.

Para ver todos os posts desta viagem, clique aqui. Para conhecer o roteiro completo, índice de posts, dicas sobre as cidades e resumo da viagem, clique no link abaixo: Londres, Praga e Istambul: viajando por 3 mundos em 15 dias

Chegamos em Praga em pleno domingo, no meio da tarde, depois de uma semana em Londres. No aeroporto de Praga pegamos informações num estande de atendimento ao turista, onde nos explicaram o esquema de um ônibus para chegar no centro, mas no fim das contas, resolvemos não arriscar e pegamos um táxi mesmo, com um motorista carrancudo que não falava muita coisa de inglês e pelo que percebemos mais tarde, embutiu uma pequena “taxa pra gringo” no valor da corrida.

Kostel svaté Ludmily

Igreja de Santa Ludmila em Náměstí Míru (Praça da Paz)

Ficamos no Hotel Tivoli Prague, na região Nové Město (Cidade Nova). Depois do check-in partimos para procurar algum lugar aberto pra almoçar…

Longe do centro, no meio de um dia gelado de domingo, as ruas estavam desertas, conferindo um clima meio fantasmagórico ao ambiente. Naquela hora os restaurantes das redondezas estavam fechados e encontramos uma pizzaria aberta perto da Náměstí Míru, ou Praça da Paz.

Depois do almoço pegamos o metrô pela primeira vez em Praga, na estação I. P. Pavlova. Apesar de muito pequeno, o metrô serve bem a cidade em toda sua região turística.

No artigo principal deste roteiro eu falei um pouquinho de nossas impressões e dicas sobre o sistema de transporte da cidade, que é bem bacana.

Descemos na Cidade Velha, perto da Torre de Pólvora, que é uma espécie de portal para o Centro Histórico.

A Torre de Pólvora, na entrada da cidade velha

A Torre de Pólvora, na entrada da cidade velha

Fizemos ali nossas primeiras fotos e como estava um frio danado e uma chuva fina com vento, resolvemos apelar novamente para o ônibus hop-on hop-off, para termos visão geral da cidade, nos mantendo abrigados e quentinhos… Compramos o bilhete num estande que fica por ali, pertinho da Casa Municipal de Praga.

A Casa Municipal de Praga

A Casa Municipal de Praga

As linhas de bonde de Praga e ao fundo o shopping Palladium

As linhas de bonde de Praga e ao fundo o shopping Palladium

Da janela do ônibus do city tour - ao fundo e no alto, o imponente Castelo de Praga

Da janela do ônibus do city tour – ao fundo e no alto, o imponente Castelo de Praga

Ficamos circulando no ônibus até a parada do Castelo de Praga, onde descemos. Infelizmente o Castelo estava fechado, então ficamos por ali fotografando nas redondezas, com todos os prédios fechados e debaixo de muita chuva e frio.

Portões frontais do Castelo de Praga

Portões frontais do Castelo de Praga

Do mirante na entrada do Castelo de Praga...

Do mirante na entrada do Castelo de Praga…

Detalhe da arquitetura gótica da Catedral de São Vito

Detalhe da arquitetura gótica da Catedral de São Vito

Arredores do Castelo de Praga - ao fundo a Basílica de São Jorge

Arredores do Castelo de Praga – ao fundo a Basílica de São Jorge

Catedral de São Vito, tão grande que não cabe inteira em nenhuma foto

Catedral de São Vito, tão grande que não cabe inteira em nenhuma foto

Depois pegamos novamente o ônibus e descemos até a Praça da Cidade Velha. A Praça é o coração de Praga e é o local em volta de onde as coisas acontecem na cidade. A arquitetura do lugar é simplesmente linda, com casinhas coloridas enfileiradas, misturadas com igrejas e outras construções em estilo gótico. De qualquer ponto da Praça pode ser avistada a Igreja de Nossas Senhora diante de Týn, com suas torres pontudas.

Vista da Praça da Cidade Velha - ao fundo a Igreja de Nossa Senhora de Týn

Vista da Praça da Cidade Velha – ao fundo a Igreja de Nossa Senhora de Týn

Nós não visitamos a Igreja por dentro, até porque aparentemente ela não tem uma entrada… Mais de dois anos depois, enquanto escrevo este post, encontro o artigo abaixo que dá a dica de como conhecer a Igreja por dentro. Vale a pena conferir e descobrir o caminho para esta bela igreja:
A Igreja “sem entrada” de Nossa Senhora de Týn, em Praga.

No parte central da Praça, um monumento se destaca em homenagem a Jan Hus e ao seu redor barraquinhas de madeira foram montadas em uma espécie de feirinha, onde eram vendidos lanches e guloseimas. Havia também um palco montado e uma banda de jazz já começava a se aquecer, apesar da chuva e do frio, que prometia espantar qualquer platéia.

Barracas de guloseimas na Praça da Cidade Velha

Barracas de guloseimas na Praça da Cidade Velha

Preparação para show de música na Praça da Cidade Velha

Preparação para show de música na Praça da Cidade Velha

Monumento a Jan Hus, no meio da Praça da Cidade Velha

Monumento a Jan Hus, no meio da Praça da Cidade Velha

O clima do lugar é muito bacana e fica lotado de gente a qualquer hora do dia, noite ou madrugada. Vários restaurantes e bares disputam espaço ao redor da praça, que tem uma atmosfera boêmia e agitada. Durante nossa visita a cidade estava lotada de turistas italianos e vários grupos de adolescentes ficavam fazendo aquela bagunça peculiar.

Músicos de rua em todas as esquinas, lojas de cristais Bohemia, Swarovski, casas de massagem, igrejas e museus eróticos, tudo convivendo em perfeita harmonia…

As belas fachadas dos prédios enfileirados na Praça da Cidade Velha

As belas fachadas dos prédios enfileirados na Praça da Cidade Velha

Na Cidade Velha, a vontade é fotografar para todos os lados

Na Cidade Velha, a vontade é fotografar para todos os lados

Detalhe do famoso relógio astronômico

Detalhe do famoso relógio astronômico

Uma das coisas mais legais da região é o famoso Orloj, o Relógio Astronômico, localizado em uma das fachadas do prédio da prefeitura.

Além de ser uma construção muito bonita, ele oferece verdadeiro um espetáculo a cada 1h, geralmente de 9h as 21h. A cada hora redonda, uma multidão se aglomera em volta do relógio para observar o espetáculo com bonecos mecânicos. Primeiro uma caveira representando a morte vira a ampulheta, em seguida os 12 apóstulos fazem uma procissão. Repare também nas figuras representando a vaidade, a avareza e a invasão pagã.

Após o cacarejo do galo, acontece a mudança de horário e o povo vai ao delírio, aplaudindo como se tudo estivesse acontecendo pela primeira vez…

O relógio está lá desde 1410, tendo passado por períodos de inatividade, destruição, restauração e ampliação.

Diz a lenda que o mestre relojoeiro responsável foi cegado após a construção do relógio, para que ele nunca mais construísse outro relógio parecido.

Praça da Cidade Velha, com destaque para o Relógio Astronômico e ao fundo a Igreja de Nossa Senhora de Týn

Praça da Cidade Velha, com destaque para o Relógio Astronômico e ao fundo a Igreja de Nossa Senhora de Týn

A chuva apertava cada vez mais, então depois do jantar partimos de volta pro hotel, sem muitas esticadas. Aproveitamos para planejar as atividades dos próximos dias, que prometiam ser de muita chuva e frio.

Apesar do mau tempo, nossa primeira impressão da cidade foi excelente. Praga é uma cidade mesmo encantadora, principalmente a Cidade Velha, que planejamos visitar novamente nos próximos dias, com mais calma, curtindo mais os detalhes…


Clique no link a seguir para ler sobre o Roteiro completo da viagem de 15 por Londres, Praga e Istambul. Ou clique nos links abaixo para: Todos os posts da viagem, posts de Londres, Praga ou Istambul.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Praga: City tour, Praça da Cidade Velha e nossas primeiras impressões da cidade

    • Hehehe… Eles realmente não são lá muito delicados. Me lembro que fiz umas perguntas por email pro pessoal do hotel e já levei uma patada por escrito, antes de chegar, pra ficar esperto… Rs. Mas eu também conheci algumas pessoas muito legais e divertidas. Acho q dei sorte…

      Curtir

  1. Pingback: Castelo de Praga: Dicas e histórias e informações úteis para sua visita ao maior castelo do mundo | Batalhas pelo mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s