Praga: Malá Strana, Ponte Carlos, Igreja de São Nicolau e Museu Judeu

DIA 16 DE ABRIL DE 2012
Neste post contamos tudo sobre nossa visita a belíssima Ponte Carlos, nossa passagem por Malá Strana, Igreja de São Nicolau e finalmente o Museu Judeu de Praga. Muita história, arte e lendas arrepiantes sempre marcam nossos dias neste cidade incrível e este não foi diferente.

Para ver todos os posts desta viagem, clique aqui. Para conhecer o roteiro completo, índice de posts, dicas sobre as cidades e resumo da viagem, clique no link abaixo:
Londres, Praga e Istambul: viajando por 3 mundos em 15 dias

Começamos nosso dia atravessando a Ponte Carlos, mas antes demos uma passada no Museu de Franz Kafka, onde nos deparamos com este “monumento”, no mínimo curioso:

Curiosa escultura no Museu de Kafka

Curiosa escultura no Museu de Kafka

Não entramos no Museu, mas para os amantes da literatura o espaço é uma boa pedida. Ele apresenta de forma interativa a vida e obra do escritor mais famoso da República Tcheca e no museu existem lojas onde podemos comprar livros do autor em diversas línguas, pôsteres, camisetas, etc.

Portal de entrada da Ponte Carlos

Portão de entrada de Malá Strana, ou Cidade Pequena

Mas o que nos chamou atenção foi a tal estátua, obra do artista David Černý (sim, procurei agora no Google!). Reparem acima que os dois homens desavergonhados estão sobre o mapa da República Tcheca e além de estarem mijando sobre o país, seus quadris (e bilaus) ficavam se mexendo prum lado e pro outro. Não sei o objetivo do artista, mas a obra chama atenção de todo mundo que passa por ali…

Depois deste momento “cultural”, partimos em direção a Ponte Carlos, ou Karlův Most, em Tcheco. Ela é a Ponte mais antiga de Praga e por muitos anos foi a única via de comunicação entre o Castelo de Praga e a Cidade Velha.

Além de oferecer um visual muito bonito do Rio Moldava, vale a pena cruzar a ponte com muita calma, observando atentamente todos os detalhes das esculturas barrocas presentes em toda sua extensão. Uma verdadeira galeria de arte barroca ao ar livre!

Quando chegamos a chuva e o frio ainda estavam intensos, então deixamos o passeio pela ponte para mais tarde e fomos correndo em direção a Malá Strana para procurarmos um abrigo.

Rio sob a Ponte Carlos e vista para loja de instrumentos musicais

Rio sob a Ponte Carlos e vista para loja de instrumentos musicais

Chuva sobre a Ponte Carlos

Chuva sobre a Ponte Carlos – Vista para o lado do Castelo de Praga

Encontramos abrigo na Igreja de São Nicolau, que fica na Praça do Mercado, hoje chamada de Malostranské náměstí, em Tcheco. Confesso que encontrei a Igreja por acaso, porque estávamos mesmo fugindo da chuva, mas a visita vale a pena…

Entrada da Igreja de São NIcolau

Entrada da Igreja de São NIcolau

Detalhes em outro na Igreja de São Nicolau

Detalhes em outro na Igreja de São Nicolau

Na República Tcheca os túmulos são obras de arte

Na República Tcheca os túmulos são obras de arte

Detalhes rebuscados nos altares da Igreja de São Nicolau

Detalhes rebuscados nos altares da Igreja de São Nicolau

Além de ser uma Construção Barroca belíssima, recheada de tesouros e obras de arte, a Igreja de São Nicolau se transforma em sala de concertos a noite. O próprio Mozart tocou diversas vezes em seu órgão durante os períodos em que esteve na cidade. Alguns dias depois de sua morte uma missa de réquiem foi organizada em sua homenagem e até hoje o concerto se repete habitualmente, interpretado pela Orquestra Filarmônica Tcheca e pelo Coral Filarmônico de Praga.

Corredores principal e ao alto o órgão da Igreja de São Nicolau

Corredores principal e ao alto o órgão da Igreja de São Nicolau

Monumento em frente a Igreja de São Nicolau em Malostranské náměstí

Monumento em frente a Igreja de São Nicolau em Malostranské náměstí

Depois que a chuva deu uma trégua, retornamos a Ponte Carlos para o passeio que tínhamos programado, aproveitando para admirar cada detalhe de suas obras de arte e da paisagem ao redor.

Sobre a Ponte Carlos

Sobre a Ponte Carlos, indo em direção a Cidade Velha

Músicos de rua se preparam para mais um show na Ponte Carlos

Músicos de rua se preparam para mais um show na Ponte Carlos

Com o fim da chuva, os turistas começaram a aparecer em peso e automaticamente os artistas de rua também se posicionaram. São músicos, pintores, desenhistas e artesãos de todo tipo que se alinham ao longo da ponte mostrando um pouco de sua arte. Mas o legal mesmo são as esculturas barrocas, que basicamente retratam santos e passagens bíblicas, com peças escuras, meio sombrias e brilhantes detalhes dourados…

Religiosidade Tcheca nos detalhes de seus monumentos mais importantes

Religiosidade Tcheca nos detalhes de seus monumentos mais importantes

Uma das obras mais famosas da Ponte Carlos é a escultura de São João Nepomuceno. Diz a lenda que a estátua foi erguida no exato ponto de onde seu corpo foi atirado ao rio, enquanto ele ainda estava vivo, claro… Segundo a lenda, o Rei Venceslau estava desconfiado de que sua amada esposa Joana andava adornando a coroa real com um par de chifres e recorreu a seu confessor, João Nepomuceno, para descobrir se ela andava mesmo pulando a cerca. O santo não quis revelar o segredo de confessionário da Rainha e por isso foi torturado, queimado vivo, arrastado por uma carruagem e arremessado rio abaixo. Êita corno brabo esse!

O famoso cachorro da Ponte Carlos

O famoso cachorro da Ponte Carlos

Apesar dessa história trágica, por algum motivo, acredita-se que alisar as imagens em alto-relevo ao pé da torre traz sorte, então você deve imaginar porque o cachorrinho e a mulher são os únicos pontos ainda dourados, de tão gastos pelas alisadas constantes…

Chuva fina sobre o Rio Moldava

Chuva fina sobre o Rio Moldava

Por fim chegamos ao final da ponte, marcado pelo Portão da Cidade Velha. No dia eu não sabia, no entanto, mais tarde descobri que a torre que vemos na foto abaixo é aberta a visitação e do alto temos belíssimas imagens panorâmicas da cidade.

Turistas se aglomeram pela Ponte Carlos

Vista para o Portão da Cidade Velha

Exposição de gosto  duvidoso no dito "museu do chocolate"

Exposição de gosto duvidoso no dito “museu do chocolate”

Saindo da ponte seguimos em direção a Praça da Cidade Velha… acabamos “capturados” por um carinha que ficava aliciando os turistas para conhecer um tal de “Choco Story”, um museu do chocolate.

Sei que chocolate não tem origem na República Tcheca e sei também que eles não são famosos por sua grande produção da iguaria, mas o fato é que o carinha da entrada foi super simpático, ficou conversando com a gente, fazendo brincadeiras sobre o Brasil…

Foi engraçado ser abordado com um “Dilma Roussef mucho dinero!!!“, assim num portunhol safado. Falou de futebol e depois o cara começou a disparar nomes de diversas cantoras de MPB e música brasileira em geral, algumas até pouco conhecidas lá fora… ficamos impressionados por que o cara falou uns 20 nomes, em seqüência! Devia estar tudo ensaiado, mas a demonstração de conhecimento nos convenceu e entramos no museu…
Na entrada do "Choco-Story" - ganharam pela simpatia, mas faltou conteúdo...

Na entrada do “Choco-Story” – ganharam pela simpatia, mas faltou conteúdo…

O museu é super sem graça, tem exposições que parecem aquelas de feira de ciências de escolas do segundo grau e não tem nada de interessante. O objetivo do museu na verdade é vender o chocolate que eles oferecem no final do percurso, que por sinal também é muito fraco… resumindo, a experiência caça-turista foi muito ruim, mas eles nos ganharam pela simpatia e pelo menos renderam uma história pra contar. Eu e minha irmã sempre lembramos dessa “fera braba” e damos muita risada. O cara da foto aí em cima era uma figura!

Almoçamos por ali na Praça da Cidade Velha (veja aqui nosso post sobre esta linda praça). Depois seguimos para o Bairro Judeu de Praga, onde está localizado o museu judeu.

Fachada do Museu Judaico

Sinagoga no Bairro Judeu de Praga

Ironicamente, a riqueza do acervo do museu se deve a cabeça doentia dos líderes da Alemanha Nazista, que quiseram criar ali em Praga uma espécie de museu exótico de uma raça extinta. Então tesouros e artefatos de comunidades judias de várias partes do mundo foram levados para Praga. Paga-se uma entrada com um valor simbólico para acessar uma espécie de complexo do museu Judaico que inclui cinco Sinagogas e o Antigo Cemitério Judeu.

Interior do Museu Judaico

Interior do Museu Judaico

Infelizmente não era permitido fotografar, então a foto acima foi o melhor que consegui fazer, antes de levar uma bronca… Bronca em Tcheco soa pior ainda, acreditem!

Por lá vimos coleções de objetos e trajes cerimoniais da religião judaica, conhecemos sinagogas, aposentos com mobiliários antigos de famílias judias, além de exposições de arte e fotografia de artistas judeus. Mas o mais impressionante foi o Antigo Cemitério Judeu, com suas lápides empilhadas e amontoadas.

As impressionantes lápides amontoadas no Cemitério Judaico

As impressionantes lápides amontoadas no Cemitério Judaico

Cemitério Judaico

Cemitério Judaico

Bela fachada do Restaurante Les Moules, nos arredores do Museu Judeu

Bela fachada do Restaurante Les Moules, nos arredores do Museu Judeu

De lá saímos pra tomar um café e depois ficamos circulando a pé pela cidade, caminhando principalmente as margens do Rio Moldava, pois estávamos nos preparando para um Cruzeiro noturno ao longo do rio, que seria feito em poucas horas…

Teatro Rudolfinum, sede da Orquestra Filarmônica de Praga

Teatro Rudolfinum, sede da Orquestra Filarmônica de Praga

Palácio Černínský - Ministério dos Negócios Estrangeiros

Palácio Černínský – Ministério dos Negócios Estrangeiros

Trenzinho turístico

Trenzinho turístico

No próximo post vou contar e mostrar em fotos como foi nosso cruzeiro noturno pelo Rio Moldava, de onde pudemos ver a cidade com luzes e ângulos muito diferentes, deixando Praga ainda mais bonita. Aguardem!


Clique no link a seguir para ler sobre o Roteiro completo da viagem de 15 por Londres, Praga e Istambul.
Ou clique nos links abaixo para:
Todos os posts da viagem, posts de Londres, Praga ou Istambul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s