DIA 16 DE ABRIL DE 2012
Assim como outras capitais européias, Praga é uma cidade que tem sua geografia definida pelos contornos do Rio Moldava, que é o rio mais extenso do país. Fazer um cruzeiro noturno pelo Moldava nos mostrou novos ângulos e luzes que nos revelaram uma cidade ainda mais charmosa…
Para ver todos os posts desta viagem, clique aqui. Para conhecer o roteiro completo, índice de posts, dicas sobre as cidades e resumo da viagem, clique no link abaixo:
Londres, Praga e Istambul: viajando por 3 mundos em 15 dias
Compramos o ingresso para o Cruzeiro no mesmo lugar onde compramos o onibus turístico hop-on hop-off. Foi uma espécie de combo que dava direito ao ônibus e ao cruzeiro. E partimos de lá mesmo, do quiosque perto da Praça da República, em frente à Casa Municipal e ao Portão da Pólvora. No horário combinado pegamos o ônibus que levou o grupo até o cais e partimos na companhia de uma guia, que de um jeito meio esbaforido se comunicava simultaneamente em inglês e espanhol.
Ocupamos a cabine interna e sentamos em uma mesa para duas pessoas… O convés superior do barco ficou vazio, porque ele era descoberto e estava fazendo um frio danado, com um vento forte e uma garoa fina…
Partimos ainda com um “restinho” de sol no céu e nossa guia (esforçada) ficava indo de mesa em mesa apontando alguns marcos na paisagem da cidade ao longo do rio e falando sobre algumas curiosidades e História dos lugares e edifícios mais importantes.
O cruzeiro foi passando por edifícios e monumentos históricos, como o Mosteiro de Santa Agnes, o Rudolfinum, a Ponte Carlos, Castelo de Praga, Teatro Nacional, o Vysehrad (que fica espetacular a noite) e vários outros.
Enquanto isso o jantar era preparado e uma música ao vivo, meio “música ambiente” nos acompanhava.
Seguimos viagem basicamente por conta própria, circulando a vontade pelas cabines interna e externa do barco e ouvindo alguns pitacos eventuais da guia. Então o jantar – que estava incluído no preço – foi finalmente liberado. Nada demais… Jantar tipo buffet com cozinha internacional, sem nenhum grande atrativo, nem surpresas. Parecia mais a comida de um restaurante a kilo do centro da cidade.
Comida a vontade e bebidas por fora… Comemos um pouquinho, bebemos algumas das boas cervejas tchecas e ficamos na janela curtindo o visual da cidade vista por interessantes ângulos ao longo do Rio Moldava.
Depois do jantar subimos para o convés superior para curtir o visual a partir da área descoberta, mas logo logo o frio intenso fez a gente correr de volta pra dentro da cabine. Depois que a noite caiu, as luzes deixaram a cidade ainda mais bonita, mas infelizmente minha câmera não fez jus ao espetáculo e consegui fazer apenas algumas fotos tremidas, tiradas no modo noturno sob o balanço do rio…
Depois o barco repete todo o caminho da ida em sentido oposto e num total de aproximadamente 3h, nosso passeio termina no mesmo local. Com certeza o passeio vale a pena para relaxar e admirar a arquitetura da cidade por um angulo diferente. As construções a margem do Rio são lindíssimas e para quem gosta de arquitetura, o passeio será pura contemplação.
E aí, curtiu a ideia de um cruzeiro noturo pelo Rio Moldava (ou Vltava)?
Se você gosta deste tipo de passeio, veja também nossos posts sobre o Cruzeiro sobre o Rio Sena (Paris), o Cruzeiro sobre o Rio Tâmisa (Londres) e em breve nosso artigo sobre o grande Estreito de Bósforo, com direito a uma espiadinha no lado oriental de Istambul.
Clique no link a seguir para ler sobre o Roteiro completo da viagem de 15 por Londres, Praga e Istambul.
Ou clique nos links abaixo para:
Todos os posts da viagem, posts de Londres, Praga ou Istambul.
Pingback: Istambul: Cruzeiro pelo Rio Bósforo e visita ao Palácio de Beylerbeyi, no lado asiático da cidade | Batalhas pelo mundo