Istambul: Palácio Topkapi e os jardins de tulipas do Parque Gülhane

DIA 20 DE ABRIL DE 2012
Residência oficial do Sultão por mais de três séculos, o Palácio Topkapi hoje é um imenso museu que guarda tesouros e relíquias sagradas do Islã (como a pelos da barba de Maomé), além de permitir uma espiada na intimidade do Harém… Saiba o que ver neste belo Palácio e também conheça lindíssimo jardim de tulipas coloridas do Parque Gülhane, bem pertinho da entrada do museu.

Para ver todos os posts desta viagem, clique aqui. Para conhecer o roteiro completo, índice de posts, dicas sobre as cidades e resumo da viagem, clique no link abaixo:
Londres, Praga e Istambul: viajando por 3 mundos em 15 dias

Depois do impacto visual inicial de conhecer a Praça Sultanahmet, já quase na hora do almoço partimos em direção ao Parque Gülhane, que fica em um dos níveis mais baixos do Palácio Topkapi. Em frente ao portão principal do parque existem vários restaurantes e os garçons ficavam abordando as pessoas nas ruas, chamando para conhecerem seus estabelecimentos. Uma chatice!

Um cara acenava de longe balançando um cardápio e batendo palmas pra chamar atenção, então outro chegava junto chamando pro restaurante dele, depois os dois meio que rosnavam um pro outro. Quem já foi turista na nossa querida Bahia vai me entender… Eles são grudentos mais ou menos no nível Pelourinho-Master-Plus!

Então, fugindo dos “malas” que estavam abordando a gente, buscamos refúgio dentro do colorido jardim do Parque Gülhane.

Istambul_Palacio Topkapi (1) (800x600)

Lago artificial…

Istambul_Palacio Topkapi (2) (800x451)

… no Parque Gülhane

Istambul_Palacio Topkapi (3) (800x451)

Estátua de Atatürk, o “pai dos turcos”

O jardim estava mais ou menos vazio e ficamos encantados com suas tulipas de todos os tipos e cores, o que rendeu fotos muito bonitas e alguns longos momentos de contemplação.

Istambul_Palacio Topkapi (4) (800x451)

As tulipas coloridas do Parque Gulhane

Istambul_Palacio Topkapi

A minha irmãzinha Pri, na tradicional foto do banquinho

Caminhamos pelas ruas de forma bem tranquila, apenas contemplando a paisagem e a calma do lugar, mas logo a fome bateu e saímos em busca de um restaurante.

Em outro dia, num domingo, voltamos pra lá e ficamos praticamente uma tarde inteira curtindo o dia de sol com dezenas de famílias turcas. Mas isso é assunto de outro post.

Nossa estratégia para fugir do assédio foi: olhando de longe, escolhemos nosso restaurante e sem parar pra conversar, ver cardápio, nem nada, seguimos em linha reta com olhar resoluto e sem olhar pros lados… Mais ou menos como quem cruza um campo de batalha no fogo cruzado, chegamos sãos e salvos em um restaurante com cadeiras ao ar livre e paramos para almoçar uma comida tipicamente turca.

Istambul_Palacio Topkapi (8) (800x600)

Cadeiras ao ar livre nos restaurantes perto do parque

Ganhamos uns pãezinhos de cortesia, que o garçom ofereceu fazendo uma mímica com a ponta dos dedos, molhando um pão invisível num suculento molho invisível e depois comendo e fazendo “nham nham nham”.

Istambul_Palacio Topkapi (9) (800x451)

Comida típica turca

Também parte do ritual de hospitalidade, ganhamos chá turco de cortesia e ele não aceitou “não” como resposta… O copinho de vidro sem alças é muito charmoso e pitoresco, mas me parece impossível beber o chá sem queimar as pontas dos dedos e a língua… Depois do almoço fomos direto ao Palácio de Topkapi, passando novamente pelos jardins do Parque Gülhane.

O ingresso de entrada no museu custa 30 TL, sem direito a entrada no Harem, que precisa de um ingresso extra de 15 TL que pode ser comprado na bilheteria principal ou na entrada do próprio Harem. Pra entrar na Hagia Irene, são necessário 20 TL, adicionais mas este último nós não pagamos…

Calcular o preço em “Reais” é moleza, porque a relação é praticamente 1 TL = 1 BRL, com algumas pequenas variações. Mais informações no site oficial do Palácio Topkapi (em inglês).

Perto da bilheteria do Palácio-Museu está o imponente “Portão da Saudação”, com suas duas torres octogonais pontudas. Foi por lá que entramos!

Istambul_Palacio Topkapi (10) (800x451)

Portão da Saudação – Entrada do Palácio Topkapi

Istambul_Palacio Topkapi (11) (800x451)

topkapi jardim interno

Declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, o palácio é considerado o melhor exemplo de palácio tradicional do período Otomano. Encomendado pelo Sultão Mehmet II, O Conquistador, logo depois da tomada de Constantinopla, o Palácio Topkapi serviu como residência oficial dos Sultões por mais de três séculos, até que foi substituído pelo Palácio Dolmabahçe que possui um estilo mais europeu (vamos falar dele mais tarde).

Ao entrar no Palácio podemos ficar meio perdidos, porque o lugar é imenso e tem inúmeras opções de exposições espalhadas pelo complexo do Museu-Palácio. Como de praxe na maioria dos museus, fotografias são proibidas em seu interior e as mesmas restrições de vestuário aplicadas nas mesquitas são aplicadas para santuários do palácio ou sala de relíquias sagradas.

Nas diversas salas do palácio estão exposições de fotografias, obras de arte, peças e roupas cerimoniais, armas de guerra, jóias imperiais e tesouros além dos detalhes da arquitetura do edifício, azulejos Iznik, porcelanas, tapeçaria, etc. Tudo com aquele charme das construções turcas tradicionais.

Istambul_Palacio Topkapi (12) (800x451)

Detalhe decorativo em escrita árabe na entrada de um dos pavilhões

A exposição mais interessante fica no Pavilhão do Manto Sagrado, na sala das relíquias sagradas. Entre os artefatos mais importantes estão supostos objetos de uso pessoal do próprio Maomé, além dos pelos da barba do profeta, uma carta assinada por ele e marcas de sua pegada sagrada. O manto de Maomé fica guardado numa arca dourada, separado por uma parede de vidro.

Estão expostos também a espada de Davi, ossos de São João Batista, turbante de José e vários outros objetos sagrados de procedência duvidosa… Ou não.

Depois de ir no Grand Bazaar eu percebi que um comerciante turco é capaz de te convencer da santidade de qualquer coisa, desde que você tenha dinheiro suficiente para pagar…

Vale a pena pagar um extra e conhecer o Harem, com os aposentos pessoais do Sultão e sua família, onde viviam suas mulheres e concubinas, todas guardadas pelos escravos negros eunucos.

Istambul_Palacio Topkapi (14) (800x451)

Reprodução de uma das salas do Harem

Istambul_Palacio Topkapi (15) (800x600)

Pátio da Sultana-Mãe

Istambul_Palacio Topkapi (16) (800x600)

Decoração com azulejos Iznik nos Pavilhões Gêmeos

Istambul_Palacio Topkapi (17) (800x600)

Aposentos do Sultão e detalhe das camas com dossel

Istambul_Palacio Topkapi (18) (800x600)

Detalhes dos vitrais e decoração com azulejos

Os detalhes da arquitetura e decoração com azulejos impressionam de verdade! E em algumas salas eles colocam bonecos em exposição com vestimentas e mobiliários da época pra ajudar a gente a imaginar como seria a vida da família do Sultão.

Do lado de fora, muitos pátios extensos com fontes e jardins, além de uma bela vista para o estreito de Bósforo e a Ponte do Bósforo.

Istambul_Palacio Topkapi (21) (800x451)

Vista para o Estreito de Bósforo, com a ponte que liga a Europa a Ásia ao fundo

Istambul_Palacio Topkapi (22) (800x600)

Fonte do Pavilhão de Bagdá

Istambul_Palacio Topkapi (23) (800x600)

O Quiosque de Bagdá

Istambul_Palacio Topkapi (26) (800x600)

Vista da cidade

Istambul_Palacio Topkapi (27) (800x451)

Pátio externo do complexo do Palácio

Istambul_Palacio Topkapi (28) (800x451)

Mais detalhes da arquitetura do Palácio Topkapi

Istambul_Palacio Topkapi (29) (800x451)

Vista dos Fundos da Hagia Sophia, perto do Portão Imperial do Palácio

Assim terminamos nossa visita ao Palácio Topkapi e seguimos em direção ao Grand Bazaar. No próximo post, vou contar como foi nossa aventura pelas milhares de lojas do bairro dos bazares.

Até lá! E continuem acompanhando nossas Batalhas pelo Mundo!

Está planejando uma viagem para a Turquia? Clique aqui para ver centenas de opções de hotéis na cidade de Istambul.


Clique no link a seguir para ler sobre o Roteiro completo da viagem de 15 por Londres, Praga e Istambul.
Ou clique nos links abaixo para:
Todos os posts da viagem, posts de Londres, Praga ou Istambul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s