A Trilha dos Saltos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, GO

DIA 20 DE ABRIL DE 2014
Saiba tudo sobre nosso primeiro dia no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, quando conhecemos a Trilha dos Saltos, um dos quatro percursos do parque, que nos leva ao incrível mirante do Salto de 120 metros do Rio Preto e as piscinas naturais e cachoeiras do Salto de 80 metros e Corredeiras. Leia nosso post e saiba o que esperar do passeio, como: tempo, custo, preparação e muitas fotos!

Para ver todos os posts desta viagem, clique aqui. Para conhecer o roteiro completo, índice de posts, dicas sobre as cidades e resumo da viagem, clique no link abaixo:
Chapada dos Veadeiros e Brasília: Roteiro de 6 dias pelas maravilhas do cerrado

Acordamos bem cedo e antes de partir pegamos o “kit caminhada”, que estava incluído em nossa reserva na Pousada Caminho das Cachoeiras. O tal kit era composto de sanduíche de queijo, maçã, suco del vale e club social. Complementamos o kit com algumas frutas e frios do café da manhã da pousada e partimos para a aventura.

Como nossa pousada era uma das últimas antes da entrada do parque, deixamos o carro por lá mesmo e seguimos a pé pela estradinha que leva ao parque. O Parque abre as 8h da manhã e como chegamos um pouco antes das 10h, já havia uma pequena aglomeração de pessoas na entrada e o estacionamento estava lotado.

DICA: Se for na alta temporada, evite ir ao parque de carro. Se você estiver em Alto Paraíso, talvez precise estacionar na Vila de São Jorge e ir caminhando, porque o estacionamento fica lotado. Pra quem pretende caminhar 11km numa trilha acidentada, o que é 1km dentro da vila?

A Trilha dos Saltos, apesar de mais curta do que a Trilha dos Cânions, é mais acidentada e cansativa. Contando ida e volta, são aproximadamente 11km de caminhada e o passeio dura até 6h, sem correria, aproveitando o banho de cachoeira. Então a preparação é muito importante: protetor solar, chapéu, água, lanche do piquenique, calçados fechados, roupa de banho e algum preparo físico são essenciais.

No primeiro dia, minha digníssima esposa se preocupou em proteger a cabeça, mas não os ombros e sofreu com o sol… eu esqueci de levar um boné e tive que ficar andando igual a um maluco com uma toalha pendurada na cabeça. Enfim… despreparo total.

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Saltos (1)

Elisa e seu modelito “branquela-andando-debaixo-do-sol-escaldante-do-cerrado-sem-sombras”

Sinalização das trilhas

Sinalização das trilhas

Ao entrar precisamos apenas preencher um cadastro, assinar um termo de ciência de riscos, assistir a um vídeo institucional com mais informações sobre segurança e regras de conduta e em seguida partimos por conta própria.

A boa notícia é: a entrada no parque é totalmente gratuita!

DICA 2: Na porta do parque, diversos guias locais vão se oferecer para te conduzir de forma segura, cobrando um valor fixo para grupos de até 10 pessoas, mas sinceramente, não é necessário.

Apesar da sinalização precária, as trilhas são bem fáceis e a vegetação aberta ajuda bastante. Na alta temporada é mais fácil ainda, pois basta seguir o grupo.

A Trilha dos Saltos é sinalizada por pequenas setas amarelas pintadas em pedras, árvores e pequenas plaquinhas. Algumas quase passam despercebidas, mas não dá pra se perder…

A primeira parada é de tirar o fôlego… Depois de 1h de caminhada, a trilha começa um pequeno declive e os primeiros sinais de água aparecem pelo chão. Em seguida começamos a ouvir um barulho de cachoeira, forte e distante, com aqueles sons de trovoada. E então a gente dá de cara com esta vista:

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Saltos (2)

Primeiro mirante da Trilha dos Saltos

Logo ali ao lado, uma das vistas mais icônicas da Chapada dos Veadeiros, do Mirante do Salto de 120 metros do Rio Preto.

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Saltos (3)

Vista para o Salto de 120 m do Rio Preto

A queda d’água é gigantesca e a água faz um estrondo ao cair… infelizmente não existe acesso para a parte inferior desta enorme queda d’água, mas a vista dali de cima é espetacular.

Com um pouco menos de 10 min de caminhada, chegamos nas piscinas naturais do Salto de 80m do Rio Preto, subindo rio.

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Saltos (6)

Ótima área para banho no Rio Preto e ao fundo o Salto de 80m

Nesta região temos áreas excelentes para banho e ficamos pelo menos 1:40h por ali, primeiro tomando banho na água da cachoeira e depois fazendo nosso piquenique, ao abrigo do sol… Desta vez pudemos ver a cachoeira bem de pertinho e sentir a força da água, mais ou menos perto do Salto de 80 metros, que tem um visual lindíssimo também.

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Saltos (7)

Parada para banho e piquenique aos pés do Salto de 80m

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Saltos (10)

O Salto de 80m do Rio Preto

Depois de zilhões de fotos, piquenique, banho na piscina natural, banho perto da cachoeira e uma boa parada para relaxar, partimos em direção às corredeiras, que fica no caminho de volta.

Foi nestas piscinas naturais que minha câmera a prova d’água véia de guerra, que já me deu muitas alegrias desde minha primeira viagem com ela a Bonito, começou a dar umas ziqueziras… Ela já tinha perdido uma borrachinha de vedação durante uma viagem a Ilha Grande, mas continuava funcionando normalmente. Dentro desta cachoeira ela começou a fazer água e a ficar com o visor embaçado…

Então a partir daqui algumas fotos tiradas de dentro dos rios vão aparecer meio esquisitas e embaçadas, principalmente no post dos dias seguintes. Eu fiquei deprimido na hora, mas passou. A partir daí tive que fazer a maioria das fotos com o telefone mesmo…

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Saltos (12)

A trilha em direção às Corredeiras do Rio Preto

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Saltos (13)

As flores do cerrado, sempre presentes na paisagem da Chapada

A última parada foi nas piscinas naturais das Corredeiras do Rio Preto, depois de mais uns 40 minutos de caminhada. Além de piscinas excelentes para banho, nas corredeiras temos várias pequenas quedas d’água que servem como chuveirinhos e hidromassagens. Estava meio lotado de gente, mas mesmo assim deu pra relaxar e curtir bastante.

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Saltos (14)

Piscinas naturais e hidromassagens nas…

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Saltos (15)

… Corredeiras do Rio Preto

Mergulhar e nadar nas corredeiras também é muito legal! A foto a seguir mostra uma vista panorâmica da região, na parte mais tranquila das corredeiras…

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Saltos (16)

Panorâmica das Corredeiras do Rio Preto

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Saltos (17)

No meio das Corredeiras, antes do mergulho

Por volta de 15h nós pegamos o caminho de volta, devagar, tranquilos… curtindo a paisagem e caminhada.

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Saltos (19)

Trilha de retorno e mais um pouco das flores do cerrado

Em 1 hora e meia estávamos de volta, exaustos, sedentos, famintos, mas satisfeitos e extasiados!

A moça que vende água de côco na porta do parque fatura alto, porque o povo sai de lá desesperado. Um alongamento antes de qualquer coisa e voltamos com aquela sensação de missão cumprida…


Para saber tudo sobre nosso Roteiro de 6 dias pela Chapada dos Veadeiros e Brasília, clique aquiSe preferir, clique nos links a seguir para ler todos os posts sobre Brasília (DF), Chapada dos Veadeiros (GO) e Vila de São Jorge (GO).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s