MANHÃ DO DIA 21 DE ABRIL DE 2014
Quer relaxar em piscinas e hidromassagens naturais ou está em busca de paisagens exuberantes? Neste post eu conto como foi nosso passeio no Raizama, onde podemos ter um pouquinho das duas coisas… São rios, córregos, cachoeiras, piscinas naturais e o melhor de tudo, que é o visual imponente do Cânion do Rio São Miguel e o Salto do Raizama.
Para ver todos os posts desta viagem, clique aqui. Para conhecer o roteiro completo, índice de posts, dicas sobre as cidades e resumo da viagem, clique no link abaixo:
Chapada dos Veadeiros e Brasília: Roteiro de 6 dias pelas maravilhas do cerrado
O Raizama fica a uma distância de aproximadamente 5km da Vila de São Jorge, seguindo pela estrada principal em direção a Alto Paraíso. O receptivo para o passeio no Raizama fica no Sítio Espaço Infinito, que tem este jeitão meio hippie, com um palco com figuras enormes de estrelas do Rock and Rolll dos anos 70…
Fomos recebidos de um jeito meio improvisado, por um senhor que parecia ainda estar vivendo o auge dos anos setenta, devagar e meio enrolado, ele foi tentando explicar pra gente como era a trilha e fez um pequeno “briefing” de segurança, intercalando com um papo filosófico-sócio-ambientalista. Pagamos a moeda padrão da Chapada dos Veadeiros (10 reais por pessoa) e seguimos pela trilha que neste dia, excepcionalmente, ele pediu que fizéssemos de trás pra frente. Não me perguntem por quê…
Como de costume, a trilha é feita de forma independente, sem nenhum tipo de guia ou funcionário que garanta a segurança. Mas neste caso a trilha é bem fácil e não tem como se perder, porque o caminho está muito bem definido… Infelizmente, ainda no meio da trilha começou a chover forte e seguimos correndo para um abrigo, já nos decks de observação do Raizama.
Ficamos um tempo abrigados e quando a chuva deu uma trégua seguimos o percurso em direção ao Córrego do Raizama, que começava a ganhar força por causa da chuva, caindo com um estrondo pelos Cânions.
A trilha é feita sobre plataformas de madeira, com pequenos mirantes construídos pendurados nas rochas, de onde podemos observar a Cachoeira do Salto do Raizama e o Cânion do Rio São Miguel.
E o estrondo do Rio descendo pelos Cânions torna o espetáculo ainda mais bonito! As pedras estavam meio escorregadias por causa da chuva, mas ainda assim deu pra curtir bastante o visual…
A água do rio cai sobre uma gargante estreita e desce espremida entre dois paredões enormes… E lá beeeem no fundo, pela fenda alta e estreita, podemos ver uma cachoeira enorme onde os rios se encontram. É um espetáculo de sons e águas!
A trilha segue contornando os cânions e fomos nos afastando da queda d’água, subindo de volta o rio em direção ao receptivo, pelo lado oposto da trilha.
Em um ponto da trilha, que é muito fácil quase o tempo todo, precisamos passar sobre o córrego, que estava um pouco mais forte por causa da chuva… vimos algumas pessoas escorregando de bunda no chão, mas felizmente conseguimos chegar com nossas busanfas ilesas.
Ao final da trilha, uma ótima piscina natural para banho com pequenas quedas d’água formando hidromassagens deliciosas. Ficamos por ali em torno de 40 minutos curtindo o banho de cachoeira e depois seguimos a trilha de volta, renovados!

Banho de cachoeira nas hidromassagens do Raizama
Felizmente a chuva parou e não voltou pelo resto do dia. Voltamos para a Vila de São Jorge para almoçar e a tarde seguimos a estrada em direção a Colinas do Sul, um pouco mais distante, rumo ao Encontro das Águas do Rio São Miguel com o Rio Tocantinzinho.
Aguardem nosso próximo post com mais esta aventura!
Para saber tudo sobre nosso Roteiro de 6 dias pela Chapada dos Veadeiros e Brasília, clique aqui. Se preferir, clique nos links a seguir para ler todos os posts sobre Brasília (DF), Chapada dos Veadeiros (GO) e Vila de São Jorge (GO).