Chapada dos Veadeiros, GO: Cachoeiras do Raizama e o Cânion do Rio São Miguel

MANHÃ DO DIA 21 DE ABRIL DE 2014
Quer relaxar em piscinas e hidromassagens naturais ou está em busca de paisagens exuberantes? Neste post eu conto como foi nosso passeio no Raizama, onde podemos ter um pouquinho das duas coisas… São rios, córregos, cachoeiras, piscinas naturais e o melhor de tudo, que é o visual imponente do Cânion do Rio São Miguel e o Salto do Raizama.

Para ver todos os posts desta viagem, clique aqui. Para conhecer o roteiro completo, índice de posts, dicas sobre as cidades e resumo da viagem, clique no link abaixo:
Chapada dos Veadeiros e Brasília: Roteiro de 6 dias pelas maravilhas do cerrado

O Raizama fica a uma distância de aproximadamente 5km da Vila de São Jorge, seguindo pela estrada principal em direção a Alto Paraíso. O receptivo para o passeio no Raizama fica no Sítio Espaço Infinito, que tem este jeitão meio hippie, com um palco com figuras enormes de estrelas do Rock and Rolll dos anos 70…

Chapada dos Veadeiros e o receptivo para as cachoeiros do Raizama

Receptivo do sítio Espaço Infinito, com estilo anos 70

Fomos recebidos de um jeito meio improvisado, por um senhor que parecia ainda estar vivendo o auge dos anos setenta, devagar e meio enrolado, ele foi tentando explicar pra gente como era a trilha e fez um pequeno “briefing” de segurança, intercalando com um papo filosófico-sócio-ambientalista. Pagamos a moeda padrão da Chapada dos Veadeiros (10 reais por pessoa) e seguimos pela trilha que neste dia, excepcionalmente, ele pediu que fizéssemos de trás pra frente. Não me perguntem por quê…

Chapada dos Veadeiros Trilha leve para o Raizama

Trilha leve para o Raizama

Chapada dos Veadeiros vegetação e flores do cerrado na trilha do raizama

As cores do cerrados no Raizama

Como de costume, a trilha é feita de forma independente, sem nenhum tipo de guia ou funcionário que garanta a segurança. Mas neste caso a trilha é bem fácil e não tem como se perder, porque o caminho está muito bem definido… Infelizmente, ainda no meio da trilha começou a chover forte e seguimos correndo para um abrigo, já nos decks de observação do Raizama.

Chapada dos Veadeiros Primeiro deck de observação dos Cânios do Raizama

Primeiro deck de observação dos Cânions do Rio São Miguel

Ficamos um tempo abrigados e quando a chuva deu uma trégua seguimos o percurso em direção ao Córrego do Raizama, que começava a ganhar força por causa da chuva, caindo com um estrondo pelos Cânions.

Chapada dos Veadeiros Rio Raizama

O Córrego do Raizama ganhando força na chuva

Cachoeira do Salto do Raizama e Cânion do Rio São Miguel

Os paredões do Cânion do Rio São Miguel

A trilha é feita sobre plataformas de madeira, com pequenos mirantes construídos pendurados nas rochas, de onde podemos observar a Cachoeira do Salto do Raizama e o Cânion do Rio São Miguel.

E o estrondo do Rio descendo pelos Cânions torna o espetáculo ainda mais bonito! As pedras estavam meio escorregadias por causa da chuva, mas ainda assim deu pra curtir bastante o visual…

A água do rio cai sobre uma gargante estreita e desce espremida entre dois paredões enormes… E lá beeeem no fundo, pela fenda alta e estreita, podemos ver uma cachoeira enorme onde os rios se encontram. É um espetáculo de sons e águas!

A trilha segue contornando os cânions e fomos nos afastando da  queda d’água, subindo de volta o rio em direção ao receptivo, pelo lado oposto da trilha.

Chapada dos Veadeiros Córrego do Raizama e Cânion do Rio São Miguel

E a trilha vai seguindo o Córrego do Raizama beirando o cânion

Chapada dos Veadeiros 01 Raizama (9)

Na beira do cânion do Raizama

Em um ponto da trilha, que é muito fácil quase o tempo todo, precisamos passar sobre o córrego, que estava um pouco mais forte por causa da chuva… vimos algumas pessoas escorregando de bunda no chão, mas felizmente conseguimos chegar com nossas busanfas ilesas.

Chapada dos Veadeiros - Rios e córregos na trilha do Raizama

E a trilha segue sobre rios e córregos

Ao final da trilha, uma ótima piscina natural para banho com pequenas quedas d’água formando hidromassagens deliciosas. Ficamos por ali em torno de 40 minutos curtindo o banho de cachoeira e depois seguimos a trilha de volta, renovados!

Chapada dos Veadeiros 01 Raizama (15)

Banho de cachoeira nas hidromassagens do Raizama

Piscina natural relaxante no Raizama

Piscinas e hidromassagens imperdíveis no Raizama

Chapada dos Veadeiros 01 Raizama (12)

De dentro da cachoeira

Chapada dos Veadeiros 01 Raizama (13)

Merecido banho relaxante, depois das trilhas e da chuva

Felizmente a chuva parou e não voltou pelo resto do dia. Voltamos para a Vila de São Jorge para almoçar e a tarde seguimos a estrada em direção a Colinas do Sul, um pouco mais distante, rumo ao Encontro das Águas do Rio São Miguel com o Rio Tocantinzinho.

Aguardem nosso próximo post com mais esta aventura!


Para saber tudo sobre nosso Roteiro de 6 dias pela Chapada dos Veadeiros e Brasília, clique aquiSe preferir, clique nos links a seguir para ler todos os posts sobre Brasília (DF), Chapada dos Veadeiros (GO) e Vila de São Jorge (GO).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s