Trilha dos Cânions e Cachoeiras das Cariocas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, GO

DIA 22 DE ABRIL DE 2014
Em nosso último dia na Chapada dos Veadeiros conhecemos a Trilha dos Cânions e as cachoeiras das Cariocas. Saiba como foi nosso passeio em um dia de muito perrengue, quando enfrentamos a trilha embaixo de muita chuva, mas com um esforço muito bem recompensado!

Para ver todos os posts desta viagem, clique aqui. Para conhecer o roteiro completo, índice de posts, dicas sobre as cidades e resumo da viagem, clique no link abaixo:
Chapada dos Veadeiros e Brasília: Roteiro de 6 dias pelas maravilhas do cerrado

O dia 22 amanheceu meio conturbado, porque logo no café da manhã descobrimos que havíamos sido roubados, junto com outros hóspedes… A administração da Pousada Caminho das Cachoeiras tratou a situação com descaso total e a dona da pousada, que ficava todo dia no café da manhã comendo junto com os clientes (em vez de trabalhar), desapareceu depois do ocorrido. Pegou mal, porque parece que ela fugiu do problema…

Nós perdemos apenas uma toalha de praia e um par de meias usadas, mas outros hóspedes perderam bens de mais valor, como um casal de franceses que perdeu umas botas de trekking super caras. Vou contar detalhes sobre esta história mais tarde em um outro post, onde vou falar sobre os prós e contras de nossa hospedagem na Pousada Caminho das Cachoeiras.

Depois de toda a pendenga da toalha roubada, partimos para nosso segundo dia no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e desta vez faríamos a Trilha dos Cânions e Cariocas. Compramos na pousada um kit caminhada por R$15 (detalhes sobre o kit aqui), pegamos 1 toalha emprestada e partimos para o parque, pensando: “roubaram a minha toalha ‘putona’ das havaiannas aqui dentro e se a pousada me cobrar aluguel por esta toalha ridícula, vai rolar barraco no check-out“.

Engolimos a frustração e raiva pelo roubo e pelo descaso e resolvemos curtir o resto do feriadão, que estava acabando. Seguimos nosso rumo para o Parque!

A trilha completa tem aproximadamente 12km (ida e volta) passando pelo Cânion 1, Cânion 2 e Cachoeiras das Cariocas. Infelizmente não pudemos ver o Cânion 1, que está fechado a visitação por causa de um tal de Pato Mergulhão, que está em extinção e costuma fazer ninhos por lá…

Como já dito no post sobre a Trilha dos Saltos, a entrada no parque é totalmente gratuita e o uso de guias é desnecessário… Apesar de mais longa do que a Trilha dos Saltos, esta trilha é mais plana e confortável, com sombras e poucos aclives. Nosso passeio durou aproximadamente 6h, com várias paradas e alguns perrengues por conta da chuva.

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (3)

Ponte suspensa estilo “Indiana Jones” na Trilha dos Cânions

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (4)

Elisa na ponte suspensa da Trilha dos Cânions

Depois de uns 5km de caminhada pela trilha indicada pelas setas vermelhas, chegamos numa bifurcação onde escolhemos começar o passeio visitando o Cânion 2 ou a Cachoeira das Cariocas. Nós optamos pelo Cânion 2, que era mais perto e ficava a 800m de distância.

Fizemos todo o percurso até o Cânion 2 praticamente sozinhos, pois o parque estava muito vazio. O feriadão tinha acabado em praticamente todo o Brasil e só o pessoal do Rio que estava com essa molezinha de feriado no dia 23 de abril. Chegando lá, mas um horizonte de tirar o fôlego e um show de paisagem com quedas d’água, paredões, gargantas, etc.

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (5)

Paisagem na Trilha dos Cânions

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (6)

Chegando no Cânion 2

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (7)

E o rio corre pelo Cânion 2

Depois de curtir o visual do alto do Cânion 2, descemos pulando de pedra em pedra e chegamos na área da grande piscina natural, onde temos belíssimas quedas d’água e uma área ótima para banho.

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (8)

Cânion 2

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (11)

Vista de dentro do lago que se forma após o Cânion

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (12)

Me aventurando em direção a garganta do Cânion 2

Chegando lá nadamos um pouco e logo desabou uma chuva forte! Sem nenhum abrigo, ficamos embaixo do aguaceiro esperando a chuva diminuir… Eu ainda arrisquei ficar dentro do rio curtindo a água, mas depois de muitos protestos da Elisa eu comecei a ver o nível do rio aumentando e resolvi sair logo com medo de uma tromba d’água ou algo parecido.

Tinha um grupo com um guia contratado que sugeriu que todos saíssem da água e aconselhou a gente a ficar por ali mesmo esperando a chuva diminuir…

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (13)

Embaixo de chuva, curtindo o visual da piscina natural do Cânion 2

Então quando eles prosseguiram na trilha para as Cariocas, nós fomos atrás, ainda sob chuva forte. Algumas meninas do grupo ficaram reclamando em voz alta, jogando indiretas e dizendo que quem ficasse por perto tirando “uma casquinha” do guia deles, teria que pagar também.

Eu não estava afim de confusão, então seguramos o passo e deixamos o grupo de garotas mesquinhas seguir na frente, pra não termos que ouvir gracinhas… A trilha é única, bem marcada e super fácil, não fazia sentido pagar um guia! Na verdade a gente queria companhia, mas decidimos que é melhor estar só do que mal acompanhados e nos separamos do grupo…

A Elisa ficou choramingando durante todo o percurso, por causa do cansaço e da chuva, mas ali não tínhamos escolha. Paramos um tempo para decidir se valia mais a pena voltar tudo, num percurso longo e frustrante ou se deveríamos seguir em frente, contando que a chuva pararia em breve e a gente ia poder conhecer as Cariocas… depois de alguma negociação, seguimos em frente embaixo de chuva.

O finalzinho da trilha é o único trecho meio complicadinho de fazer, porque o acesso é feito por uma descida bem íngreme. Na trilha, uns degraus de madeira e guarda-corpos com cabos de aço facilitam um pouco o caminho. Como parou de chover, paramos no pé da trilha e fizemos nosso lanche ali, sob a sombra das árvores, sentados em troncos caídos…

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (14)

Chegando nas Cachoeiras das Cariocas

O visual da cachoeira é bem bonito, com uma queda d’água grande e imponente, que se espalha para os lados numa cachoeira espumante. Na região se formam várias piscinas naturais ótimas para banho e em volta o rio corre feroz em corredeiras rápidas.

As próximas fotos dão só uma ideia do que é aquele lugar!

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (16)

As cachoeiras das Cariocas

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (17)

Panorâmica com o visual das Cachoeiras das Cariocas

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (18)

Cariocas

Enfrentar a chuva valeu a pena e ficamos um bom tempo curtindo o visual… quando terminamos o nosso lanche, o grupinho de meninas encrenqueiras, que já estava lá, estava se retirando mais cedo da cachoeira e felizmente pudemos ficar ali curtindo o visual sem muita aglomeração de gente.

A Elisa estava quase topando entrar na piscina comigo, quando ela percebeu que haviam vários pequenos peixinhos na água do rio… e como vocês devem saber pelos posts de nossa viagem a Bonito, a Elisa tem um pânico inexplicável de pequenos peixinhos coloridos e não quis entrar na água de jeito nenhum!

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (19)

E o povo curte o banho nas piscinas naturais, enquanto ela observa…

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (20)

Selfie nas Cariocas

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (22)

Tomando banho nas piscinas naturais

Cachoeira das Cariocas - Chapada dos Veadeiros

Desbravando as Cariocas!

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (23)

Elisa tomando coragem pra entrar na Cachoeira

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (24)

Ao fundo, os rios cada vez mais revoltos na Cachoeira das Cariocas

De lá, seguimos por aproximadamente 3,5km até a entrada do parque, numa caminhada de quase 2 horas… chegamos ao final do passeio completamente exaustos e molhados até a alma!

Chapada dos Veadeiros Trilha dos Canions e Carioca (25)

Enfim, chegamos sãos e salvos

Apesar dos perrengues, o passeio valeu muito a pena! Então se você estiver indo a Chapada, recomendo que vá preparado para enfrentar sol e chuva, sem medo… porque vale a pena e a satisfação do dever cumprido não preço.

Assim terminou nossa última aventura pela Chapada dos Veadeiros…

Não percam os próximos posts sobre o retorno a Brasília, com a visita guiada ao Palácio da Alvorada e posts explicativos sobre opções gastronômicas na Vila de São Jorge e opções de hospedagem.


Para saber tudo sobre nosso Roteiro de 6 dias pela Chapada dos Veadeiros e Brasília, clique aquiSe preferir, clique nos links a seguir para ler todos os posts sobre Brasília (DF), Chapada dos Veadeiros (GO) e Vila de São Jorge (GO).

Anúncios

Um pensamento sobre “Trilha dos Cânions e Cachoeiras das Cariocas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, GO

  1. O Parque da Chapada dos Veadeiros é demais. Infelizmente quando estive na Chapada em Março não teve como cair na cachoeira em função da cheia. Fica perigoso em função das tromba d´água. Apesar do Parque não exigir guias e as trilhas serem sinalizadas os guias de turismo estão aptos em cursos de salvamentos e contam com materiais de primeiro socorros como remédio e cordas. Acho que é sempre válido visitar esses locais com guias credenciados em função de diversos riscos. Vale lembrar que na Chapada dos Veadeiros se escuta diversos casos de onças e trombas d´água.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s