Brasília, DF: Visita guiada ao Palácio da Alvorada

DIAS 23 DE ABRIL DE 2014
No final de nossa viagem pela Chapada dos Veadeiros, aproveitamos o retorno para fazer uma parada em Brasília para uma visita guiada ao Palácio da Alvorada, moradia oficial do Presidente da República. Leia nosso post e saiba por que e como sua visita deve ser muito bem planejada, evitando que ela seja subitamente interrompida como a minha…

Para ver todos os posts desta viagem, clique aqui. Para conhecer o roteiro completo, índice de posts, dicas sobre as cidades e resumo da viagem, clique no link abaixo:
Chapada dos Veadeiros e Brasília: Roteiro de 6 dias pelas maravilhas do cerrado

Receptivo montado para a visita guiada - Palácio da Alvorada

Receptivo montado para a visita guiada

Estávamos e nosso último dia de viagem e eu estrategicamente tinha colocado o vôo de volta bem tarde, porque nossa ideia era pra pegar a estrada cedo e no retorno da Chapada dos Veadeiros poderíamos aproveitar o último dia em Brasília, conhecendo mais um pouco da cidade.

As visitas guiadas ao Palácio da Alvorada, moradia oficial do Presidente da República, são totalmente gratuitas e acontecem apenas as quartas-feiras de 15h as 17h, então nosso roteiro tinha encaixado perfeitamente!

A partir das 14 as senhas começam a ser distribuídas, num total de 300.

DICA: Se você estiver com um carro alugado, no retorno da Chapada para Brasília, pare para abastecer no posto de João Aliança. Abastecendo um bom volume de combustível eles oferecem lavagem grátis, então você evitar a sobretaxa de lavagem da locadora, porque neste momento seu carro vai estar igual um carro de Rally.
Brasília - Palácio da Alvorada (2)

O ônibus do receptivo

Chegando em Brasília fomos direto pro Palácio da Alvorada, antes de almoçar, e chegamos em torno de 14:30h, conseguindo ficar em um dos primeiros grupos da visita. Do lado de fora, ainda bem longe do Palácio em si, existe uma estrutura bacana com cadeiras para a espera, onde é feita a revista e uma exibição de videos institucionais e orientativos.

A visita é realizada em pequenos grupos organizados em um microonibus. Então pegamos uma senha e esperamos em torno de 30min até chegar a nossa vez…

No curto caminho até o Palácio passamos pelos jardins, que são enormes e são curiosamente habitado por emas.

Brasília - Palácio da Alvorada (3)

O jardim do Palácio da Alvorada e ao fundo as emas

O Palácio é uma das obras mais importantes do modernismo arquitetônico do país e obviamente, foi projetado por Oscar Niemeyer, sendo também a primeira edificação construída em alvenaria da cidade.

A entrada principal é sensacional! A arquitetura impressiona, com suas colunas em formas geométricas curiosas, revestimentos em mármore, lagos artificiais com um espelho d’água azulzinho, paredes envidraçadas e as esculturas em bronze “As Iaras“, obra do escultor brasileiro Alfredo Ceschiatti. Só de estar ali pertinho, já vale a visita…

Brasília - Palácio da Alvorada (4)

Espelho d’água do Palácio e “As Iaras”

Brasília - Palácio da Alvorada (5)

Vista para a fachada do Palácio e o espelho d’água

No Hall de entrada, paramos ao pé de uma rampa vermelha com detalhes dourados, em frente a parede dourada onde está gravado um trecho do discurso de inauguração de Juscelino Kubitschek.

Brasília - Palácio da Alvorada (6)

Parede dourada do Hall de entrada

Depois de ouvirmos um pouco sobre a história da construção do Palácio e da recente restauração, fomos encaminhados até a capela, quando começou chuviscar… Então fomos escoltados pelo pessoal da segurança, que nos encaminhou até a capela, meio que fugindo da chuva.

Brasília - Palácio da Alvorada (7)

Uma corridinha até a Capela do Palácio

Do lado de fora, seguindo a tradição modernosa de Brasília, a Capela Nossa Senhora da Alvorada tem um formato curioso que lembra um caracol. Pelo lado de dentro, apesar de ter paredes banhadas a ouro, o visual da capela não é grande coisa…

Brasília - Palácio da Alvorada (8)

Interior da Capela do Palácio da Alvorada

Enquanto estávamos lá dentro fomos informados que a visita teria que ser encerrada por causa da chuva… a gente conheceria em seguida os salões internos do Palácio, mas em dias de chuva a visita é cancelada por questões de segurança, pois o piso externo é muito escorregadio.

Eu achei um grande exagero, mas parece que esta é uma determinação da própria presidente (ou seria presidenta?). Ou seja, a Dilma pra variar, sacaneou a gente mais um vez… como sempre!

Pelo menos ganhamos estes livros bacanas com história e fotos do Palácio como consolo… tivemos que nos contentar em conhecer o interior do Palácio através das fotos do livro.

Brasília - Palácio da Alvorada - livro de fotos

Um ônibus nos buscou de volta e a visita acabou assim… Broxante! Ficou aquela vontade de ver mais, mas não deu mesmo. Nos restou partir para o almoço, embaixo de uma chuva violenta que estava transformando o dia em noite.

DICA: antes de partir para sua visita, consulte a previsão do tempo. Vai por mim…

Primeiro tentamos almoçar no famoso restaurante Oscar, que fica no tradicional Brasília Palace, que é o primeiro hotel de Brasília. Ele foi projetado por Oscar Niemeyer (claro!) e foi o primeiro empreendimento no Brasil a obter a classificação de Hotel Histórico pelo novo Sistema Brasileiro de Classificação de meios de hospedagem do Ministério do Turismo. Infelizmente o restaurante estava fechado.

Brasília - Palácio da Alvorada (9)

Hotel Brasília Palace

Então partimos de volta pro centro da cidade e começou uma chuva bizarra que em segundos alagou a cidade toda. Formaram-se rios e mais rios no meio das estradas. Alguns carros encostavam em canteiros laterais, bem em cima da grama e outros ficavam parados no meio da rua para esperar a chuva passar, porque onde estávamos não existia acostamento. Foi até meio assustador…

Fiquei impressionado ao ver que a cidade, tão jovem e teoricamente planejada, alagou rápido. Eu viajei pra Brasília preparando meu coração para um clima extremamente seco e peguei um temporal bizarro… Resolvemos partir direto para o aeroporto e acabamos parando no meio do caminho em um shopping, procurando abrigo.

Brasília - Palácio da Alvorada (10)

De uma sacada no shopping observamos o céu desabando sobre Brasília

Almoçamos no Capital Steakhouse e ficamos no shopping aguardando a chuva dar uma trégua até a hora de irmos para o aeroporto. E assim terminou nossa viagem pela Chapada dos Veadeiros e Brasília, subitamente interrompida pela fúria da chuva…

Então se você estiver em Brasília em um quarta-feira, não deixe de ir ao Palácio da Alvorada! Mas fique atento ao horário de 15h as 17h e consulte a previsão do tempo, porque a visita vale a pena. O pouquinho que vimos já foi bem legal e espero um dia voltar lá pra conhecer o resto…


Para saber tudo sobre nosso Roteiro de 6 dias pela Chapada dos Veadeiros e Brasília, clique aquiSe preferir, clique nos links a seguir para ler todos os posts sobre Brasília (DF), Chapada dos Veadeiros (GO) e Vila de São Jorge (GO).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s