Petrópolis, RJ: Experiência cervejeira e gastronômica na fábrica da Bohemia

Depois de muitos anos sem visitar a Cidade de Petrópolis, a atração que eu mais queria conhecer era a Cervejaria Bohemia. Aqui vou contar como foi nossa visita ao Centro de Experiência Cervejeira e também ao restaurante, com direito a chopes exclusivos e uma refeição deliciosa. Um brinde a Petrópolis!

Clique no link a seguir para ver todos os posts sobre a cidade de Petrópolis. Para ler tudo que já escrevemos sobre o Estado do Rio de Janeiro, clique aqui.

A menos de 1h da cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis é um destino perfeito pra uma escapadinha de final de semana ou um feriado mais curto.  Apesar de conhecer a região há anos, com visitas habituais, eu nunca tinha explorado a cidade de verdade… Sabe como é, né?

– A cidade fica ali tão pertinho, da próxima vez que eu voltar aqui eu visito o Palácio de Cristal.
– Numa próxima oportunidade a gente dá uma “passadinha” na Casa de Santos Dummont.
– Outro dia a gente volta pra conhecer a Bohemia…

E assim esse dia nunca chegava…

Então na Semana Santa de 2015, nós finalmente partimos para um feriadão em Petrópolis, com tudo que a gente tinha direito! Mais tarde vou escrever um série de posts sobre tudo que vimos na Cidade Imperial, mas hoje eu vou falar sobre nossa visita a Cervejaria Bohemia, que era uma das atrações que a gente mais queria conhecer.

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia

No pátio de entrada da fábrica

Tudo começou na compra de uma caixa de Bohemia, de onde recortamos um selo que dava direito a entrada gratuita para um acompanhante na compra de um ingresso. A entrada inteira custa R$24,00 e maiores informações sobre horários de funcionamento e preços podem ser encontrados clicando aqui.

O local é muito fácil de achar, pois a cervejaria fica no centro histórico bem pertinho do Palácio de Cristal, na Rua Alfredo Pachá 166. Há um estacionamento no local, mas nós optamos por ir de táxi, afinal, visitar uma cervejaria e não beber é quase um crime, só perdoável no caso da Elisa que está grávida. Então eu não pretendia sair de lá em condições de dirigir…

DICA: Chegamos em torno de 10h da manhã e não pegamos nenhuma fila, mesmo no meio de um feriadão. Ao final do nosso “tour”, por volta de 12h, encontramos uma fila gigante com espera de mais de uma hora.

A experiência de quase 2h começa pelo Túnel Saga da Cerveja, que conta a história da cerveja através das eras através de painéis interativos.

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (00)

Primeira parte do tour, Túnel Saga da Cerveja

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (1)

História da Cerveja no mundo

São vários painéis, quadros, telas multimídia e objetos que contam a história da cerveja pelo mundo, através das eras, com vídeos e jogos informativos.

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (2)

Produção em série…

No final do Túnel, chegamos a Praça Koblenz, espaço externo batizado com este nome em homenagem à praça que deu origem à cidade de Petrópolis. Além de painéis que contam a história da cidade e da Cervejaria Bohemia, nesta praça encontram-se também belos Painéis Históricos que foram resgatados da antiga Cervejaria Brahma, antes da implosão da Fábrica que ficava na região do Sambódromo do Rio de Janeiro.

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (4)

A Praça Koblenz

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (3)

Painéis da Praça Koblenz, resgatados da extinta Fábrica da Brahma

Depois de uma pequena palestra sobre a Praça Koblenz, partimos com o guia para o andar mais alto do prédio, num circuito de cima para baixo, começando pela Sala do Mestre Cervejeiro.

Assim como um mestre Alquimista, o Mestre Cervejeiro é retratado aqui quase como um mago, que cria a cerveja a partir da mistura dos ingredientes de forma perfeita, com técnica e precisão. Na sala, muitos objetos históricos, réplicas de ferramentas, utensílios e mobiliário de época. Um vídeo com tom quase épico sobre a história da Bohemia e seu processo de fabricação é exibido. Tudo muito bem produzido e de bom gosto.

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (5)

Sala do Mestre Cervejeiro

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (6)

Sala do Mestre Cervejeiro

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (7)

Vídeo sobre a Bohemia na Sala do Mestre Cervejeiro

De lá partimos para a sala dos ingredientes, onde temos oportunidade de ler sobre cada um deles, além de poder tocar, cheirar e até provar seus sabores. Ali vimos os primeiros sinais da administração tupiniquim… alguns painéis não estavam funcionando e alguns ingredientes tinham acabado, ficando sem reposição.

Se considerarmos que estávamos no primeiro dia do feriadão, na primeira visita do dia, a coisa ficou meio difícil de entender. Mas tudo bem… Nada que tirasse o brilho de toda a experiência, que no geral foi muito legal, no mesmo nível de qualquer museu do mundo (salvo devidas proporções). E olha que em outubro do ano anterior a gente tinha conhecido a Guinness Storehouse, em Dublin. Mas isso eu conto mais tarde…

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (8)

E os ingredientes…

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (9)

Provando os ingredientes da cerveja (os que ainda sobraram)

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (10)

Mais sobre cada ingrediente

Depois dos ingredientes, a fabricação! Na Sala da Alquimia e Transformação, o local original onde a cerveja era produzida foi mantido, com seus antigos tonéis de cobre, que atualmente foram substituídos por tonéis mais modernos de aço inox, que são também mais seguros para a saúde, pois não deixam resíduos no processo de fabricação.

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (11)

A antiga sala da produção

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (12)

Antigas ferramentes de produção

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (13)

Palestra sobre o processo de fabricação

Depois de todas as etapas de fabricação, fermentação, armazenamento, etc, chegamos etapa mais importante de todo o processo… grandes painéis são abertos, revelando uma grande Fonte de Bohemia para degustação. Ali fazemos uma degustação da tradicional Bohemia Lager em pequenas canecas de cortesia.

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (14)

Nada como tomar uma Bohemia direto da fonte

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (15)

Painél com a descrição de todo o processo de fabricação

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (16)

Bohemia e mais bohemia…

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (17)

Em todos os quadros ou clima retrô…

Terminamos a visita na área de degustação, onde provamos uma taça generosa da Bohemia escura, seguindo o ritual da degustação… A Elisa não pôde beber comigo e eu fiquei tentado a beber a minha parte e a dela, mas eu me poupei para a hora do almoço, porque eu queria mesmo era provar as versões exclusivas em chope, que são servidas apenas ali na fábrica…

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (18)

Preparando a degustação final

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (19)

Um brinde a Bohemia!

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (20)

Área de degustação e trecho final do passeio

Antes da saída um Estúdio com vários painéis interativos, onde podemos fazer montagens com fundos de tela verde, criar rótulos personalizados de garrafas ou brincar em jogos informativos. Aqui alguns painéis também ficaram travados, filas se formaram para algumas fotos, mas eventualmente tudo voltou a funcionar…

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (21)

Painéis interativos no final do passeio

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (22)

Fábrica nova, em funcionamento, onde são produzidos alguns dos chopes servidos no restaurante

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (23)

Entregando algumas Bohemias…

Paramos ali mesmo no Restaurante da Bohemia, onde me surpreendi com a qualidade e o serviço oferecido. O preço é justo e os pratos são muito bem apresentados e saborosos. Sem contar os chopes fresquinhos produzidos ali mesmo.

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (24)

Vista geral do Restaurante da Bohemia

Petropolis RJ Fabrica da Bohemia (27)

E a refeição no restaurante da Bohemia não decepcionou

Eu comi o Peixe Seleção com cuscuz de camarão, salada de palmito fresco e banana da terra. E a Elisa comeu a Truta  na manteiga de camarão com alcaparras, amêndoas tostadas e espaguete de legumes. Além de muitas cervejas e chopes Bohemia, claro!

Tudo delicioso… experiência completa, recomendadíssima!

De lá, partimos para o Palácio de Cristal, que ficava bem ali pertinho. Por falar nisso, a cervejaria Bohemia é um ponto de partida perfeito para um roteiro de 1 dia completo pelo Centro de Petrópolis. No mesmo dia visitamos também a Catedral de Pedro de Alcântara, o conjunto arquitetônico da Avenida Koeler, a Praça Liberdade, Praça 14-BIS, Casa de Santos Dummont, Relógio de Flores da UCP e terminamos o dia com o Sarau e Show de Luz e Som no Museu Imperial…

Um dia eu conto como foi. Fique de olho nas novidades do blog e aguarde!


Clique no link a seguir para ver todos os posts sobre a cidade de Petrópolis. Para ler tudo que já escrevemos sobre o Estado do Rio de Janeiro, clique aqui.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Petrópolis, RJ: Experiência cervejeira e gastronômica na fábrica da Bohemia

  1. Pingback: Seguro de viagem com desconto, greves e promoções | 360meridianos

  2. Pingback: Dublin: Guinness Storehouse, o templo da melhor cerveja stout do mundo! | Batalhas pelo mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s