Dublin: Guinness Storehouse, o templo da melhor cerveja stout do mundo!

A Guinness Storehouse é uma das atrações mais visitadas da Irlanda. A experiência inclui um museu sobre a cerveja stout mais famosa do mundo, aula de degustação e um treinamento na Guinness Academy, onde aprendemos a tirar um pint perfeito do melhor chope Guinness. A experiência acaba no Gravity Bar, com uma vista sensacional de 360 graus para toda a cidade. Leia nosso post e fique com água na boca!

Clique aqui para ler todos os posts do Roteiro Irlanda e Reino Unido. Aguarde em breve o artigo com o roteiro completo! Enquanto isso clique no link a seguir para conhecer o roteiro global e o planejamento desta viagem de outubro de 2014: Planejando um novo destino: Irlanda e Reino Unido em 14 dias

Quando terminamos nosso passeio pela Trinity College e Grafton Street, ainda chovia forte na cidade, então nada melhor do que um programa “indoor” como a visita à Guinness Storehouse. Decidimos ir até lá caminhando… Passamos um pequeno perrengue por causa da chuva, porque a Guinness fica um pouco distante do centro, na região denominada Dublin 8. Pelo menos fomos curtindo a paisagem…

Christ Church Cathedral embaixo de muita chuva

Christ Church Cathedral embaixo de muita chuva

De lá das redondezas da Trinity College, onde estávamos, subimos a Dame Street direto, passando pela Christchurch Cathedral a nossa direita. Seguindo reto o tempo inteiro subimos a High Street em seguida a Thomas Street… Depois de uma boa caminhada, viramos a esquerda na Crane Street e no fim da rua viramos a direita na Market Street, já contornando a Guinness.

O trajeto de aproximadamente 20 minutos é bem fácil e antes de virar a esquerda na Crane Street existe uma sinalização indicando o caminho para a Fábrica… Se não quiser enfrentar a chuva como eu e Elisa fizemos, você pode pegar o ônibus 123 que passa na O’Connel St e na Dame St a cada 8 ou 10 minutos. Mais informações sobre todas as opções de trajeto no site oficial da Guinness Storehouse.

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (1)

Chegando na Fábrica da Guinnesss

O lugar é gigantesco e o prédio de tijolos aparentes que um dia foi a fábrica ocupa quarteirões inteiros. Assim como a Fábrica da Bohemia em Petrópolis, não dá pra chamar o lugar de “Fábrica” ou “Museu” apenas. Na verdade o termo “experiência cervejeira” é mais adequado, porque as atividades vão muito além de uma visita a uma fábrica.

Clique no link abaixo para saber como foi nossa experiência na versão tupiniquim:
Petrópolis, RJ: Experiência cervejeira e gastronômica na fábrica da Bohemia

O ingresso convencional custa €18 por adulto e dá direito a um pint de Guinness que pode ser tirado por você mesmo, como uma das atividades da Guinness Academy, ou pode ser retirado no Gravity Bar. A compra pela internet dá 10% de desconto e no site oficial da Guinness Storehouse existem diversos outras opções de ingresso.

Já na entrada o local impressiona pelo tamanho do edifício, com detalhes em estrutura metálica e vidro, misturando charme e modernidade… são 7 andares de atrações dedicadas exclusivamente a Guinness.

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (9)

O prédio é uma gigantesca (e linda) estrutura de aço e vidro

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (2)

Antes de subir para o passeio, uma foto com o icônico logotipo

Ali no andar térreo pegamos o audio-guia (em inglês) e começamos nossa turnê de forma independente, escolhendo o que ver primeiro, no nosso próprio ritmo. Chegando em cada atração, usando um código numérico, podemos obter explicações sobre história, curiosidades ou instruções sobre como aproveitar atrações interativas.

O passeio começa com a apresentação dos ingredientes essenciais para a mistura perfeita.

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (3)

Sentindo cada ingrediente

Existe uma crença popular que diz que a Guinness é fabricada com a água do Rio Liffey, mas na realidade isso se trata de uma lenda mesmo… Na verdade os 8 milhões de litros de água usados na produção da melhor cerveja escura do mundo vêm da região de Wicklow Mountains e dizem que o segredo do sabor da Guinness está justamente na pureza da água oriunda das montanhas desta região próxima a Dublin.

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (4)

Um dos segredos da Guinness são as águas puras da região de Wicklow Mountains

tour segue com informações sobre a produção, armazenamento e transporte. Vídeos informativos, antigas máquinas de produção, fotografias, peças publicitárias, ferramentas e objetos de época estão em exposição contando tudo sobre este cerveja que se tornou ícone da Irlanda.

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (5)

Simulando o processo de produção da Guinness

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (6)

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (7)

Barris de carvalho

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (8)

Mais barris de madeira

Como chegamos muito tarde e o serviço na bar acaba as 18h, começamos a acelerar o passo, pois as últimas turmas para as atividades de degustação estavam se formando. Na degustação, primeiro experimentamos os aromas de cada ingrediente e em seguida os participantes receberam uma tacinha para degustar obedecendo ao ritual e também instruções muito valiosas sobre a forma correta de degustar.

Técnica importante: como o chope Guinness tem uma camada espessa de colarinho e esta espuma tem um sabor amargo, o ideal é degustá-lo com goles longos, bebendo um pouco da espuma sempre junto com um bom gole do líquido negro, com sabor mais adocicado (e delicioso)… 

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (10)

Experimentando os aromas de cada ingrediente da Guinness

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (11)

Uma aula de degustação de Guinness…

De lá pegamos uma pequena fila para a última turma da Guinness Academy! Ali seria o ponto alto de todo o passeio, onde cada um tem a oportunidade de aprender a tirar um chope de Guinness com perfeição.

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (12)

A harpa Gaélica, símbolo da Irlanda e da Guinness

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (13)

Hora de adquirir alguns valiosos conhecimentos!

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (14)

Tirando um “pint” perfeito de Guinness

A experiência toda é muito legal! Eu já conhecia a Guinness de outras viagens a Inglaterra, onda ela é extremamente popular, mas ali eu aprendi uma coisa muito importante que até então eu não sabia:

Ao tirar o chope Guinness nós enchemos mais ou menos 80% da taça, com ela inclinada em torno de 45 graus, e depois deixamos a cerveja “decantando”. No início a cerveja tem coloração amarronzada e aos poucos ela vai tomando aquela cor rubi intensa, cor de café. Em seguida enchemos o resto do copo de uma vez formando o colarinho e só depois de “decantar” tudo, ela estará perfeita pra beber.

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (15)

Vários exemplares em diferentes estados de decantação…

Agora sempre que eu recebo uma Guinness, primeiro eu observo seu estado de decantação e só começo a beber quando ela está perfeita, sem afobação. Antigamente eu corria pro primeiro gole… rsrsrs.

E no final, uma foto com os mais novos mestres cervejeiros!

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (16)

Os mais novos mestres cervejeiros!

Com o pint perfeito de Guinness na mão (mais perfeito ainda porque era de graça) subimos para o Gravity Bar para apreciarmos nossa criação  lá de cima, curtindo uma vista de 360 graus de toda a cidade de Dublin. Se este não é o prédio mais alto da cidade, pelo menos podemos afirmar que o Gravity Bar é o bar mais alto.

O bar tem formato circular com paredes de vidro que dão uma visão completa da cidade de qualquer lugar e uma ilha redonda no meio onde são servidos os chopes. O difícil é conseguir sentar pertinho da janela pois todo mundo quer ficar ali…

Irlanda Dublin Guinness Storehouse Gravity Bar

Elisa exibindo com orgulho seu Certificado. Agora somos especialistas em uma Guinness bem tirada!

Irlanda Dublin Guinness Storehouse Gravity Bar (2)

Um gole nas alturas com uma vista panorâmica de toda a cidade

Como já estava tarde, só conseguimos pedir mais um pint cada um e o serviço no bar encerrou. As 18h eles encerram o serviço e as 18:30h eles fecham o bar… então descemos correndo para conseguirmos um chance de comprar alguma coisa no Gift Shop lá no andar térreo, porque as 19h todas as atividades se encerram.

DICA: Para quem chega lá com mais tempo, há também a opção de um restaurante no quinto andar.

Depois de alguns goles de Guinness e toda essa experiência cervejeira, quem não perderia o pudor de comprar tudo e mais um pouco? A loja de souvenir estrategicamente posicionada no final do passeio estava perigosíssima. São camisetas, canecas, taças, chaveiros, garrafas e todo o tipo de lembrança e badulaques com o tema da Guinness e a Harpa Gaélica. Não dá vontade de ir embora.

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (19)

Lembrancinhas de todos os tipos

Irlanda Dublin Guinness Storehouse (20)

Gift shop da Fábrica da Guinness

De lá voltamos pro hotel para nos recompor de um dia super cheio e a noite saímos para curtir o que a cidade tem de melhor: o Rock and Roll!

Fiquem ligados no nosso blog e não percam o próximo post sobre o festival Hard Working Class Heroes 2014, com apresentação de dezenas de bandas locais. Será que a gente viu o nascimento do novo U2? Eu acho que não, mas mergulhar na cultura roqueira da irlanda foi uma experiência e tanto! Aguardem…


PROGRAME-SE:
Endereço: St James’s Gate, Dublin 8, Irlanda
Ingressos: €18 (preço para adultos com direito a 1 pint de Guinness)
Horário de funcionamento: 9:30h as 17:00h
Serviço no bar até as 18h com fechamento as 18:30h. Fechamento geral as 19h.


Clique aqui para ver todos os posts do Roteiro Irlanda e Reino Unido 2014 e conheça os detalhes dessa viagem que passou por Dublin, Edimburgo, Liverpool e Londres.

Está procurando opções de hospedagem em Dublin? No Booking.com você encontra centenas de ótimas opções. Clique aqui e comece sua busca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s