Aproveitamos nossas últimas horas na Irlanda para conhecer o Dubhlinn Gardens, o Jardim do Castelo de Dublin, e para fazer um tour no interior do Castelo (State Apartments). Saiba também como foi nossa visita à bela e imponente Catedral de St Patrick e uma tarde no Parque St Stephen’s Green. Leia nosso post e curta mais um pouquinho de Dublin com a gente!

Clique aqui para ler todos os posts do Roteiro Irlanda e Reino Unido. Aguarde em breve o artigo com o roteiro completo! Enquanto isso clique no link a seguir para conhecer o roteiro global e o planejamento desta viagem de outubro de 2014: Planejando um novo destino: Irlanda e Reino Unido em 14 dias

Em nosso último dia em Dublin eu e Elisa tivemos uma tarde inteira para circular pela cidade porque só a noite pegaríamos o voo com destino a Edimburgo. Com isso ficamos com um roteiro bem apertado, limitado pela hora do voo, que seria as 18:10h. Arrumamos as malas, fizemos check-out e deixamos a mala lá no Hotel St George, num armário fechado que eles usam pra isso.

Irlanda Dublin (1) Castelo de Dublin

Entrada do Castelo de Dublin

Por volta de 10h estávamos totalmente livres pra “espremer” um pouquinho mais do que ficou faltando em Dublin! Teria sido tudo perfeito se tivéssemos feito em ordem inversa, mas uma sucessão de erros de planejamento e falta de sorte acabou deixando pouca coisa pra gente, conforme vocês vão poder ver a seguir…

De todas as atrações que faltaram até então, a que a gente mais queria ver era o Castelo de Dublin, que durante muitos anos foi a residência da coroa britânica na Irlanda e mais tarde se tornou o gabinete oficial do governo.

Depois de compras rápidas na O’ Connel Street, onde compramos uma capa de chuva para enfrentar o clima escocês mais tarde, partimos para o Castelo!

Irlanda Dublin (2) Castelo de Dublin

Capela Real do Castelo de Dublin

A gente já tinha circulado pelas redondezas do castelo em nosso primeiro dia na cidade, mas na ocasião estava chovendo e já estava muito tarde para aproveitarmos alguma coisa.

No último dia a gente queria fazer a visita guiada ao interior do castelo, mas ao chegar lá descobrimos que aos domingos e feriados as visitas começam apenas as 12h! Normalmente o horário de abertura é as 10h… As opções de ingresso são:

• Visita guiada (duração de 50min): €8.50
  • Visita independente: €6.50

Informações sobre todas as atrações do castelo, horários e tipos de ingresso estão disponíveis no site oficial do Castelo de Dublin, em inglês.

A visita guiada percorre os Aposentos de Estado, a Cripta Medieval e a Capela Real. Como não queríamos perder muito tempo e não tínhamos certeza se conseguiríamos voltar para a hora marcada da saída do grupo, optamos pelo ingresso da visita independente, que não daria direito à Cripta (Medieval Undercroft).

Irlanda Dublin (3) Castelo de Dublin

Patio interno do Castelo de Dublin – A esquerda a entrada para os “State Apartments”

Irlanda Dublin (4) Castelo de Dublin

Capela Real vista de outro angulo

Para passar o tempo até a hora que começaria a visita, demos a volta pelo lado esquerdo da entrada do Castelo, passando pela Capela Real e seguimos até o final da rua. Na parte de trás do complexo temos acesso aos Jardins conhecido como Dubhlinn Gardens.

Irlanda Dublin (5) Castelo de Dublin

Dubhlinn Gardens e as antigas muralhas do castelo

Curiosamente, o nome da cidade de Dublin surgiu deste jardim, onde em tempos ancestrais ficava um grande lago negro, que no antigo idioma gaélico se escreve dubh linn. Muita gente acaba não conhecendo este lindo jardim que fica nos fundos do castelo, mas a visita vale a pena…

Irlanda Dublin (6) Castelo de Dublin

Vista para a torre do castelo, de dentro do jardim

Um grande gramado central com vista pras torres do castelo é rodeado pelas antigas muralhas do Castelo de Dublin.

Irlanda Dublin (7) Castelo de Dublin

Detalhe da muralha do Castelo

Em volta do Jardim fica também o acesso a The Chester Beatty Library, além de ser também um local agradável para passar o dia e caminhar, admirando as cores das edificações em seu entorno e também as obras de arte espalhadas pelo local.

Irlanda Dublin (8) Castelo de Dublin

Esculturas em homenagem a “Special Olympics Summer Games” de 2003

Irlanda Dublin (9) Castelo de Dublin

Busto da Jornalista Veronica Guerin

Irlanda Dublin (10) Castelo de Dublin

Arredores do Jardim

Irlanda Dublin (11) Castelo de Dublin

Saída Jardim

Depois de mais ou menos meia hora circulando pelo jardim, resolvemos partir para a St Patrick’s Cathedral, que fica ali pertinho. Então fomos descendo a Werburgh St até chegarmos ao St Patrick’s Park, de onde temos esta vista espetacular:

Irlanda Dublin (12) St Patrick Cathedral

Catedral de St Patrick

Irlanda Dublin (13) St Patrick Cathedral

Fonte no centro do St Patrick’s Park

Irlanda Dublin (14) St Patrick Cathedral

Chafariz da Catedral de St Patrick

Irlanda Dublin (15) St Patrick Cathedral

Catedral de St Patrick

Tentamos entrar na linda Catedral, mas para nosso azar encontramos a entrada interditada pelo Corpo de Bombeiros. O alarme de incêndio tinha disparado e os bombeiros estavam lá dentro averiguando. Felizmente parece ter sido um alarme falso, mas durante os procedimentos a entrada ficou totalmente interditada e tivemos que nos contentar com a vista do lado de fora.

Irlanda Dublin (16) St Patrick Cathedral

Entrada interditada pelos bombeiros

Irlanda Dublin (17) St Patrick Cathedral

Depois deste balde de água fria, partimos de volta para o Castelo de Dublin, desta vez direto para a vista ao seu interior, para os State Apartments.

Irlanda Dublin (18) Visita Castelo

Visita ao interior do Castelo de Dublin

Irlanda Dublin (19) Visita Castelo

Corredor de acesso aos Aposentos de Estado (State Corridor)

Irlanda Dublin (20) Visita Castelo

Sala de Estar, a sala de recepção principal (State Drawing Room)

Irlanda Dublin (21) Visita Castelo

Trono criado para visita do Rei Geroge IV em 1821

Irlanda Dublin (22) Visita Castelo

Detalhes da Sala do Trono

Irlanda Dublin (23) Visita Castelo

Vista geral da Sala do Trono

Irlanda Dublin (24) Visita Castelo

Detalhes junto a janela da Sala de Jantar (Picture Gallery)

Irlanda Dublin (25) Visita Castelo

St Patrick’s Hall – Uma das salas mais importantes do Castelo, atualmente usada para cerimônias presidenciais

Irlanda Dublin (26) Visita Castelo

State Bedrooms – Margaret Thatcher foi o último hóspede oficial

Saindo dos aposentos reais, um pulinho rápido na Royal Chapel em visita independente. Ela não é muito grande, mas é muito bonita, com destaque para o órgão e vitrais.

Irlanda Dublin (27) Visita Castelo

Detalhe dos vitrais da Capela Real

Irlanda Dublin (28) Visita Castelo

O órgão da Capela Real

No final da visita paramos no Gift Shop do Castelo para comprar nossa lembrancinha da Irlanda, que ainda estava pendente e em seguida atravessamos a cidade até o final da Grafton Street para curtir um pouco mais do St Stephen’s Green, porque da mesma forma como aconteceu com o Castelo, no dia em que fomos ao St Stephen’s Green pela primeira vez estava chovendo horrores e tivemos que sair correndo de lá…

Irlanda Dublin (29) Harpista

Artista de rua tocando a tradicional Harpa Gaélica

O dia não estava exatamente ensolarado, mas para os padrões irlandeses aquele era um domingo perfeito para passar uma tarde no parque com família. Chegamos no parque por volta de 13:30h e ficamos caminhando por lá e curtindo o visual o resto da tarde, até a hora de partir.

Normalmente o parque fica aberto de 7:30h até o pôr do sol. Aos domingos ele abre um pouco mais tarde, as 9:30h e fecha no mesmo horário.

O lago do St Stephen's Green

Irlanda Dublin (31) St Stephens Green

Irlanda Dublin (32) St Stephens Green - Cisne

Irlanda Dublin (33) St Stephens Green - Escultura

Irlanda Dublin (34) St Stephens Green - Parquinho

Irlanda Dublin (35) St Stephens Green

Irlanda Dublin (36) St Stephens Green

Irlanda Dublin (37) St Stephens Green

Voltamos pro hotel, pegamos nossas malas e seguimos para o ponto de ônibus do Air link 747, que fica na O’Connel Street. No dia da nossa chegada a gente já tinha comprado os bilhetes de ida-volta (para detalhes sobre o serviço do ônibu que vai até o aeroporto leia nosso primeiro post de Dublin).

Pra gente foi super tranquilo pegar o ônibus, mas percebemos que nos pontos que ficam depois do centro da cidade muita gente ficou na mão. O ônibus lotou de passageiros no centro e depois não parava para mais ninguém! Vimos as pessoas desesperadas pedindo pro motorista abrir a porta quando o ônibus estava parado no sinal, mas ele não abriu…

DICA: Se for para o aeroporto de ônibus, talvez seja melhor pegar um ônibus até o centro e partir de lá, pois será mais garantido conseguir pegar o ônibus com vaga.

Pra descer no aeroporto a gente se enrolou, porque esquecemos de conferir qual era o terminal da Aer Lingus. Em teoria todo mundo deveria saber qual é o terminal, mas o motorista do ônibus não soube dizer e acabamos descendo no T1 por engano. Tivemos que andar até o T2, que felizmente era perto… Chegamos lá as 16h, prontos para nosso voo até Edimburgo, mas fomos informados de que o voo estava atrasado.

A cia aérea nos deu uma esmola de 8€ para cada como compensação pelo atraso, que usamos para um lanche. O voo partiu mais ou menos as 21:30 e conseguimos chegar no nosso hotel em Edimburgo por volta de 23:30. Mas isto será assunto para um próximo post!

Clique aqui para ver todos os posts do Roteiro Irlanda e Reino Unido 2014 e conheça os detalhes dessa viagem que passou por Dublin, Edimburgo, Liverpool e Londres.

Está procurando opções de hospedagem em Dublin? No Booking.com você encontra centenas de ótimas opções. Clique aqui e comece sua busca.

Um pensamento sobre “Dublin: Visita ao Castelo de Dublin, St Patrick’s Cathedral e St Stephen’s Green

1. Pingback: Edimburgo: Saiba como ir do aeroporto ao centro e conheça nossa recomendação de hospedagem | Batalhas pelo mundo