Edimburgo: Pôr do sol no Calton Hill, com uma das melhores vistas da cidade

Conheça um dos pontos mais bacanas para se ver a cidade de Edimburgo de cima e curtir um por do sol com um visual incrível. Neste post você vai saber tudo sobre nossa visita ao Calton Hill, com muitas fotos de seus monumentos históricos, ruínas e vistas de tirar o fôlego.

Clique aqui para ler todos os posts do Roteiro Irlanda e Reino Unido. Aguarde em breve o artigo com o roteiro completo! Enquanto isso clique no link a seguir para conhecer o roteiro global e o planejamento desta viagem de outubro de 2014: Planejando um novo destino: Irlanda e Reino Unido em 14 dias

​Depois de um dia mega intenso de passeios incríveis pela Old Town, quando mergulhamos na História da cidade com a visita ao Castelo de Edimburgo, além do episódio da confusão dentro do Scotch Whisky Experience, decidimos fechar o dia contemplando o pôr do sol num local que além de ter sido declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, é um local que oferece uma das vistas mais bonitas da cidade: o Calton Hill.

Assim que chegamos na cidade, nós consultamos a previsão do tempo e descobrimos que a segunda noite seria de céu claro, o que é raro no Reino Unido, diga-se de passagem… Então isto nos leva a primeira dica desse post:

DICA: Planeje seu roteiro com antecedência, mas ao desembarcar na cidade, adapte as datas dos programas para combinar atividades ao ar livre com dias claros. E se você pretende curtir o por-do-sol no Calton Hill ou fazer uma trilha para o Arthur’s Seat, não deixe esses programas para o dia seguinte… Se de repente o sol abrir e você estiver sob céu claro fora do dia programado, não hesite em mudar de planos e aproveitar o dia, antes que o tempo mude completamente.

Começamos o dia embaixo de chuva e de repente nos vimos debaixo de um céu claro, perfeito pra nossa caminhada. Uma virada mais do que típica de Edimburgo… Então seguimos a pé em direção a cidade nova, por enquanto admirando apenas de relance os jardins do Princes Street Garden e redondezas, subindo a rua em direção ao Calton Hill.

O acesso é bem fácil de encontrar, com o caminho bem sinalizado por placas. Basta atravessar a estação de trem Waverly, virar a direita na Princes Street e seguir reto, direto até uma das entradas do Parque, que fica bem em frente a um prédio do HMICS (Her Majesty’s Inspectorate of Constabulary in Scotland).

Her Majesty's Inspectorate of Constabulary in Scotland

Prédio do HMICS em frente a entrada do parque – Foto tirada a noite, na hora do retorno

Acho que parte do trajeto pode ser feito de bonde, mas preferimos ir andando. Praticamento cruzamos a cidade inteira a pé e foi bem tranquilo, com a vantagem de podermos aproveitar o caminho… A trilha começa numa escadaria íngreme, que no início parece meio desanimadora, mas na verdade a trilha toda é muito fácil.

Subindo as escadarias do Calton Hill

Subindo as escadarias do Calton Hill

Já no início da trilha, que leva em torno de 5 minutos até o topo da colina, temos um vislumbre das ruínas e construções históricas que nos aguardam. Bem no início temos uma visão da torre erguida em homenagem ao Almirante Nelson, herói da Batalha de Trafalgar.

Torre

The Nelson Monument

Chegando no alto da colina, já quase com o sol se pondo, o visual é deslumbrante, pois temos uma visão de toda a cidade velha, se iluminando aos poucos.

Canhão

No alto da Colina, um canhão aponta para a cidade

Bem no topo da colina observamos o imponente National Monument of Scotland. Trata-se de um memorial erguido em homenagem aos combatentes escoceses mortos durante as guerras Napoleônicas. A intenção era construir um monumento inspirado no Templo de Minerva ou Parthenon de Atenas, mas por falta de fundos a construção ficou inacabada, recebendo duras críticas do povo escocês por muitos anos, por causa do desperdício de dinheiro público.

Monumento

National Monument of Scotland

O fato é que atualmente o monumento se mantém digno e imponente e virou ponto de encontro de jovens escoceses, estrangeiros, moradores e turistas que sobem a colina e buscam o ponto mais alto em cima do monumento, para admirar a cidade.

Na foto abaixo podemos ver o Dugald Stewart Monument, a direita, bem no fundo da foto, à esquerda, o onipresente Castelo de Edimburgo.

Vista pro centro historico

Vista pro centro histórico. Em primeiro plano o Dugald Stewart Monument (a direita)

Se você curte fotografia, aconselho levar um tripé e se preparar para fotos noturnas lindíssimas… São vários ângulos possíveis, descobrindo várias partes diferentes da cidade com uma variação de luz muito bonita ao longo do cair da noite.

Vista pro centro historico

Elisa fotografando a vista pro Centro Histórico

No lado oposto da colina podemos ver o outro lado da cidade, banhado pelo mar, além do Salisbury Crags e Arthur’s Seat.

Lado oposto da cidade e mar

Lado oposto da cidade, banhado pelo mar

Arthur's Seat

Arthur’s Seat

Depois de circular por toda a área do topo da colina, fizemos uma pequena escalada aos pés do National Monument of Scotland e ficamos ali curtindo o visual do ponto mais alto da colina, aproveitando a brisa fresca daquela noite de clima surpreendentemente ameno.

Monumento e galera se reunindo

E o povo se reúne para curtir o por do sol no alto do Monumento

Crepúsculo

No crepúsculo, as silhuetas dos monumentos

O resto foi só contemplação… As fotos falam por si só. Destaque para o Castelo de Edimburgo lindamente iluminado no alto da Rocha.

Vista noturna Centro histórico

HMICS (Her Majesty's Inspectorate of Constabulary in Scotland).

Vista Noturna Castelo de Edimburgo

Vista noturna Centro Histórico, Old Town, Castelo de Edimburgo ao Fundo

Depois de toda aquela contemplação e muita caminhada, seguimos famintos de volta para o centro da cidade em busca de um bom restaurante. Paramos na Rua George IV Bridge, onde tínhamos algumas opções de restaurante, café e Pubs, como The Greyfriars BobbyFrankensteinThe Elephant House (que alega ser o restaurante preferido de J K Rowling, onde comemos mais tarde outro dia).

Depois de muita elucubração, optamos pelo Lucano’s Kitchen, um simpático restaurante italiano. Os clientes eram servidos por 2 garçons italianos, bem típicos…

Um deles ficava fazendo piadinhas para todas as meninas (acompanhadas ou não), contando histórias e jogando charme. Em um certo momento do jantar o cara chegou ao ponto de sentar em uma mesa ao lado de uma menina que estava acompanhada de um casal. Disse, com a cara mais lavada do mundo, que faria companhia a ela, já que ela estava sozinha com aquele casal. Chegava a ser cômico de tão caricato…

O garçom que nos serviu era menos abusado, felizmente… Ficava até um pouco constrangido com as peripécias do colega.

Elisa restaurante

Jantar no Lucano’s Kitchen

Eu pedi Ravióli de Café com recheio de ragu de cordeiro e a Elisa comeu um suculento bife com salada. Tudo muito gostoso, bem apresentado e bem preparado… Me fez lembrar da Itália (só lembrar).

Prato Elisa

Meu prato

Pedimos uma pizza de entrada, além dos pratos principais, água e vinho. Incluindo a gorjeta, a conta saiu por £50. Relativamente caro, mas achei um preço muito justo em comparação ao que já tivemos oportunidade de experimentar no Reino Unido.  Recomendo!

Mais tarde eu descobriria que os restaurantes de Edimburgo são realmente muito bons, se soubermos fazer as escolhas certas.

No dia seguinte nossa programação incluiu: National Museum of Scotland, Catedral de St Giles, Princes Street Gardens, Rose Street, Holyrood Palace. Aguardem o próximo post!

Obs: Estou em dívida com nossos leitores, pois depois do nascimento do nosso pequeno Gui, que a propósito foi concebido em Edimburgo hehehe, tem sido um pouco difícil me dedicar ao blog. Mas aos poucos vamos retomando a escrita, pois muita coisa aconteceu e temos várias novas histórias pra contar… 


Clique aqui para ver todos os posts do Roteiro Irlanda e Reino Unido 2014 e conheça os detalhes dessa viagem que passou por Dublin, Edimburgo, Liverpool e Londres.

Está procurando opções de hospedagem em Edimburgo? No Booking.com você encontra centenas de ótimas opções. Clique aqui e comece sua busca.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Edimburgo: Pôr do sol no Calton Hill, com uma das melhores vistas da cidade

  1. Eu realmente amei Edimburgo. Usei muito das dicas de vocês para a minha última viagem. Fiz Dublin, Edimburgo e Londres. Londres já conhecia e as outras duas cidades me surpreenderam. Fiz bate e volta de um dia a partir dessas cidades base, conheci as Terras Altas, Lago Ness e outros passeios de õnibus e trem DART na Irlanda. Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s